A Fiat anunciou ontem (26) que não vai mais produzir carros na cor cinza na Itália. Esse fato estabelece uma grande mudança de pensamento e posicionamento da marca.
Agora, a Fiat dá as boas-vindas ao mundo das cores, inspiradas no mar, no Sol, na Terra e no céu italiano e o primeiro carro a incorporar essa mudança é a nova Fiat 600e, que será lançada oficialmente no próximo dia 4 de julho.
Para a marca, a “Dolce Vita” dos anos 60 está de volta, porém repaginada, mostrando o estilo de vida italiano. A estratégia da mudança se dá exatamente agora em 2023 que é um ano em que a Fiat passa por grandes mudanças da marca.
“Quebramos as regras: decidimos descontinuar a produção de carros Fiat cinza. É uma escolha exigente e disruptiva, que visa fortalecer ainda mais a liderança da Fiat como marca de alegria, cores e otimismo. A Itália é o país das cores e, a partir de hoje, também dos carros da Fiat – disse Olivier Francois, CEO da Fiat e Global Chief Marketing Officer da Stellantis. “Esta escolha reafirma para as pessoas os valores do DNA italiano incorporado pela marca, inspirar as pessoas a viver com otimismo e positividade e essa também será uma das missões do novo Fiat 600e, o carro elétrico para famílias e amigos”
A atual gama da Fiat, composta pelo novo 500, 500 hybrid, Panda e Tipo, está disponível em diversas cores, como por exemplo o Laranja Sicília, o Vermelho Paixão, o Blu Dipinto di Blu, entre outras.
No Brasil, a Fiat inovou no ano de 2010 quando lançou o Fiat Uno em cores chamativas, indicando uma nova tendência para seus lançamentos. Segundo estudos de Centro de Estilo da Fiat, para criar essas cores, a atenção foi voltada aos jovens da geração Y, nascidos a partir dos anos 1980, oferecendo cores com nomes lúdicos como laranja nemo, o azul splash, o verde box, o amarelo citrus.