A JAC Motors quer ser uma das referências no mercado de carros elétricos no País. Tanto é que no ano passado só lançou modelos eletrificados.
Um deles foi o JAC E-JS4, que fez sua estreia no mercado brasileiro. É um carro bonito, cheio de personalidade e que nas ruas atrai olhares não só pelo ineditismo das linhas, mas pelo design futurista, algo também pensado no concorrente asiático Sportage, da Kia Motors.
Testamos pelo Portal Carsughi o SUV médio, que aposta firmemente em design absolutamente contemporâneo, tecnologia e custo/benefício. Foi uma agradável surpresa ver a evolução dos modelos chineses, que após a parceria com o Grupo Volkswagen ganharam um upgrade de confiança e de qualidade no produto que entrega, inclusive no acabamento.
Quem continuar pensando preconceituosamente que o carro pode ser bom “mas é chinês” vai ficar surpreendentemente enganado. Pode até procurar um “mas”, porém essa contrariedade não vem. E esse modelo de SUV foi bem nos testes a que foi submetido.
Além do design bem insinuante e moderno, traz recursos tecnológicos high-end e melhorou muito o seu painel de instrumentos e a central multimidia. E tem valor muito competitivo, atualizado a R$ 242.900, ou seja, R$ 7 mil mais barato do que quando foi lançada sua primeira versão, em 2021.
A JAC Motors vem surfando na onda de consumidores que procuram um carro elétrico, de boa potência, muita economia e preço não tão salgado. Capaz de rodar 420 km com a carga completa, o que dá, em média, um consumo de 13 kWh por 100 km, o E-JS4 é um dos modelos elétricos mais eficientes.
Para recarregá-lo por completo, dá para “encher o tanque”, ou seja carregar por completo a bateria ao custo médio de tarifas de R$ 0,60 por kWh, desembolsando em casa R$ 7,80 a cada 100 km (equivalente a 1,3 litro de gasolina por 100 km). E se for num eletroposto de recarga, que conta atualmente com vários ainda em cortesia, como nos shoppings por exemplo, só paga o estacionamento e ainda pode rodar 420 km de autonomia.
O SUV médio 100% elétrico da JAC possui motor com 150 cv de potência e 34,7 kgfm de torque, o que garante desempenho empolgante, com aceleração e retomada vigorosas, quase como um veículo esportivo. E isso ocorre por conta do “torque plano”, isto é, você vai dispor do torque cheio desde o momento em que ligar o carro. Como resultado, vai de 0 a 100 km/h em apenas 7,5 segundos.
Design futurista
Quando foi desenhado no JAC Design Center, na Itália, contando com total supervisão da Volkswagen no desenvolvimento, o SUV trouxe as necessidades de uso de um modelo médio, incluindo o design agressivo e contemporâneo a diversos detalhes de acabamento que denotam uma classe superior.
O E-JS4 adota um visual dianteiro com grupo ótico, dividido em dois segmentos, cabendo às estreitas lanternas a função de acomodar as luzes diurnas em LED (sistema DRL de série). Com um formato de “V” invertido, elas dão autenticidade. Ao centro, a grade é larga, proeminente, de corte reto, como convém a um SUV imponente. Nas extremidades dessa grade, o complemento do grupo ótico traz os faróis.
Na lateral, o JAC E-JS4 recebeu rodas de novo desenho, que é justamente o que o diferencia do T60 Plus, versão com motor térmico. Já a traseira exibe o mesmo detalhe orgânico que forma o “V” invertido das lanternas da frente, onde o desenho do conjunto ótico adota uma extremidade apontada para baixo. Para unir as duas lanternas traseiras, inclusive, o departamento de Design da marca fez uso de uma régua reflexiva entre elas.
Interior sofisticado
Toda a parte interna do E-JS4 foi redesenhada a partir do modelo que serviu de base. O quadro de instrumentos Digital Active Info Display, com tela de TFT, oferece três modos de apresentação, selecionados por um botão no volante de direção. Como diferencial de acabamento, o JAC E-JS4 incorpora molduras em black piano que envolvem o painel frontal, compondo um cenário visivelmente de bom gosto com as superfícies revestidas em couro (soft touch). O módulo de climatização possui central touch.
O volante de direção é multifuncional: o motorista do modelo 100% elétrico praticamente não tira as mãos do volante para as operações mais usuais: comando das funções do rádio, tecla para atender o telefone celular, acionamento do cruise control (controlador de velocidade) e controles do computador de bordo são funções ao alcance das duas mãos. Bancos e laterais de portas também são revestidos em couro, sendo que a poltrona do motorista possui ajustes elétricos. O teto solar panorâmico finaliza o pacote de conveniências do modelo.
Central multimídia
Com tela multimídia de 10,25 polegadas centralizada no alto do painel de instrumentos, o E-JS4 incorpora todos os recursos de conectividade mais modernos do segmento, inclusive compatibilidade para AndroidAuto e Apple CarPlay. Incorpora câmera 360 graus e câmera de ré, além de conexão Bluetooth, leitor de MP3 e entrada USB.
Equipamentos de série
O modelo trazido pela JAC Motors é completo, pressupondo-se o alto grau de exigência de um cliente que adquire um modelo na faixa de R$ 250 mil. Sem opcionais, ele vem dotado de diversos equipamentos de série:
• Ar-condicionado Automático e Digital
• Cruise Control com comandos no volante
• Lâmpadas halógenas
• Faróis com regulagem elétrica de altura do facho
• Faróis com “Follow Me Home”
• DRL (LED diurno)
• Faróis de neblina (dianteira)
• Lanterna de neblina (traseira)
• Brake-light
• Alças de segurança dianteiras e traseiras
• Para-sol com espelho iluminado (motorista e passageiro)
• Retrovisor interno antiofuscante
• Bancos revestidos em couro ecológico
• Seis air bags
• Portas com barras de proteção lateral
• Aviso de cinto não acoplado
• Freio ABS com EBD
• BAS – Brake Assist System (assistente para frenagens de pânico)
• BOS – Brake Overide System (pedal “inteligente” de freio)
• HSA – Hill Start Assist (assistente de partida em rampas)
• TPMS – Tire Pressure Monitoring System (sistema de monitoramento da pressão dos pneus)
• ESP e TCS – Controle Eletrônico de Tração e Estabilidade
• Sensor de capô aberto
• Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro
• Câmera de ré
• Entradas USB no console central do painel e no banco traseiro
• Isofix