Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Fórmula 1

F1: Em classificação marcada pelos limites de pista, Verstappen é pole no GP da Áustria

por Gabriella Carsughi 30/06/2023
por Gabriella Carsughi 30/06/2023
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Verstappen Quali Austria 2023

Foto: LAT Images

Nessa semana, o circo da Fórmula 1 está montado no circuito de Red Bull Ring para o Grande Prêmio da Áustria. Pela segunda vez na temporada, o fim de semana conta com o formato Sprint, já em prática há dois anos, porém com algumas alterações para a temporada de 2023, que tornam o modelo independente da corrida de domingo.

O treino livre tomou conta da pista na manhã dessa sexta-feira e teve Verstappen e as duas Ferraris nas primeiras colocações. Com um 4º lugar, Hamilton veio mostrar que sua Mercedes está evoluindo com as atualizações trazidas ao carro nas últimas corridas.

Durante a tarde, os pilotos voltaram à ação para a classificação, que define o grid de largada para a corrida de domingo. Verstappen cravou mais uma pole position, mas o destaque ficou todo para os limites de pista. Confira como foi:

Classificação – Q1

O início da sessão já se deu com Verstappen assumindo a ponta em sua primeira volta rápida, que minutos depois foi deletada por ultrapassar os limites de pista. Mas o holandês logo se colocou no topo da tabela novamente.

Uma única bandeira vermelha foi acionada com pouco mais de 6 minutos percorridos. Foi Bottas que perdeu a traseira do carro na curva 1, rodou mas não bateu. O piloto teve dificuldades para selecionar a posição neutra e colocar o carro de volta na pista, mas ao final, teve sucesso e conseguiu voltar aos boxes sem maiores danos, apenas com aquele jogo de pneus comprometido.

Os eliminados do Q1 foram: Tsunoda (+0.021s do P15), Zhou (+0.055s), Sargeant (+0.185s), Magnussen (+0.208s) e De Vries (+0.211s)

Q2

Não choveu chuva, mas choveu volta deletada por ultrapassar os limites de pista. As duas últimas curvas do circuito foram o grande terror dos pilotos nessa sessão.

Os primeiros a terem suas voltas anuladas foram os Verstappen e Pérez. “Honestamente, isso é uma piada… Esses limites de pista. Ridículo”, exclamou o atual campeão mundial no rádio. Enquanto isso, quem ocupou por alguns minutos a primeira colocação foi Norris, que vem apresentando, junto ao seu carro, uma evolução muito boa em ritmo nas últimas corridas em relação ao fraco início de temporada da equipe.

Pérez foi o nome desse Q2, mas não de uma forma positiva. O piloto mexicano conseguiu ter todas as suas três voltas rápidas anuladas. Com isso, ele ficou fora do Q3 pela quarta vez consecutiva nessa temporada.

Control-Alt-Delete

Checo found his lap time deleted three times during Q2 ?#AustrianGP #F1 pic.twitter.com/UPSXZbhzaf

— Formula 1 (@F1) June 30, 2023

Após o cronômetro zerado, outros pilotos ainda tiveram suas últimas voltas deletadas. São eles: Ocon, Piastri, Albon, Bottas, Hulkenberg e Gasly. De todos esses, o único que saiu prejudicado foi Ocon, que antes estava fora da zona de eliminação.

Os eliminados do Q2 foram: Russell (+0.041s do P10), Ocon (+0.066s), Piastri (+0.218s), Bottas (+0.293s) e Pérez (+61.301s).

Q3

Após tantas punições, os pilotos que alcançaram a parte final da sessão tiveram que ser mais cuidadosos.

Enquanto Verstappen foi o primeiro a abrir uma volta rápida e logo pegar a pole provisória, Hamilton foi o último e apesar de conseguir um primeiro setor roxo, ele não conseguiu manter o ritmo nos demais setores e não fez um tempo bom o suficiente para se colocar no top 3.

Verstappen ainda conseguiu melhorar seu tempo, tirando 0.112 segundos e cravando oficialmente a volta da sua pole position (1:04.391). Leclerc, com o melhor segundo setor, conseguiu se colocar a apenas 48 milésimos do bicampeão, com Sainz logo atrás para abrir a segunda fileira. Quem completa ela é Norris, voltando a colocar a McLaren na competição.

Confira o resultado completo da classificação para o GP da Áustria de domingo:

Classificação - GP da Austria

Foto: Reprodução/Twitter @f1

Nesse sábado, a partir das 7h da manhã, acontece a Sprint Shootout, a classificação para a Corrida Sprint. E para quem gosta de ação na pista, 11h30 é o horário marcado para a largada da Corrida Sprint!

F1Ferrarigp da austriaLeclercMcLarenNorrisPerezRed Bullred bull ringSainztrack limitsVerstappen
Gabriella Carsughi

Gabriella é publicitária formada pela Faculdade Cásper Líbero e trabalha como especialista de Marketing Digital no Portal Carsughi. Apaixonada por comunicação e Fórmula 1, encontrou aqui o espaço ideal para poder escrever e compartilhar opiniões sobre o esporte.

Anterior
Carro a álcool é um fracasso, nem o flex salvou. Híbrido salvará?
Próximo
Verstappen assegura pole para a corrida Sprint na Áustria; Mercedes decepciona

Você também pode gostar...

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?

F1: O desastre Ferrari no GP da China

F1 promove lançamento coletivo das pinturas dos carros de 2025; veja fotos

Relíquias da Fórmula 1: o Mercedes de Fangio e cinco carros icônicos em leilões históricos

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?