Foto: LAT Images
Nessa semana, o circo da Fórmula 1 está montado no circuito de Red Bull Ring para o Grande Prêmio da Áustria. Pela segunda vez na temporada, o fim de semana conta com o formato Sprint, já em prática há dois anos, porém com algumas alterações para a temporada de 2023, que tornam o modelo independente da corrida de domingo.
O treino livre tomou conta da pista na manhã dessa sexta-feira e teve Verstappen e as duas Ferraris nas primeiras colocações. Com um 4º lugar, Hamilton veio mostrar que sua Mercedes está evoluindo com as atualizações trazidas ao carro nas últimas corridas.
Durante a tarde, os pilotos voltaram à ação para a classificação, que define o grid de largada para a corrida de domingo. Verstappen cravou mais uma pole position, mas o destaque ficou todo para os limites de pista. Confira como foi:
Classificação – Q1
O início da sessão já se deu com Verstappen assumindo a ponta em sua primeira volta rápida, que minutos depois foi deletada por ultrapassar os limites de pista. Mas o holandês logo se colocou no topo da tabela novamente.
Uma única bandeira vermelha foi acionada com pouco mais de 6 minutos percorridos. Foi Bottas que perdeu a traseira do carro na curva 1, rodou mas não bateu. O piloto teve dificuldades para selecionar a posição neutra e colocar o carro de volta na pista, mas ao final, teve sucesso e conseguiu voltar aos boxes sem maiores danos, apenas com aquele jogo de pneus comprometido.
Os eliminados do Q1 foram: Tsunoda (+0.021s do P15), Zhou (+0.055s), Sargeant (+0.185s), Magnussen (+0.208s) e De Vries (+0.211s)
Q2
Não choveu chuva, mas choveu volta deletada por ultrapassar os limites de pista. As duas últimas curvas do circuito foram o grande terror dos pilotos nessa sessão.
Os primeiros a terem suas voltas anuladas foram os Verstappen e Pérez. “Honestamente, isso é uma piada… Esses limites de pista. Ridículo”, exclamou o atual campeão mundial no rádio. Enquanto isso, quem ocupou por alguns minutos a primeira colocação foi Norris, que vem apresentando, junto ao seu carro, uma evolução muito boa em ritmo nas últimas corridas em relação ao fraco início de temporada da equipe.
Pérez foi o nome desse Q2, mas não de uma forma positiva. O piloto mexicano conseguiu ter todas as suas três voltas rápidas anuladas. Com isso, ele ficou fora do Q3 pela quarta vez consecutiva nessa temporada.
Control-Alt-Delete
Checo found his lap time deleted three times during Q2 ?#AustrianGP #F1 pic.twitter.com/UPSXZbhzaf
— Formula 1 (@F1) June 30, 2023
Após o cronômetro zerado, outros pilotos ainda tiveram suas últimas voltas deletadas. São eles: Ocon, Piastri, Albon, Bottas, Hulkenberg e Gasly. De todos esses, o único que saiu prejudicado foi Ocon, que antes estava fora da zona de eliminação.
Os eliminados do Q2 foram: Russell (+0.041s do P10), Ocon (+0.066s), Piastri (+0.218s), Bottas (+0.293s) e Pérez (+61.301s).
Q3
Após tantas punições, os pilotos que alcançaram a parte final da sessão tiveram que ser mais cuidadosos.
Enquanto Verstappen foi o primeiro a abrir uma volta rápida e logo pegar a pole provisória, Hamilton foi o último e apesar de conseguir um primeiro setor roxo, ele não conseguiu manter o ritmo nos demais setores e não fez um tempo bom o suficiente para se colocar no top 3.
Verstappen ainda conseguiu melhorar seu tempo, tirando 0.112 segundos e cravando oficialmente a volta da sua pole position (1:04.391). Leclerc, com o melhor segundo setor, conseguiu se colocar a apenas 48 milésimos do bicampeão, com Sainz logo atrás para abrir a segunda fileira. Quem completa ela é Norris, voltando a colocar a McLaren na competição.
Confira o resultado completo da classificação para o GP da Áustria de domingo:
Foto: Reprodução/Twitter @f1
Nesse sábado, a partir das 7h da manhã, acontece a Sprint Shootout, a classificação para a Corrida Sprint. E para quem gosta de ação na pista, 11h30 é o horário marcado para a largada da Corrida Sprint!