O mercado automotivo tem sido bombardeado nos últimos anos por uma demanda avassaladora de lançamentos de SUVs. E os sedans, tadinhos, vão ficando restritos para aqueles clientes fiéis que apreciam muito as “barcas bundudas”, de gigantescos porta-malas.
Isso significaria, provavelmente, que um grande sedan como o Jetta não seria muito vendido, nem apreciado, até pelo preço razoavelmente salgado, a R$ 226.790. Mas, paradoxalmente, o custo-benefício é ótimo e o Volkswagen Jetta GLI é um dos mais queridos entre aqueles carros para quem gosta muito de carro. Nada mal ter um na sua garagem, concorda?
O Jetta GLI 2023 está disponível em todas as concessionárias do País. Tecnologia e segurança são os destaques. O sedã esportivo de referência da VW conta agora com pacote de assistências semiautônomas, que garante conforto e segurança extras em longas viagens.
Impressões
E na versão GLI, única, superpotente, tem um acerto preciso, não tem como deixar de ser muito desejada. O Portal Carsughi testou por uma semana e verificou que cumpre o que promete em arrojo visual esportivo, potência, baixo consumo de combustível e muito prazer em dirigir.
É o modelo mais rápido da Volkswagen no Brasil Ostenta o motor 350 TSI, que segue equipando o modelo, gerando 231 cv de potência e 35,7 kgfm de torque.
O prazer em dirigir se mostra pela carroceria esportiva baixa, troca precisa de marchas, alta potência e torque elevado já em baixas rotações, a 1.500 rpm. A nova transmissão automática de dupla embreagem DSG agora é de sete marchas.
Isso leva o Jetta de 0 a 100 km/h em apenas 6,7 segundos e atinge velocidade máxima de 249 km/h. É equipado de série com direção progressiva permanente, respostas mais diretas, facilitando as manobras ao estacionar.
Tecnologia
O destaque fica para o novo pacote de assistências ao condutor (ADAS) que, agora, possui nove itens de série. No lançamento em junho, o Volkswagen Jetta já contava com Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) e Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) na lista de assistências. Para 2023, a lista cresce, com sete novos integrantes:
– Assistente Ativo de Mudança de Faixa (Lane Assist): com o sistema em funcionamento, o GLI monitora a faixa em que o veículo se encontra e corrige o volante automaticamente, caso o motorista tenha uma distração e comece a invadir a outra pista. Vale mencionar que o motorista pode sobrepor a atuação do sistema utilizando o volante e o sistema não será ativo quando o motorista acionar a seta para efetuar a troca de faixa.
– Assistente de Condução Ativo (Travel Assist): diferentemente do Lane Assist (que atua somente para corrigir uma eventual distração), o sistema oferece mais conforto ao condutor ao manter o veículo centralizado na faixa de rodagem. Além disso, é possível configurar a velocidade do GLI e a distância em relação ao carro da frente. Caso o sistema detecte que o motorista não está com as mãos no volante, o GLI emite alertas sonoros e, no caso de falta de resposta do condutor, começa a reduzir a velocidade até sua parada total, quando acende o pisca-alerta.
– Assistente Traseiro de Saída: em manobras em marcha ré, como ao sair de uma vaga perpendicular, o sistema detecta outros veículos cruzando a traseira e emite alertas ao condutor. No caso do motorista não reagir a tempo, é acionada a frenagem automática, evitar uma possível colisão.
– Detector de Ponto Cego (Blind Spot Monitoring): já presente no Taos, os sensores em todo o perímetro do carro detectam veículos, motocicletas e/ou bicicletas no ponto cego do espelho retrovisor. Uma indicação visual é projetada nos espelhos retrovisores externos, indicando que o motorista não deve efetuar a troca de faixa. O volante do GLI também oferecerá maior resistência caso o condutor tente mudar de faixa nestas condições.
– Detector de Pedestres + Frenagem Autônoma: o radar frontal fica constantemente monitorando a via e também é capaz de detectar pedestres que estejam na rota do GLI, acionando a Frenagem Autônoma de Emergência quando necessário, visando diminuir o impacto ou até mesmo evitar uma colisão ou atropelamento.
No caso do VW Jetta GLI, uma proposta de design foi deixar o modelo com uma aparência mais baixa e dar uma atitude única ao sedã esportivo. Resulta em um visual exclusivo e em harmonia com a proposta do veículo.
Dirigibilidade
Versatilidade é parte do DNA do carro. Para uso na pista ou nas ruas, basta navegar entre os diferentes modos de condução (Eco, Comfort, Sport e Individual), configurando itens como assistência da direção elétrica, conjunto mecânico, ACC e climatização, permitindo para quem está atrás do volante um maior controle do desempenho do GLI, principalmente na entrega de potência e no refinamento de dirigibilidade.
O interior do Jetta GLI mescla dois elementos essenciais: esportividade e luxo. São destaques graças à seleção de acabamentos do painel e bancos, este com ajuste elétrico e memória para o motorista, e à combinação com a iluminação da cabine, com 10 opções de cores, e o teto-solar panorâmico de série.
Completando a experiência à bordo, a tecnologia segue um show à parte! O VW Play de 10,1” transforma a interação e conectividade com o carro, mantendo o controle de todas as funções, além da melhoria em conectividade com espelhamento de Apple Carplay e Android Auto sem fio. Há também um HD interno de 10 GB e opção de download de aplicativos nativos da VW Play Apps, além de modo vallet, entre outras funções.
O GLI segue com a oferta de cinco cores: Cinza Puro, Branco Puro, Preto Mystic, Vermelho Kings e Azul Rising. Em sua edição para 2023, o sedã tem versão única, sem opcionais.
Consumo
E para quem pensou que por ser potente seria o Jetta GLI um carrão gastão, um ledo engano. Abastecido com gasolina, a média de consumo de combustível é calculada em 9,9 km/l em percursos urbanos e 12,2 km/l no ciclo rodoviário.