Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria AutomobilisticaVolkswagen

VW Jetta GLI tem valor coerente ao prazer de dirigir

por Wandick Donett 08/02/2023
por Wandick Donett 08/02/2023
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
VW Jetta GLI

Foto: Wandick Donett

O mercado automotivo tem sido bombardeado nos últimos anos por uma demanda avassaladora de lançamentos de SUVs. E os sedans, tadinhos, vão ficando restritos para aqueles clientes fiéis que apreciam muito as “barcas bundudas”, de gigantescos porta-malas.

Isso significaria, provavelmente, que um grande sedan como o Jetta não seria muito vendido, nem apreciado, até pelo preço razoavelmente salgado, a R$ 226.790. Mas, paradoxalmente, o custo-benefício é ótimo e o Volkswagen Jetta GLI é um dos mais queridos entre aqueles carros para quem gosta muito de carro. Nada mal ter um na sua garagem, concorda?

O Jetta GLI 2023 está disponível em todas as concessionárias do País. Tecnologia e segurança são os destaques. O sedã esportivo de referência da VW conta agora com pacote de assistências semiautônomas, que garante conforto e segurança extras em longas viagens.

Impressões

VW Jetta GLI

Foto: Wandick Donett

E na versão GLI, única, superpotente, tem um acerto preciso, não tem como deixar de ser muito desejada. O Portal Carsughi testou por uma semana e verificou que cumpre o que promete em arrojo visual esportivo, potência, baixo consumo de combustível e muito prazer em dirigir.

É o modelo mais rápido da Volkswagen no Brasil Ostenta o motor 350 TSI, que segue equipando o modelo, gerando 231 cv de potência e 35,7 kgfm de torque.

O prazer em dirigir se mostra pela carroceria esportiva baixa, troca precisa de marchas, alta potência e torque elevado já em baixas rotações, a 1.500 rpm. A nova transmissão automática de dupla embreagem DSG agora é de sete marchas.

Isso leva o Jetta de 0 a 100 km/h em apenas 6,7 segundos e atinge velocidade máxima de 249 km/h. É equipado de série com direção progressiva permanente, respostas mais diretas, facilitando as manobras ao estacionar.

Tecnologia

VW Jetta GLI

Foto: Wandick Donett

O destaque fica para o novo pacote de assistências ao condutor (ADAS) que, agora, possui nove itens de série. No lançamento em junho, o Volkswagen Jetta já contava com Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) e Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) na lista de assistências. Para 2023, a lista cresce, com sete novos integrantes:

– Assistente Ativo de Mudança de Faixa (Lane Assist): com o sistema em funcionamento, o GLI monitora a faixa em que o veículo se encontra e corrige o volante automaticamente, caso o motorista tenha uma distração e comece a invadir a outra pista. Vale mencionar que o motorista pode sobrepor a atuação do sistema utilizando o volante e o sistema não será ativo quando o motorista acionar a seta para efetuar a troca de faixa.

– Assistente de Condução Ativo (Travel Assist): diferentemente do Lane Assist (que atua somente para corrigir uma eventual distração), o sistema oferece mais conforto ao condutor ao manter o veículo centralizado na faixa de rodagem. Além disso, é possível configurar a velocidade do GLI e a distância em relação ao carro da frente. Caso o sistema detecte que o motorista não está com as mãos no volante, o GLI emite alertas sonoros e, no caso de falta de resposta do condutor, começa a reduzir a velocidade até sua parada total, quando acende o pisca-alerta.

– Assistente Traseiro de Saída: em manobras em marcha ré, como ao sair de uma vaga perpendicular, o sistema detecta outros veículos cruzando a traseira e emite alertas ao condutor. No caso do motorista não reagir a tempo, é acionada a frenagem automática, evitar uma possível colisão.

