Fiat Strada volta à liderança do mercado brasileiro e coloca, mais uma vez, as picapes em evidência ao lado de Toro e Hilux
Na semana passada, a Fenabrave divulgou a lista dos veículos mais vendidos do País. Um dos pontos de destaque, no entanto, foi a volta da Fiat Strada à liderança do mercado. O modelo vendeu mais que o popular Chevrolet Onix. Respectivamente, 6.837 unidades e 6.084 registros, em fevereiro. E isso traz a tona uma questão: “O Brasil pode virar o país das picapes, como acontece nos Estados Unidos?”.
O mercado norte-americano, cabe salientar, tem a Ford F-150 como carro-chefe há anos. Por lá, é comum ver picapes grandes pelas ruas. No Brasil, no entanto, até pelo alto preço – esse tipo de modelo está chegando aos poucos. A Stellantis já tem forte ofensiva de produtos, com os modelos RAM, além da Jeep Gladiator, que deriva do conhecido SUV Wrangler e exala robustez. Mas todas rondam meio milhão de reais. Salgado para o bolso do consumidor local.
Desse modo, quem promete são as picapes intermediárias. Apesar da liderança isolada da Fiat Toro – que sempre deixou a Renault Oroch “no chinelo” – agora há uma ameaça a mais: a Chevrolet Montana. A estimativa da GM é que esse nicho de mercado pule dos atuais 3,2% de market share para 4,5% ainda em 2023.
Entretanto, de acordo com os números da Fenabrave, esse segmento é somado junto com o de picapes médias. E, dessa forma, é terceiro que mais vende no Brasil. Pelos dados disponibilizados pela entidade, o segmento de SUVs vendeu 47.255 unidades em fevereiro. Já os hatches pequenos alcançaram 23.133 vendas. Por fim, as picapes grandes (que inclui intermediárias e médias) emplacou 12.097 unidades. Confira o ranking abaixo.
1 – Fiat Toro: 3.191
2 – Toyota Hilux: 2.814
3 – Chevrolet S10: 1.512
4 – Ford Ranger: 1.025
5 – Mitsubishi L200: 787
6 – Renault Oroch: 718
7 – Nissan Frontier: 429
8 – Volkswagen Amarok: 453
9 – RAM 3500: 239
10 – Chevrolet Montana: 349
Hilux domina nas picapes médias
Bem como a Fiat Strada domina entre as picapes compactas, a Toyota Hilux dá um banho na concorrência quando o papo pende para as picapes médias. O modelo feito em Zárate (Argentina) aparece à frente até da pequena Volkswagen Saveiro (2.092), que é bem mais barata.
No mês passado a grandalhona da Toyota, somou 2.814 unidades. Número bem maior que a Chevrolet S10, com 1.512 emplacamentos. Já a Ford Ranger ficou nos 1.025 registros no período. De resto, ninguém emplacou mais de 1.000.
Segmento promete
E se as vendas desse tipo de modelo estão em alta, os números prometem ainda mais. Para 2023, a GM promete investir forte em picapes. Com a Montana já no mercado, agora é a vez de planejar a chegada de Silverado e S10, que será atualizada. Já a Ford, vai atacar com a Ranger, que estreia no último trimestre do ano.
Tem ainda RAM 1200 – que será produzida na fábrica da Stellantis em Goiana (PE) sobre a base de Toro, Commander, Compass e Renegade – e a primeira picape média da Fiat, que tem base na Peugeot Landtrek e nome ainda desconhecido. E, já como linha 2024, tem a L200, que já deu as caras por meio de teaser divulgado pela Mitsubishi.
Por fim, a GWM – que acaba de lançar sua linha de SUVs Haval H6 – atacará com a picape Poer, que chegará no ano que vem, com produção na nova planta de Iracemápolis (SP) para competir de igual para igual com as veteranas das marcas norte-americanas e japonesas. Quem vai ganhar com isso é o consumidor, que terá produtos cada vez mais recheados e competitivos.