Um segmento que vem atraindo cada vez mais compradores é o D-SUV, veículos de maior porte, com capacidade para acomodar bem a família, com até 7 lugares. É para qualquer um, é para todos, cabe bem as pessoas legais, os “malas” e as malas de todo o grupo.
E nesse quesito, a Jeep se saiu muito bem. Uma marca importante, conquistada com pouco mais de um ano de produção do modelo nacionalmente pernambucano. O modelo segue como líder absoluto do segmento D-SUV em 2023. Em 2022, ele liderou o segmento nos doze meses de 2022, conquistou a marca de 40 mil unidades produzidas desde o seu lançamento.
E este ano, em janeiro, emplacou 1.289 unidades. Garantiu, mais uma vez, a liderança da categoria, com 28% de fatia da categoria.
O Commander, que chegou ao mercado em agosto de 2021, é produzido no Polo Automotivo Stellantis de Goiana, em Pernambuco. É um carro sofisticado e perfeito para o dia a dia, sem perder a vocação off-road Jeep. Oferece aos clientes as opções de motorização turboflex ou diesel e versões 4×2 e 4×4, toda a força off-road que está no DNA da marca.
Recentemente, pelo Portal Carsughi, avaliamos a versão Limited Flex (R$ 242.990). Todas as versões flex do Commander utilizam o motor 1.3 turbo com 185 cv e 27,5 kgfm de torque, em câmbio automático de 6 marchas.
Sem dúvida, o espaço é o grande destaque no Commander e o consumo não chega a ser um pesadelo, mas deixa a desejar. Fez 7,8 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada com etanol. E ao trocar por gasolina, conseguimos um consumo de 10 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada.
Mas o que tem de bom, além da tecnologia que é igual ao Compass, é o maior espaço interno, Afinal, sete lugares representam mais conforto, versatilidade e até o amplo porta-malas, que, inclusive, é um dos maiores da categoria.
Há também muito conforto na dirigibilidade, graças às eficientes suspensões McPherson, que garantem suavidade sem deslocar os passageiros, filtrando as irregularidades frequentes de solo.
Outro destaque do Jeep Commander frente aos seus principais concorrentes é o Adventure Intelligence com Alexa-in-vehicle. Ele permite que o usuário se conecte ao seu veículo mesmo estando longe dele pelo app My Uconnect (disponível na Apple Store e Play Store) e pelo site.
Já no App, smartwatch e pela Alexa (Amazon), o cliente pode controlar diversas funções da plataforma como localização e status do veículo à distância, informações sobre o veículo e mapa inteligente, chamada de emergência no caso de algum acidente leve ou problema de saúde, entre muitas outras funções. No caso da Alexa in-vehicle, o cliente pode controlar funções externas diretamente do carro, como por exemplo acender uma luz da sala da sua casa, abrir o portão da garagem ou até mesmo incluir um item em uma lista de compras.
O Commander vem muito bem equipado de série em todas as versões com tecnologias de direção autônoma muito valorizadas por clientes do segmento premium. Traz controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão com frenagem automática, detecção de ponto cego e de tráfego cruzado, alerta de mudança de faixa, frenagem de emergência para pedestres, ciclistas ou motociclistas, detector de fadiga do motorista, reconhecimento de placas de velocidade, comutação automática de faróis e park assist. Para completar a melhor experiência a bordo, o Commander traz o sistema de som da marca premium Harman Kardon com 9 alto-falantes, subwoofer e 450 Watts de potência.
Sucesso de vendas e também entre a crítica especializada. O Jeep Commander já conquistou diversas premiações importantes. Entre as mais recentes, o Commander garantiu o Selo de Maior Valor de Revenda – Autos, na categoria “SUV Grande”, da Agência Autoinforme. Outra recente conquista de destaque do modelo foi como “Melhor SUV Médio” no importante Prêmio Mobilidade Estadão, no fim de 2022.
E para comemorar em grande estilo, o modelo da Jeep foi um dos destaques do Galo da Madrugada, o maior bloco carnavalesco do mundo.