
Grid de 2023 da Fórmula 1 (Foto: Reprodução/Twitter @f1)
Após um longo inverno – no hemisfério norte -, a Fórmula 1 está prestes a iniciar uma nova temporada, e o faz com o Grande Prêmio do Bahrein, pista onde, no último fim de semana, tivemos três dias de testes para que todas as equipes pudessem sentir ao vivo como estão seus carros, já que os ensaios em túnel de vento não são exatamente a mesma coisa.
Naturalmente, esses testes não podem ser tomados como verdades absolutas, pois cada equipe tem suas regras (tanque mais ou menos cheio, inclinação do spoiler etc.) que frequentemente servem para esconder o jogo. Assim, a prova da verdade ocorrerá domingo, quando saberemos quem é quem.
Em minha opinião, não deveremos ter muitas mudanças em relação ao ano passado nas primeiras posições. O que equivale dizer que Red Bull, Ferrari e Mercedes, nesta ordem, deverão ser os protagonistas.
A Red Bull reafirmou suas confiança em ser a melhor, a Ferrari não se pronunciou mas indiscrições provenientes de Maranello indicam que a equipe italiana espera ter um carro bem competitivo. Assim, a surpresa veio da Mercedes, onde o chefão Toto Wolff fez profissão de humildade, afirmando que acredita não estar seu carro ainda à altura dos rivais.

Verstappen durante os testes pré-temporada no Bahrein (Foto: Dan Istitene/F1)
Isto mostra o desejo de jogar a responsabilidade nas outras duas rivais, mas a jogada política não foi bem ensaiada, pois, ao mesmo tempo, Helmut Marko afirmava que a Mercedes este ano lutaria pelo mundial. Então, vamos ver, a começar por domingo, o que virá por aí.
O grid de 2023 da Fórmula 1 conta com os seguintes pilotos e equipes: Max Verstappen e Sergio Pérez (Red Bull Racing); Charles Leclerc e Carlos Sainz (Scuderia Ferrari); Lewis Hamilton e George Russell (Mercedes-AMG); Esteban Ocon e Pierre Gasly (Alpine); Lando Norris e Oscar Piastri (McLaren); Valtteri Bottas e Zhou Guanyu (Alfa Romeo); Fernando Alonso e Lance Stroll (Aston Martin); Kevin Magnussen e Nico Hulkenberg (Haas); Yuki Tsunoda e Nyck de Vries (AlphaTauri); Alex Albon e Logan Sargeant (Williams Racing).
Confira o calendário do fim de semana do GP do Bahrein de Fórmula 1
Sexta-feira (03/03)
Treino Livre 1: 08:30 – 09:30
Treino Livre 2: 12:00 – 13:00
Sábado (04/03)
Treino Livre 3: 08:30 – 09:30
Classificação: 12:00 – 13:00
Domingo (05/03)
Corrida: 12:00