A Kia importou para o Brasil no ano passado o Stonic, o primeiro SUV compacto da marca no país e que tem um pé na eletrificação, pois tem um motor elétrico de 48V que serve de assistência a algumas funções do carro.
Por isso ele é chamado de “mild hybrid” (MHEV, ou híbrido leve), correspondendo ao primeiro estágio da eletrificação e estando enquadrado na categoria dos híbridos, podendo assim desfrutar dos benefícios fiscais que o governo proporciona. Muito interessante, especialmente com os preços altos dos carros, pois ele oferece um conjunto entre conforto, desempenho e consumo que ficou bastante atrativo.
Além disso, o Kia Stonic tem um design bem bonito, que o diferencia dos concorrentes com um ótimo acabamento, molduras vermelhas em várias partes do carro e boa altura livre do solo. As rodas são aro 17, um bom tamanho para esse SUV. O DRL e luzes de neblina são em LED, porém os faróis são halógenos com projetores.
A central multimídia é simples, porém intuitiva e compatível com Apple CarPlay e Android Auto através de fio. Falando em conectividade, ele traz duas portas USB, uma na frente e outra para os passageiros do banco de trás.
O consumo do Kia Stonic chama a atenção: andando com gasolina, ele obteve um desempenho de 12.9 km/l em um trecho misto de cidade e estrada, próximo aos números apresentados pelos testes do InMetro de 13,7 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada.
O câmbio é DCT (dupla embreagem) de 7 velocidades e oferece três opções de condução: Eco, Normal e Sport. O motor 1.0 turbo entrega uma potência combinada do motor à combustão e do elétrico de 120 cv e 20,4 kgfm de torque. Conforto aliado a bom desempenho é o foco desse carro.
Analisando o que o mercado oferece atualmente como opções de híbridos, apesar de entregar apenas uma assistência elétrica, eu tive uma impressão positiva do Kia Stonic, que atualmente está sendo comercializado por R$ 147.990.