Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria AutomobilisticaMitsubishi

Mitsubishi L200 Triton Sport reúne atributos e tem preço na média

por Vagner Aquino 02/04/2023
por Vagner Aquino 02/04/2023
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Mitsubishi L200 Triton Sport

Foto: Vagner Aquino

Versão topo de linha da Mitsubishi L200 tem 190 cv extraídos do motor 2.4 turbodiesel, acelera com vigor e tem excelente lista de itens de série

Os mais nostálgicos, certamente vão lembrar que a Mitsubishi L200 Triton Sport está de aniversário. A picape média comemora, em 2023, 25 anos de produção nacional. O modelo, desde 1998, é fabricado na planta da HPE (grupo que controla a Mitsubishi no Brasil) de Catalão (GO). De lá para cá, além de mais bonita, a picape melhorou bastante em termos de comportamento e oferta de itens de série. E, como as rivais, cresceu em medidas e, consequentemente, em espaço interno e conforto.

No ano retrasado, a Mitsubishi L200 Triton Sport foi renovada. Além de ostentar cara nova, a picape chega a um novo patamar tecnológico e evoluiu até em desempenho. A geração não mudou, continua na quinta, mas houve mudanças profundas. A princípio, a aparência (baseada no conceito Advanced Dynamic Shield, como o irmão Pajero Sport, por exemplo) a coloca como a mais bonita da categoria – pelo menos, é o que ouvimos pelas ruas durante a semana de avaliação. O visual esquisito da versão anterior (que, aliás, continua em linha), não agrada tanto.

Antes de tudo, cabe lembrar que a L200 Triton Sport é disponível em três versões de acabamento. Todas, com câmbio automático. São elas: : GLS (R$ 272.990), HPE (R$ 296.990) e HPE-S (326.990). Esta última, o modelo avaliado que você confere nesta reportagem. Na concorrência, portanto, os preços ficam em: Chevrolet S10 (de R$ 255.880 a R$ 325.170), Toyota Hilux (R$ 219.090 a R$ 352.290) e Ford Ranger (R$ 228.590 a R$ 329.990).

Motorização e impressões

Mitsubishi L200 Triton Sport

Foto: Vagner Aquino

Em 2023, a L200 Triton Sport mantém a mesma motorização da linha anterior. Trata-se do 2.4 turbodiesel com quatro cilindros – que é acionado por meio de um botão à esquerda do painel, ao estilo Porsche.

Em números, gera 190 cv de potência e (a 3.500 rpm) e 43,9 kgfm de torque – a 2.500 rpm. O câmbio é automático de 6 velocidades. A versão anterior – antes de setembro de 2021 – tinha 5 marchas. Isso gera notável esperteza nas acelerações. Embora quase ninguém use, é oferecida a opção de trocas sequenciais, tanto pela alavanca quanto pelas aletas atrás do volante.

Quem quiser sentir todo ímpeto da picape, pode testar o sistema Super Select 4WD-II. Nele, há quatro modos distintos de operação, incluindo a reduzida. Basta acionar o seletor no console central e escolher o melhor ajuste, conforme local e condições do piso. Mesmo pegando estradas de terra rumo à locais, digamos, inóspitos, usamos apenas o 4×4 convencional. Isso mostra que sobrou recurso na L200 durante o teste.

Cabe, portanto, explicar cada um dos modos. De acordo com a marca, a opção 2H é usada para estradas e vias públicas, a 4H, em estradas e pisos irregulares (tração é distribuída entre os eixos dianteiro e traseiro, por meio do diferencial central), 4HLc, para terreno acidentado com superfícies de baixa aderência e, por fim, 4LLc, ideal para subidas ou descidas íngremes, rochas, areia e lama.

E tem o Off-Road Mode. O sistema garante desempenho ideal para ambientes com cascalho, lama/neve, areia e pedra, alterando tração, entrega de potência, bem como transmissão, sistema de freios e controles de estabilidade e de tração.

Suspensões

Mitsubishi L200 Triton Sport

Foto: Vagner Aquino

Na prática, a picape tem excelente conjunto de suspensão – independente na dianteira e com eixo rígido na traseira. O ajuste de amortecedores e molas deixa a L200 Triton Sport mais firme. Não tem aqueles chacoalhões em curvas ou pisos irregulares. Dá até para dizer que não difere muito de SUVs grandes. Na estrada, a 120 km/h, em sexta marcha, e giro do motor pouco acima dos 1.000 rpm, dá até para esquecer da caçamba (com capacidade de carga de 1 tonelada e revestida com protetor) que tem lá atrás.

