A Toyota Gazoo Racing apresentou ontem, na Argentina, a quarta geração da Hilux GR-Sport. Ela tem o DNA Gazoo Racing, que evoluiu e apresenta bitola mais larga (+155mm na traseira e +140mm na frente), nova suspensão com amortecedores monotubo, novos freios e mais potência em relação às demais versões do portfólio Hilux.
Foi elaborada em conjunto pelas equipes da Toyota na América Latina, Austrália, Tailândia e no Japão. Agora ela traz como novidade a introdução de freios a disco traseiros, itens que reforçam a segurança e que garantem um melhor desempenho de frenagem nas condições mais adversas de uso.
Os engenheiros locais desenvolveram a nova suspensão, grade frontal e outras partes da carroceria nos centros de design e oficinas da Toyota, em Zárate, Argentina. Após definir os objetivos dinâmicos e de performance, pela primeira vez na história da Gazoo Racing Latino-Americana, um protótipo local foi construído para seu desenvolvimento.
A partir daí foi desenhada a nova suspensão da Hilux GR-SPORT, com amortecedores monotubo com maior diâmetro de pistão e capacidade de amortecimento, molas, grades e elásticos novos. Essa combinação entrega à picape maior aderência e controle em condições off-road e on-road.
A grade frontal foi projetada para maximizar a área de resfriamento e os dutos de ar, que, junto com o design dos pneus, aprimoram a aerodinâmica do veículo. A barra esportiva foi projetada com o mesmo objetivo, além de reduzir a turbulência na traseira.
Como a nova Hilux é construída sobre nova plataforma, traz uma bitola mais larga, +140 mm na frente e +155 mm na traseira, braços de suspensão estendidos e um eixo traseiro reforçado para suportar os diferentes tipos de terreno. A distância do solo também foi aumentada em 20 mm para aprimorar sua renomada capacidade off-road.
Seus para-lamas exclusivos integram-se perfeitamente ao para-choque, oferecendo um estilo único que destaca seu visual agressivo e imponente, marca registrada dos produtos Gazoo Racing.
Com relação ao design, na frente traz a inscrição “TOYOTA”, exclusiva das versões GR, e faz referência direta ao caráter de competições de rally. Um protetor de para-choque com maior ângulo de ataque e maior distância do solo proporcionam melhores recursos para desempenho off-road.
Na parte interna, traz bancos dianteiros com design esportivo, revestidos com couro natural, suede e material sintético com detalhes vermelhos. O painel e console central são na cor preto brilhante e alguns itens, como a placa de identificação com o número da unidade, o apoio de cabeça dos bancos, as pedaleiras de alumínio e os tapetes exclusivos, destacam a divisão Gazoo Racing.
Com relação à motorização, a Hilux GR-Sport é equipada com o motor turbodiesel 2.8L 16V, 4 cilindros em linha, mas com uma configuração do turbocompressor de geometria variável (TGV) e intercooler (1GD) que entrega 224 cv de potência e 55,0 kgfm de torque. Todo esse conjunto de força é acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades sequencial com paddle shift, que reforça ainda mais o espírito esportivo do veículo.
Equipamentos
Na lista de equipamentos, destacam-se os faróis Bi-LED com “Follow me home” e ajuste automático de altura, lanternas traseiras de LED e luzes diurnas de LED (DRL), sistema multimídia com tela sensível ao toque de 9”, com espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay e sistema JBL® com seis alto-falantes, dois tweeters e um subwoofer, Smart Entry System, que permite destravar as portas simplesmente pressionando o botão na maçaneta de abertura da porta, mantendo a chave inteligente no bolso, facilitando também a operação de partida do veículo com o sistema Push Start Button.
A nova Hilux GR-SPORT é equipada com câmera de ré, monitor com sistema de visão 360° e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. Além disso traz Hill Start Assist Control (HAC), controle ativo de tração (A-TRC – Active Traction Control), bloqueio do diferencial traseiro e modos de condução ECO e Power.
Para completar, vem com um recheado pacote de segurança, o Toyota Safety Sense que oferece sistema de pré-colisão frontal (PCS)*, sistema de alerta de mudança de faixa (LDA) e controle de cruzeiro adaptativo (ACC)*, além de 7 airbags entre outros componentes de segurança.
As opções de cores externas continuam alinhadas com as cores que identificam a Toyota Gazoo Racing. A nova Hilux GR-SPORT está disponível em 4 cores: Cinza Granito, Preto Attitude, Vermelho Volcano com teto preto (dual tone) e Branco Lunar com teto preto (dual tone).
E o preço da Hilux GF-Sport que estará disponível em todas a rede de concessionárias da Toyota é de R$367.390,00.