Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria Automobilistica

Ranking das picapes já é o terceiro maior em vendas; veja números

por Vagner Aquino 14/03/2023
por Vagner Aquino 14/03/2023
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Fiat Strada Ranch

Fiat Strada (Foto: Divulgação/Stellantis)

Fiat Strada volta à liderança do mercado brasileiro e coloca, mais uma vez, as picapes em evidência ao lado de Toro e Hilux

Na semana passada, a Fenabrave divulgou a lista dos veículos mais vendidos do País. Um dos pontos de destaque, no entanto, foi a volta da Fiat Strada à liderança do mercado. O modelo vendeu mais que o popular Chevrolet Onix. Respectivamente, 6.837 unidades e 6.084 registros, em fevereiro. E isso traz a tona uma questão: “O Brasil pode virar o país das picapes, como acontece nos Estados Unidos?”.

O mercado norte-americano, cabe salientar, tem a Ford F-150 como carro-chefe há anos. Por lá, é comum ver picapes grandes pelas ruas. No Brasil, no entanto, até pelo alto preço – esse tipo de modelo está chegando aos poucos. A Stellantis já tem forte ofensiva de produtos, com os modelos RAM, além da Jeep Gladiator, que deriva do conhecido SUV Wrangler e exala robustez. Mas todas rondam meio milhão de reais. Salgado para o bolso do consumidor local.

Desse modo, quem promete são as picapes intermediárias. Apesar da liderança isolada da Fiat Toro – que sempre deixou a Renault Oroch “no chinelo” – agora há uma ameaça a mais: a Chevrolet Montana. A estimativa da GM é que esse nicho de mercado pule dos atuais 3,2% de market share para 4,5% ainda em 2023.

Entretanto, de acordo com os números da Fenabrave, esse segmento é somado junto com o de picapes médias. E, dessa forma, é terceiro que mais vende no Brasil. Pelos dados disponibilizados pela entidade, o segmento de SUVs vendeu 47.255 unidades em fevereiro. Já os hatches pequenos alcançaram 23.133 vendas. Por fim, as picapes grandes (que inclui intermediárias e médias) emplacou 12.097 unidades. Confira o ranking abaixo.

1 – Fiat Toro: 3.191
2 – Toyota Hilux: 2.814
3 – Chevrolet S10: 1.512
4 – Ford Ranger: 1.025
5 – Mitsubishi L200: 787
6 – Renault Oroch: 718
7 – Nissan Frontier: 429
8 – Volkswagen Amarok: 453
9 – RAM 3500: 239
10 – Chevrolet Montana: 349

Hilux domina nas picapes médias

Nova Hilux 2021

Toyota Hilux (Foto: Divulgação/Toyota)

Bem como a Fiat Strada domina entre as picapes compactas, a Toyota Hilux dá um banho na concorrência quando o papo pende para as picapes médias. O modelo feito em Zárate (Argentina) aparece à frente até da pequena Volkswagen Saveiro (2.092), que é bem mais barata.

No mês passado a grandalhona da Toyota, somou 2.814 unidades. Número bem maior que a Chevrolet S10, com 1.512 emplacamentos. Já a Ford Ranger ficou nos 1.025 registros no período. De resto, ninguém emplacou mais de 1.000.

Segmento promete

E se as vendas desse tipo de modelo estão em alta, os números prometem ainda mais. Para 2023, a GM promete investir forte em picapes. Com a Montana já no mercado, agora é a vez de planejar a chegada de Silverado e S10, que será atualizada. Já a Ford, vai atacar com a Ranger, que estreia no último trimestre do ano.

Tem ainda RAM 1200 – que será produzida na fábrica da Stellantis em Goiana (PE) sobre a base de Toro, Commander, Compass e Renegade – e a primeira picape média da Fiat, que tem base na Peugeot Landtrek e nome ainda desconhecido. E, já como linha 2024, tem a L200, que já deu as caras por meio de teaser divulgado pela Mitsubishi.

Por fim, a GWM – que acaba de lançar sua linha de SUVs Haval H6 – atacará com a picape Poer, que chegará no ano que vem, com produção na nova planta de Iracemápolis (SP) para competir de igual para igual com as veteranas das marcas norte-americanas e japonesas. Quem vai ganhar com isso é o consumidor, que terá produtos cada vez mais recheados e competitivos.

Chevrolet MontanaChevrolet S10fenabraveFiat stradaFiat ToroFord Rangermitsubishi l200Nissan FrontierPicaperam 3500Renault OrochToyota Hiluxvolkswagen amarok
Vagner Aquino

Vagner Aquino é jornalista formado pela Universidade Anhembi Morumbi e atua no setor automotivo desde 2008. Foi editor do Caderno de Automóveis do jornal Diário do Grande ABC, atuou em veículos como O Estado de S. Paulo, Diário de S. Paulo e programa Auto+, e fez trabalhos para sites e revistas como MotorShow e AutoEsporte.

Anterior
Em fevereiro vendas reagem, mas mercado continua fraco
Próximo
Com sedã elétrico E-J7, JAC Motors surpreende com inovação e qualidade

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência