Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria Automobilistica

Bianco V8: projeto tem mais de 300 cv

por Renato Bellote 01/03/2023
por Renato Bellote 01/03/2023
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

As décadas de 70 e 80 foram muito interessantes no Brasil. O período compreendido entre 1976 a 1990 foi marcado pelo fechamento das importações. Com essa medida o governo buscava fortalecer a indústria nacional e estimular a produção de riquezas e aumento de capital por aqui.

Sabemos que existe uma controvérsia nisso já que o mercado acabou ficando menos competitivo. No segmento dos automóveis o reflexo foi a falta de tecnologia que deixou de chegar ao nosso país. Tivemos projetos mundiais, como Monza, Escort e Santana, porém vale lembrar que o carburador foi utilizado por aqui até o final dos anos 80.

Por outro lado a questão positiva foi o surgimento de uma indústria própria de veículos, os chamados foras-de-série. A criatividade nacional em alta como jamais vimos em outro período histórico. Pequenos fabricantes surgiram, especialmente no sul e sudeste, tendo a missão de produzir algo diferente e atraente para um público que podia pagar pela exclusividade.

O Bianco foi um deles. Idealizado e produzido por Toni Bianco, um carrozziere italiano que havia imigrado para o país, o modelo teve inspiração nos bólidos de corrida europeus. E também teve versões muito famosas de pista que utilizaram diferentes tipos de mecânica como Alfa Romeo, Lamborghini e BMW.

Assim como outros foras-de-série nacionais ele também utilizava o chassi e mecânica Volkswagen. Inspirado pelo estilo e design avançados o engenheiro Marcelo Aparecido Camargo da Engine Motors resolveu criar a sua própria receita que homenageou tanto criador quanto a criatura.

Bianco V8

Foto: Renato Bellote

Ele desenvolveu um chassi tubular para abrigar o coração da máquina: um motor V8 de 4,2 litros doado por um Audi A8 que chega aos 340 cv com ajuda da injeção eletrônica programável. Ele adaptou nesse conjunto a carroceria de um Bianco original com as respectivas mudanças técnicas para abrigar as rodas de 18 polegadas e o robusto conjunto de freio.

O resultado ficou excepcional. Começando pelo ronco grave e bem ajustado. Na prática rodar com ele é sinônimo de diversão, com destaque para as torcidas de pescoço pelas ruas. Após os 3.000 giros o carro acorda e o ronco se tornar mais estridente e ainda mais divertido. Na matéria em vídeo contamos todos os detalhes do projeto. Até a próxima semana!

biancobianco v8carro antigogaragem do bellotetoni bianco
Renato Bellote

Renato Bellote é jornalista automotivo em São Paulo. Além dos clássicos na garagem está à frente do canal Garagem do Bellote desde 2007 contando histórias e estórias a bordo de grandes máquinas.

Anterior
Stellantis vende 40 mil veículos Jeep Commander e se mantém líder do segmento grande família
Próximo
A Fórmula 1 está de volta: quais as expectativas para 2023?

Você também pode gostar...

Fiat Toro 2026 evolui em estilo e equipamentos

Mercado automotivo: sobre meteoros, dinossauros, chantagens e blefes

Ram 2500 e 3500 estão ainda mais fortes (e caras)

Outlet Premium Imigrantes promove encontro de carros antigos nesse domingo (17)

GM e Hyundai desenvolverão compactos com acordo inédito

Leapmotor chega ao Brasil com tecnologia inédita

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Rampage 2026 reduz drasticamente preços

    11/08/2025
  • 2

    Honda Civic chega renovado à linha 2026 pelo mesmo preço

    11/07/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Fiat Toro 2026 evolui em estilo e equipamentos

Mercado automotivo: sobre meteoros, dinossauros, chantagens e blefes

Ram 2500 e 3500 estão ainda mais fortes (e caras)