O mundial de Fórmula 1 deste ano começou da mesma forma como tinha acabado no ano passado: vitória de Verstappen e sua Red Bull, demonstrando que constituem, nesse momento, a dupla justificadamente líder do campeonato e favorita para a vitória final. É claro que ao longo dos 22 grandes prêmios restantes, muita coisa pode acontecer, mas a demonstração de superioridade mecânica da equipe austríaca em relação à Ferrari não justifica qualquer otimismo por parte dos milhões de tifosi.
A corrida desse domingo não apresentou lutas pelo primeiro lugar, sendo indiscutivelmente de Verstappen desde a largada, que foi aumentando sua vantagem sobre Leclerc, o segundo colocado até então, após Pérez, seu companheiro de equipe, não ter feito um bom início de prova.
Na 4ª volta, a vantagem do atual campeão mundial sobre Leclerc já era de 3.2 segundos, na 5 de 4.1 segundos, na 7ª, 4.7 segundos e na 11ª, 7.5 segundos. Aí já estava claro que, a não ser por um problema mecânico, o lugar mais alto do pódio já estava definido.
As trocas de pneus, que começaram em sua maioria na volta 14, alternaram algumas posições, mas não influíram na liderança da corrida. A maior parte das equipes optou pela troca dos pneus macios para duros, mas a Red Bull adotou uma estratégia diferente (e, naquele momento, um pouco surpreendente) ao decidirem continuar com os pneus macios.
O pódio acabou tomando definitivamente as cores da Red Bull na volta 26, quando Pérez retomou seu 2º lugar. A partir do abandono forçado de Leclerc, na volta 41, estabeleceu-se uma acirrada disputa entre Alonso, com sua Aston Martin, Sainz, com sua Ferrari e Hamilton, com sua Mercedes, para saber quem subiria ao terceiro posto.
LAP 41/57
Oh no, not again ?
? "No power" sighs Leclerc – he's out ❌#BahrainGP #F1 pic.twitter.com/bRfRr6B2iR
— Formula 1 (@F1) March 5, 2023
Nessa luta, acabou levando merecidamente a melhor Alonso, protagonista de um fim de semana excepcional, a ponto de fazer pensar que, caso tivesse igualdade de condições mecânicas com a Red Bull, poderia ter proporcionado uma interessantíssima e acirrada disputa com Verstappen pela vitória.
Quanto à Mercedes, desde a garagem não vem sendo demonstrado muito otimismo, por enquanto, com o projeto desenvolvido para esse ano. Ao final da corrida, Hamilton, que cruzou a linha de chegada em P5, comentou: “Eu sei que não estamos onde queríamos estar, mas vamos continuar pressionando. Temos muito trabalho a fazer para diminuir essa distância mas eu acredito muito em todos vocês!”
Já a Ferrari deverá continuar trabalhando duramente no desenvolvimento do carro se quiser disputar em igualdade de condições o campeonato com a Red Bull.
Confira o resultado completo do Grande Prêmio do Bahrein
RACE CLASSIFICATION (LAP 57/57)
Career win #36 for @Max33Verstappen #BahrainGP #F1 pic.twitter.com/x3wNyAl3yO
— Formula 1 (@F1) March 5, 2023