– Detector de Ponto Cego (Blind Spot Monitoring): já presente no Taos, os sensores em todo o perímetro do carro detectam veículos, motocicletas e/ou bicicletas no ponto cego do espelho retrovisor. Uma indicação visual é projetada nos espelhos retrovisores externos, indicando que o motorista não deve efetuar a troca de faixa. O volante do GLI também oferecerá maior resistência caso o condutor tente mudar de faixa nestas condições.

– Detector de Pedestres + Frenagem Autônoma: o radar frontal fica constantemente monitorando a via e também é capaz de detectar pedestres que estejam na rota do GLI, acionando a Frenagem Autônoma de Emergência quando necessário, visando diminuir o impacto ou até mesmo evitar uma colisão ou atropelamento.

No caso do VW Jetta GLI, uma proposta de design foi deixar o modelo com uma aparência mais baixa e dar uma atitude única ao sedã esportivo. Resulta em um visual exclusivo e em harmonia com a proposta do veículo.

Dirigibilidade

VW Jetta GLI

Foto: Wandick Donett

Versatilidade é parte do DNA do carro. Para uso na pista ou nas ruas, basta navegar entre os diferentes modos de condução (Eco, Comfort, Sport e Individual), configurando itens como assistência da direção elétrica, conjunto mecânico, ACC e climatização, permitindo para quem está atrás do volante um maior controle do desempenho do GLI, principalmente na entrega de potência e no refinamento de dirigibilidade.

O interior do Jetta GLI mescla dois elementos essenciais: esportividade e luxo. São destaques graças à seleção de acabamentos do painel e bancos, este com ajuste elétrico e memória para o motorista, e à combinação com a iluminação da cabine, com 10 opções de cores, e o teto-solar panorâmico de série.

VW Jetta GLI

Foto: Wandick Donett

Completando a experiência à bordo, a tecnologia segue um show à parte! O VW Play de 10,1” transforma a interação e conectividade com o carro, mantendo o controle de todas as funções, além da melhoria em conectividade com espelhamento de Apple Carplay e Android Auto sem fio. Há também um HD interno de 10 GB e opção de download de aplicativos nativos da VW Play Apps, além de modo vallet, entre outras funções.

O GLI segue com a oferta de cinco cores: Cinza Puro, Branco Puro, Preto Mystic, Vermelho Kings e Azul Rising. Em sua edição para 2023, o sedã  tem versão única, sem opcionais.

Consumo

E para quem pensou que por ser potente seria o Jetta GLI um carrão gastão, um ledo engano. Abastecido com gasolina, a média de consumo de combustível é calculada em 9,9 km/l em percursos urbanos e 12,2 km/l no ciclo rodoviário.

▶︎ Acompanhe o Canal Carsughi no YouTube:

avaliaçaojettaJetta GLIVolkswagenVW
Wandick Donett

Wandick Donett é jornalista, com MBA em Gestão de Negócios. Já passou por vários cargos executivos em redações de Folha de São Paulo, Estadão, Revistas Playboy e Exame, Rádio CBN, Redes de TV Bandeirantes, Globonews e Globo.

Anterior
VW Polo Track 1st Edition chega em versão limitada e numerada
Próximo
Por que as vendas de veículos no primeiro mês do ano não foram animadoras

Você também pode gostar...

Tera é a maior aposta da Volks para liderar o mercado

Fiat Pulse ganha maquiagem e novos itens para 2026

Hyundai Kona: a segunda chance do SUV híbrido no Brasil

Honda prepara lançamento do novo WR-V

Stellantis anuncia pacote de novidades e híbridos

Alta na procura por serviços de câmbio automático impulsiona oficinas especializadas no Brasil

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Jeep terá série especial e confirma lançamento do Avenger

    19/05/2025
  • 2

    Honda prepara lançamento do novo WR-V

    25/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Tera é a maior aposta da Volks para liderar o mercado

Fiat Pulse ganha maquiagem e novos itens para 2026

Hyundai Kona: a segunda chance do SUV híbrido no Brasil