A Mercedes-Benz inaugurou no mês passado o Centro Logístico Mercedes-Benz Cars & Vans. O local passa a ser o ponto central para a distribuição de peças de reposição para carros e vans da marca para as cerca de 200 concessionárias que representam a montadora no Brasil.
Localizado em Limeira (SP), o Centro Logístico ocupa um espaço de 18,5 mil m², suficiente para armazenar até 70 mil peças que chegam a partir de fornecedores locais e das fábricas que a Mercedes-Benz mantém na Alemanha e na Argentina. A partir das demandas das concessionárias, as peças são enviadas para as localidades.
A empresa realizou o investimento de R$ 76 milhões na criação do Centro Logístico, que deve gerar 150 empregos na região.
“Nosso tempo de envio das peças para o Brasil varia de algumas horas até o máximo de 10 dias”, afirma Dirlei Dias, diretor de Pós-Vendas e Atendimento ao Cliente da Mercedes-Benz. “Temos concessionários que estão a distâncias que variam entre 7 km e 4,5 mil km. Para concessionárias localizadas no Norte e no Nordeste, temos operação mista entre aéreo e terrestre”, completa.
Também por esse motivo a Mercedes-Benz escolheu Limeira para ser a sede do Centro Logístico. De acordo com os executivos da marca, a proximidade com rodovias como Anhanguera e Bandeirantes, além do Aeroporto de Viracopos e do Porto de Santos colocam a cidade do interior paulista em um ponto estratégico. “Precisamos de um centro logístico capaz de armazenar, receber e distribuir peças para um portfólio de carros e vans e estamos conseguindo com este”.
Para Klaus Ziemsky, Head Global de Operação Logística de Peças da Mercedes-Benz AG mostra a expansão da Rede Global de Peças. Da montadora. “Com mais de 43 localidades e mais de 5 mil funcionários, nossa marca opera uma impressionante cadeia de suprimentos que atende a um propósito: proporcionar a melhor experiência aos nossos clientes”.
O Centro Logístico apresenta iluminação natural na maior área e 100% LED nas demais, além da troca de ar natural seis vezes ao dia, empilhadeiras totalmente elétricas e estações de carregamento elétrico. O local apresenta um mezanino de três andares e dois mil metros quadrados, com elevador. Há, também, um porta pallet de sete mil metros quadrados com sistema integrado de registro de peças por QRCode.
“Foram quase dois anos de trabalho para viabilizarmos esse projeto que traz mais foco no atendimento ao cliente com sustentabilidade em todos os pontos. Cada detalhe do nosso espaço foi pensado para oferecer mais agilidade e eficiência nos processos”, disse Carlos Garcia, Presidente e CEO da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.