Aliás, por falar em espaço, não é fácil manobrar um trambolho com mais de 5 metros de comprimento em ambiente urbano. Sorte que, para ajudar, a Mitsubishi colocou sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, bem como câmera de ré. E nem dá para dizer que falta um assistente de estacionamento aí, porque – apesar da praticidade – esses sistemas exigem tanto espaço para reconhecer a vaga que fica mais fácil o próprio motorista fazer a baliza. Na L200, o raio de giro tem 5,9 metros.

Mitsubishi L200 Triton Sport

Foto: Vagner Aquino

Outros dados da ficha técnica que valem destaque são as rodas de 18″ cobertas por pneus 265/60. A Mitsubishi L200 Triton Sport tem, ainda, ângulos de entrada, de saída e brake over de, respectivamente, 32º, 23º e 25º. Sobretudo, pode atravessar trechos alagados de até 600 milímetros de profundidade.

Interior

Mitsubishi L200 Triton Sport

Foto: Vagner Aquino

Da porta para dentro, dá para notar que a Mitsubishi investe em um ambiente refinado. Se preocupa com os materiais de acabamento. Tem couro, material que imita alumínio e até piano black. O volante da Mitsubishi L200 tem boa empunhadura, ajuste de altura e de distância. É o mesmo do Pajero Sport. Aliás, a ergonomia é excelente. Dá, também, para ajustar o banco – com comando elétrico.

Algo bem interessante é a solução de acrescentar saídas de ar traseiras no teto. Uma boa solução, até para que o duto central não atrapalhe os ocupantes traseiros. A distância entre-eixos fica em 3 metros.

Mitsubishi L200 Triton Sport

Foto: Vagner Aquino

No meio do quadro de instrumentos há um display colorido. O gráfico, entretanto, é bem básico. Sem contar que ainda conta com aquele botão arcaico em formato circular. Por outro lado tem central multimídia com tela de 7″, de série. O sistema é sofisticado, pois oferece espelhamento para celulares com as plataformas Android Auto e Apple Carplay. Poderia ter grafia um pouco melhor, mas é ágil, sem delay.

Tecnologia

E os recursos não param no espelhamento de smartphones. Há diversos outros. Os faróis, por exemplo, são bi-LED com DRL integrado, e têm ajuste de altura e lavador. A picape tem, na lista de segurança, destaque para o sistema de frenagem autônoma e de monitoramento de ponto cego. Tem, ainda, os alertas de mudança de faixa e de tráfego traseiro, o assistente de partida em rampas, sete air bags, controle de descida em rampas, e bloqueio do diferencial traseiro.

Mitsubishi L200 Triton Sport

Foto: Vagner Aquino

Em síntese, a picape média evoluiu muito desde o início de sua produção nacional. E esse crescimento não foi apenas no nome (era apenas L200), mas também em tamanho. Para se ter ideia, à época media menos de 5 metros de comprimento, hoje, pulou para 5,30 m.

Mesmo com tantos atributos, a picape, injustamente, não está no pódio das mais vendidas do Brasil. Números da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) apontam que, enquanto a líder das médias, Hilux, vendeu 2.814 unidades em fevereiro, o exemplar da Mitsubishi teve apenas 787 emplacamentos. Assim, ocupou o quarto lugar, atrás também de Chevrolet S10 (1.512) e Ford Ranger (1.025).

avaliaçaol200l200 triton sportmitsubishioff roadPicape
Vagner Aquino

Vagner Aquino é jornalista formado pela Universidade Anhembi Morumbi e atua no setor automotivo desde 2008. Foi editor do Caderno de Automóveis do jornal Diário do Grande ABC, atuou em veículos como O Estado de S. Paulo, Diário de S. Paulo e programa Auto+, e fez trabalhos para sites e revistas como MotorShow e AutoEsporte.

Anterior
Conheça com a gente a coleção de Mercedes da Hebe Camargo
Próximo
Novo carro popular pode ser nova jabuticaba

Você também pode gostar...

Porsche comemora 40 anos na Itália com edição limitada em parceria com Ferragamo

Balanço positivo do Festival Interlagos 2025: conheça os carros apresentados

Nissan Kicks, totalmente renovado, estreia novo motor e câmbio

Stilo Abarth x Pulse Abarth: o veneno do escorpião em duas versões

Festival Interlagos x Salão do automóvel: dois eventos, dois mundos!

Ford Bronco Sport 2025 evolui e mantém preço

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Efeito VW Tera: os preços dos SUVs de entrada vão cair

    09/06/2025
  • 2

    Jeep Renegade 2026: poucas novidades e preços reduzidos

    06/06/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Porsche comemora 40 anos na Itália com edição limitada em parceria com Ferragamo

Balanço positivo do Festival Interlagos 2025: conheça os carros apresentados

Nissan Kicks, totalmente renovado, estreia novo motor e câmbio