O Fiat Argo está há muito tempo entre os cinco hatches mais vendidos mensalmente no último ano. Portanto, não se mexe em time que está ganhando, certo? Errado! O mercado é muito dinâmico e a busca por uma transmissão automática começou a fazer sentido para os usuários do Argo.
O mesmo aconteceu com a Fiat Strada, lembram? Ela começou com todas as versões apenas com transmissão manual e o público pedia um câmbio automático. Assim, surgiu o câmbio CVT na linha da Strada e possibilitou que o sucesso dela continuasse, como líder absoluta em seu segmento.
A versão do Fiat Argo que avaliei foi a Trekking, com uma pegada mais esportiva, pneus para todo tipo de solo e uma das grandes vantagens que eu vi foi que, apesar de pesar 40 kg a mais que a versão manual (devido ao peso da transmissão automática), o consumo é muito próximo entre as versões.
E um grande chamariz quando foi lançado, foi o fato do Argo ser o carro mais barato com câmbio automático, na versão Drive 1.3. Como teve boa aceitação junto ao público, a Fiat estendeu o uso da transmissão automática para a versão Trekking, que avaliei.
Para quem gosta de carro com cara de esportivo, esse Argo responde aos anseios, pois tem adesivos espalhados pelo carro, saída de escapamento especial, ângulo de saída um pouco maior do que a versão manual, bancos que abraçam a coluna e três modos de condução: automático, manual e sport, que possibilita uma condução mais esportiva.
Com relação à central multimídia de 7″, ela é bem completa e é compatível tanto com Apple CarPlay como com Android Auto através de fio. Tem câmera de ré com uma definição razoável e linhas que mostram a distância que o carro está indo para trás, além de alerta sonoro.
Se engana quem acredita que o câmbio CVT compromete o desempenho do motor e prova disso é o consumo que ele faz tanto com gasolina quanto com etanol na estrada ou na cidade, muito próximo do consumo do Argo com câmbio manual.
Dessa forma, a Fiat entrega, através do Argo Trekking, esportividade com bom desempenho e o conforto do câmbio automático.