Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria Automobilistica

Indústria brasileira desperta para o carro elétrico “sem querer querendo”

por Leonardo Felix 17/03/2023
por Leonardo Felix 17/03/2023
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Carro elétrico

Foto: Reprodução

Aos trancos e barrancos, e sem direcionamento muito claro, país cria o embrião de um futuro polo de produção de veículos elétricos, baterias e matérias-primas

Enquanto China, Estados Unidos e Europa despertavam para o carro elétrico nos últimos anos, o Brasil parecia dormir em berço esplêndido. Não que o gigante tenha acordado com muito entusiasmo – desculpe pelos trocadilhos infames com o Hino Nacional –, mas é fato que o país, aos trancos e barrancos, parece mais desperto ao tema.

A mais notória das notícias é a de que a BYD deve mesmo assumir o antigo complexo da Ford em Camaçari (BA). Com investimento de R$ 3 bilhões, a gigante chinesa e uma das maiores referências mundiais em produção de veículos eletrificados deve dividir o espaço em três fábricas: de carros híbridos e elétricos; de ônibus e caminhões elétricos; de processamento de lítio para baterias.

A parte não tão boa é que, ao que tudo indica, a mesma BYD desistiu de adquirir também a planta da Stellantis em Campo Largo (PR), que era responsável pelo fabrico dos extintos motores E.Torq e, muito provavelmente, deve ser fechada.

E há outros passos sendo dados. A WEG, empresa nacional já muito bem estabelecida no mercado de motores elétricos, anunciou um aporte de R$ 100 milhões para construir uma unidade de produção de baterias para veículos elétricos em Jaraguá do Sul (SC), mesma cidade de sua sede.

Dentro do mesmo ciclo de investimentos, a marca vai ampliar o atual prédio onde confecciona motores elétricos. O projeto deve ser concluído no primeiro semestre de 2024, e prevê uma capacidade de oferta de mais de 1 GWh de bancos de baterias por ano, incluindo módulos, células de íons de lítio, sistemas de gerenciamento eletrônico, refrigeração e segurança.

São duas etapas dentro do cronograma de investimentos, que somam R$ 100 milhões: a primeira, que envolve a ampliação imediata do prédio de fabricação atual; e a segunda, que prevê a conclusão da nova fábrica de packs de baterias para o 1º semestre de 2024.

Já para este ano deve ficar pronta a fábrica de ônibus elétricos da Eletra em São Bernardo do Campo (SP). São R$ 22 milhões provisionados para criar uma linha capaz de montar até 150 veículos mensalmente, sendo 1.800 ao ano. De lá, sairão produtos da família e-Bus.

Por fim, a mineradora brasileira Sigma iniciará a produção de lítio no Vale do Jequitinhonha em abril, com promessa de extrair 270 mil só este ano. Além disso, já captou R$ 800 milhões para triplicar a capacidade em 2024, chegando a 768 mil toneladas anuais.

“E vamos conseguir escalar nossa produção sem comprometer os padrões rígidos de sustentabilidade: sem uso de químicos poluentes no processo de purificação, com empilhamento a seco e com recirculação da água que captamos e tratamos do rio Jequitinhonha”, promete a CEO da companhia, Ana Cabral-Gardner.

Esses e outros projetos indicam que, sim, a indústria nacional começa aos poucos a acordar para esta nova realidade chamada eletromobilidade. E precisamos, pois a chance de o bonde passar e ficarmos catastroficamente para trás é enorme.

bateriabydcarro elétricoeletraelétricoeletrificaçãolítioônibussigmaweg
Leonardo Felix

Leonardo Felix é jornalista especializado na área automobilística há 10 anos. Com passagens por UOL Carros, Quatro Rodas e, agora, como editor-chefe da Mobiauto, adora analisar e apurar os movimentos das fabricantes instaladas no país para antecipar tendências e futuros lançamentos.

Anterior
Hyundai Caoa aposta em Kona e Ioniq para o mercado brasileiro
Próximo
Toyota apresenta a 4ª geração da Hilux GR-Sport por R$ 367.390

Você também pode gostar...

Novo Nissan Kicks: ficou maior, mas motor não acompanhou

Marca chinesa desenvolve motor a combustão antes impensável

A próxima geração de blindados mais leves

GWM Wey 07: novo SUV híbrido oferece 6 lugares

Fiat Pulse ganha série especial Stranger Things

VÍDEO: Uno Turbo, o precursor esportivo

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Rampage 2026 reduz drasticamente preços

    11/08/2025
  • 2

    Toyota adia lançamento do Yaris Cross

    30/09/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Novo Nissan Kicks: ficou maior, mas motor não acompanhou

Marca chinesa desenvolve motor a combustão antes impensável

A próxima geração de blindados mais leves