A classificação para o tradicional Grande Prêmio de Mônaco tomou conta das ruas do principado na manhã desse sábado (27).
Marcada por uma batida, diversos toques nas barreiras e uma grande disputa entre as primeiras colocações, quem larga da pole position é Max Verstappen, após cravar uma volta sensacional em uma disputa de tirar o fôlego com o veterano Fernando Alonso.
Q1
Para abrir a pista para o início das sessões, as Williams saíram na frente. Porém, como era esperado, não se mantiveram nas primeiras posições por muito tempo, já que Verstappen assumiu a ponta em sua primeira volta rápida com 1:13.784.
Após apenas 6 minutos e meio de Q1, uma bandeira amarela foi acionada e, pouco tempo depois, a sessão foi paralisada com uma bandeira vermelha. O responsável foi Pérez, que entrou em alta velocidade na curva 1, perdeu a traseira do carro e bateu nas barreiras.
Uma imagem curiosa do Treino Livre 3 se repetiu, onde Hamilton havia batido nos minutos finais e o carro foi retirado da pista erguido por um guindaste, sendo levado às alturas para fora do circuito. O carro de Pérez passou pela mesma situação e o assoalho da equipe campeã foi completamente exposto.
Red Bull RB19 (left)
vs
Mercedes W14 (right) pic.twitter.com/ACLYDRm1WP— Mario Keszeli (@techF1LES) May 27, 2023
Retomada a sessão, o toque de emoção ficou só para o final: após o cronômetro zerar, Sainz e Hamilton estavam na zona de eliminação, onde qualquer erro poderia custar a chance de avançar ao Q2. Porém, ambos conseguiram se colocar no top 15, com Sainz passando em P4 a 3 décimos do líder da sessão (Verstappen) e Hamilton em P7 a 4 décimos.
Os eliminados do Q1 foram: Sargeant (Williams), Magnussen (Haas), Hulkenberg (Haas), Zhou (Alfa Romeo) e Pérez (Red Bull).
Q2
Como de praxe, a segunda sessão da classificação não costuma impressionar muito. Mais uma vez, Verstappen logo fez um bom primeiro tempo de volta e se manteve em P1 por todo o tempo.
Faltando 6 minutos para o fim, Ocon teve um toque na mesma barreira onde Pérez havia batido anteriormente, porém sem grandes danos ao carro. Não acaba por aí: minutos depois, em outro ponto do circuito, um novo toque nas barreiras, mas dessa vez de Norris. Ele conseguiu voltar aos boxes e teve sorte ao não ter o seu tempo batido, conseguindo mesmo assim passar para o Q3 em P10. O mesmo aconteceu com Ocon, que não melhorou seu tempo mas passou em P8.
Hamilton totally misses the Nouvelle Chicane ?
The Brit desperately needs a clean lap to avoid being eliminated from Q1! #MonacoGP #F1 pic.twitter.com/hniZbGcPnH
— Formula 1 (@F1) May 27, 2023
Em outro episódio de prender a respiração para a equipe Mercedes, Hamilton conseguiu escapar de mais uma “quase-eliminação”, passando de P12 a P5 após o cronômetro já estar zerado, a apenas 5 milésimos de seu companheiro de equipe, Russell.
Os eliminados do Q2 foram: Bottas (Alfa Romeo), Stroll (Aston Martin), Albon (Williams), De Vries (AlphaTauri) e Piastri (McLaren).
Q3
Com o primeiro e segundo setor roxos em sua primeira volta rápida, Alonso assumiu a ponta com 1:11.706, colocando quase 4 décimos de vantagem em cima de Verstappen. Sem deixar a disputa morrer, a 4 minutos e meio do fim, Verstappen bate o tempo do espanhol, com 1:11.654. Até então, a pole parecia já estar definida.
Mas é aí que tudo começa a esquentar. O tempo de Verstappen, que parecia difícil de ser batido, foi superado por Esteban Ocon, com o relógio marcando apenas 3 minutos e 30 segundos para o fim. O francês da Alpine alcançou o topo da tabela com 1:11.553, se colocando provisoriamente na pole position, o que seria um feito inédito em sua carreira na Fórmula 1.
Então, com menos de 2 minutos para o fim, o piloto da casa, Leclerc, consegue um tempo melhor: 1:11.471. Logo após, é superado por Alonso, com 1:11.449, causando euforia na garagem da Aston Martin, pois parecia impossível que a classificação mudasse.
Com o relógio já zerado, Verstappen, que ocupava o P5, vinha em sua última tentativa. Sem conseguir bater o primeiro e segundo setor de Alonso, estando 2 décimos atrás do espanhol, só um milagre no último setor poderia salvar o holandês. E aconteceu! Verstappen foi até o limite, cruzou a linha de chegada com 8 centésimos de vantagem e cravou uma volta brilhante de 1:11.365, conquistando sua primeira pole position em Mônaco.
“Na classificação, você precisa arriscar tudo. Meu primeiro setor, na minha última volta, não foi o ideal. Acho que na curva 1 fui um pouco cauteloso, mas depois eu sabia que estava atrás, então no último setor dei tudo de mim, toquei em algumas barreiras, mas claro que estou muito feliz de ser pole aqui pela primeira vez”, ressaltou Verstappen na entrevista pós-classificação à F1.
O Grande Prêmio de Mônaco acontece amanhã, domingo, a partir das 10h da manhã (horário de Brasília).
Confira o resultado completo da classificação:
? QUALIFYING CLASSIFICATION ?
And now, breathe. #MonacoGP #F1 pic.twitter.com/GRjqRPj4G6
— Formula 1 (@F1) May 27, 2023
Atualização 27/05/23 às 15:03 – Leclerc foi punido em 3 posições no grid por atrapalhar Norris durante o Q3. Sendo assim, Ocon parte em P3, Sainz em P4, Hamilton em P5 e Leclerc em P6.