Quando se dizia que alguém turbinou seu carro, logo se sabia que estava buscando mais potência para, muitas vezes, tirar “racha ilegal” e mostrar o quão veloz era seu carro. Claro que, por não estar preparado para o aumento da potência, o carro acabava quebrando vários componentes prematuramente, inclusive o próprio motor.
Por que um motor com turbo gera mais potência?
A potência do motor vem da queima da mistura ar e combustível dentro da câmara de combustão, portanto, quanto maior a força de explosão que gera expansão e empurra o pistão, maior o torque e, por consequência, a potência.
Para que haja uma queima perfeita, ou seja, para que não sobre ar ou combustível na queima, a mistura tem que ser “estequiométrica”. Para o álcool, essa mistura é algo como 17 partes de combustível para uma de ar. E para a nossa gasolina, é algo em torno de 12 para 1. Notem que, com álcool, é necessário aproximadamente 30% a mais de combustível, o que explica a razão dos carros com álcool gastarem mais que com gasolina.
A quantidade de ar admitido pelo cilindro através do movimento de descida do pistão fica limitada ao ar existente na atmosfera. Esse fato, por sinal, explica porquê o carro ao nível do mar (pressão atmosférica de 1 Bar) tem mais potência que em altitude, por exemplo em Campos do Jordão, ou pior ainda, nas cordilheiras.
Então, se conseguíssemos uma forma de aumentar a quantidade de ar que é admitido pelo motor, poderíamos então aumentar a potência. Bingo, chegamos no tal turbocompressor!
Eis uma solução acima. Este é o chamado turbocompressor. Notem que o eixo interliga as duas turbinas e os gases de escapamento, ao invés de saírem direto pelo cano de escape, passam pela turbina que a fazem girar. Como o eixo interliga a turbina com o “compressor”, este gira e aspira o ar e o comprimento como se fosse um compressor de ar e injeta essa quantidade de ar no cilindro do motor, aumentando a quantidade de ar dentro do cilindro.
Pronto, agora basta aumentar a quantidade de combustível injetado para manter a estequiometria e termos maior força de expansão e, consequente, aumento de potência.
Mas então por que as montadoras estão optando por motores turbo se, aumentando a cilindrada do motor, nós também conseguimos potência? Sendo que motores turbo são mais caros que os convencionais, inclusive.
A resposta está no atendimento às leis de emissões de poluentes do motor, que hoje chegaram a níveis que motores mais antigos sem turbo teriam muita dificuldade de atender a tais limites sem perda de potência. Ou seja, é simplesmente uma questão de atendimento às leis impostas pelo IBAMA. Claro que há motores aspirados mais modernos que ainda atendem à legislação atual, mas as restrições às emissões vão ficando maiores com o tempo.
E é por essa razão que carros que tinham ótimos motores aspirados saíram de linha.