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Ford Maverick Hybrid chega para impactar e por R$ 244.890

por Paulo Rogério 25/05/2023
por Paulo Rogério 25/05/2023
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Ford Maverick Hybrid

Foto: Divulgação/Ford

A primeira picape híbrida do mercado brasileiro responde pelo nome de Ford Maverick Hybrid. E chega sob forte expectativa em torno das entregas de bom desempenho, conforto, praticidade e economia. Entra, também, no contexto da competitividade de preço. O valor anunciado é de R$ 244.890.

Além da configuração híbrida convencional (a bateria não necessita de eletricidade para ser recarregada), a Ford Maverick Hybrid foi totalmente projetada para uso urbano. Obviamente será possível andar com ela em ruas de terra, mas não há na picape características para o off road (Ranger e a nova F-150 são recomendadas nesse setor). A ideia da Ford é justamente preservar o conceito de uso urbano para modelos híbridos.

Daí vem mais um motivo para a escolha da Maverick. Desde que chegou ao Brasil, em fevereiro de 2022, com motor somente a combustão, a picape é tratada pela Ford como um modelo urbano. Tamanho, acesso à cabine e a configuração do motor corroboram com a ideia.

A visão conservadora vem desde a versão escolhida para contemplar a picape híbrida. Assim como acontece com a Maverick a combustão, a variante Lariat abre a porta para o novo momento e com dimensões que deixam claro tratar-se de uma picape média. São 5,07 m de comprimento, 2,13 m de largura, 1,73 m de altura e 3,07 m de entre-eixos.

Por fora, a Maverick Hybrid mantém as características conhecidas na versão a combustão. Tem conjunto ótico full LED e caçamba com sistema FlexBed de compartimentação de carga. Por falar na caçamba, a capacidade é de 938 litros, ou 649 kg.

Ford Maverick Hybrid - Interior

Foto: Divulgação/Ford

Lá dentro há bancos em couro. O assento do motorista tem ajuste elétrico. O sistema multimídia é compatível com Android Auto e CarPlay. O modelo recebe câmera de ré e ar-condicionado dual zone. Herda também da primeira picape o sistema de código numérico por meio de botões posicionados na porta do motorista. O condutor escolhe quatro dígitos e os registra para fechar e abrir a porta. Com esta tecnologia o veículo pode ser travado com a chave dentro.

Mesmo sem a tendência off road, a Maverick Hybrid tem 20º de ângulo de ataque, 21º de ângulo de saída e 211 mm de altura livre do solo, além de 450 mm de capacidade de imersão.

Sob o capô está o motor 2.5 litros, que atua com o propulsor elétrico. A potência combinada é de 194 cv e o torque de 21,4 kgfm. A transmissão é a automática e-CVT. A picape vai de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos e a velocidade máxima é de 175 km/h. Trabalha com rodas 18”. Com consumo médio combinado de 14,6 km/l, a Maverick Hybrid tem uma autonomia que pode ir acima dos 800 km.

Ford Maverick Hybrid - Motor

Foto: Paulo Rogério

A suspensão dianteira é Independente McPherson com molas helicoidais e barra estabilizadora. Na traseira há eixo de torção com molas de vetorização de força.

Primeiras impressões

A bordo da Maverick Hybrid, fomos da sede da Ford, na Vila Olímpia, em São Paulo, até o Japy Golf Clube, em Cabreúva, região de Itu. Como um carro híbrido que se preze, a Maverick Hybrid se destaca pelo silêncio do motor e a economia no tráfego urbano. Na estrada, com uso quase constante do propulsor elétrico, o consumo aumenta. Mesmo assim, mantivemos a média de 14 km/l, enquanto preservávamos a autonomia, tanto que havia mais de 400 km a serem percorridos após o retorno a São Paulo.

Ford Maverick Hybrid

Foto: Divulgação/Ford

É um motor que responde bem quando “provocado”. A picape cumpre a promessa de bom desempenho. A ergonomia e o espaço interno são bastante satisfatórios. Como picape média, a Maverick Hybrid é um modelo que facilita a adaptação de quem se acostumou a carros compactos. Sem a necessidade de eletricidade para recarregar a bateria e custando menos de R$ 250 mil pode fazer um barulho no mercado. E com motor silencioso.

eletrificaçãoFordhíbridamaverickPicape
Paulo Rogério

Paulo Rogério é formado em Jornalismo pela Universidade Católica de Santos e atua no setor automotivo desde 2013. Foi repórter das radios Atlântica e Cacique, de Santos, além dos jornais Expresso Popular e A Tribuna. Foi repórter e editor do Jornal Motor, suplemento automotivo de A Tribuna. É editor-chefe da Revista Auto Aventura, apresentador do podcast homônimo e autor de sete livros.

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Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

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