Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
FordIndustria Automobilistica

Chega ao Brasil a picape Ford F-150, ícone líder de mercado há 46 anos

por Claudia Carsughi 14/02/2023
por Claudia Carsughi 14/02/2023
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Ford F-150 Lariat

Ford F-150 Lariat (Foto: Divulgação/Ford)

A Ford é reconhecida como a marca líder de mercado de picapes nos Estados Unidos. E o Brasil, como grande consumidor desse produto, não poderia ficar de fora.

Dessa forma, ao lado da Ranger e da Maverick, a partir de 14 de fevereiro chega para pré-venda a F-150, para ampliar a família Raça Forte e formar a linha mais completa do segmento. Entre outras exclusividades, é a única com carroceria feita em liga de alumínio ultrarresistente, que aumenta a rigidez e reduz em cerca de 200 kg o peso total do veículo.

“É uma grande satisfação lançar no Brasil a F-150, o produto que melhor simboliza a autoridade e liderança global da Ford em picapes”, diz Daniel Justo, presidente da Ford América do Sul. “Ela é o maior ícone da Série F, que ao longo de suas 14 gerações construiu um legado impressionante de inovação, tecnologia e confiabilidade, liderando tendências e antecipando os desejos dos clientes.”

A Ford optou por trazer a F-150 em duas versões que acredita serem o foco do consumidor brasileiro: a Lariat, mais esportiva e a Platinum, mais sofisticada, ambas equipadas com motor V8 5.0, transmissão automática de 10 marchas, tração 4×4, pacote off-road FX4 e oito modos de condução.

Ford F-150 Lariat

Ford F-150 Lariat (Foto: Divulgação/Ford)

Em seu interior, ela traz painel 100% digital de 12 polegadas, teto solar panorâmico, som premium da Bang & Olufsen e ajuste elétrico com memória para os bancos, volante e pedais. A caçamba, líder em capacidade, tem tampa com acionamento elétrico para abertura e fechamento, escada de acesso, tomada de 110 volts, iluminação em LED e proteção do tipo “spray-in”, mais durável e resistente.

A F-150 também é a primeira no Brasil a trazer o SYNC 4, sistema multimídia e de conectividade de nova geração, com conexão sem fio para Apple CarPlay e Android Auto. Os sistemas de iluminação e câmeras externas 360º são outras inovações da picape.

Seu design traz um capô elevado, grade ampla e rodas de 20” calçadas com pneus all-terrain Hankook 275/65 R20. O conjunto óptico de LED, com farol alto automático e conversão dinâmica em curvas, cria uma assinatura que garante fácil identificação da picape mesmo em ambientes escuros.

A carroceria tem dimensões amplas – com 5.880 mm de comprimento, 1.960 mm de altura e 2.090 mm de largura – e volumes bem distribuídos, herdados de outras gerações.

Ford F-150 Platinum

Ford F-150 Platinum (Foto: Divulgação/Ford)

A versão Lariat, com proposta esportiva, possui acabamento escurecido nas rodas, grade, maçanetas e retrovisores. Já a Platinum entrega um pacote voltado para o luxo e refinamento, com itens cromados de acabamento brilhante ou acetinado. O aplique metálico na tampa da caçamba traz em destaque o nome da versão, deixando claro tratar-se da série mais requintada do modelo.

“O interior da F-150 combina formas e materiais com texturas diferentes, como couro, filme metálico e costuras diferenciadas para criar um ambiente de grande harmonia e requinte, contrastando com o tom escuro do painel, do teto e dos bancos. E também foi projetado para oferecer muita praticidade”, diz Ricardo Sugimoto, supervisor de Design da Ford América do Sul.

A F-150 Lariat conta com detalhes em tom avermelhado no painel, nas laterais e no console. A versão Platinum traz detalhes e costuras dos bancos em tom terroso, pequenas placas com o nome da versão e o oval Ford prateado no volante.

No console central, a manopla de câmbio 100% retrátil permite criar uma mesa de apoio para equipamentos, como laptops. Externamente, o estribo com assistência elétrica é acionado automaticamente ao se aproximar com a chave, como uma saudação de boas-vindas.

Em ambas as versões o sistema de som é B&O, de altíssima qualidade, com subwoofer na traseira e um total de oito alto-falantes na Lariat e 18 na Platinum.

A F-150 Lariat estará disponível em seis cores: vermelho Zadar, cinza Torres, preto Orvalho, cinza Avalanche, preto Vesúvio e branco Nur. E a versão Platinum conta ainda com mais duas opções: cinza Glasgow e azul Mônaco.

Ford F-150 Platinum

Ford F-150 Platinum (Foto: Divulgação/Ford)

O motor é o mais potente da categoria, o conhecido Coyote V8 5.0 a gasolina da F-150, que entrega 405 cv (@ 6.000 rpm) e torque de 56,7 kgfm (@ 4.250 rpm), acoplado ao câmbio automático de dez marchas, com opção de trocas manuais. Vale ressaltar que é o mesmo conjunto usado no Mustang, com uma calibração adaptada para picapes, proporcionando desempenho de um esportivo, com aceleração de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos, com consumo de 6,3 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada, o que permite uma autonomia de mais de 1.000 km com o tanque estendido de 136 litros.

A F-150 tem oito modos de condução: Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio, Neve intensa/Areia, Lama/Terra, Rocha/Avanço lento e Rebocar/Transportar. Eles alteram parâmetros como trocas de marcha, aceleração, peso da direção e controle de estabilidade e tração para oferecer a melhor resposta em cada situação.

A caçamba comporta 1.370 litros e possui a maior capacidade de carga do segmento: 728 kg na versão Lariat e de 681 kg na Platinum. Ambas podem rebocar 3.515 kg e já vêm com receptor de engate e preparação elétrica para trailer, controle de freio e de oscilação de reboque. Além disso, contam com o assistente de reboque Pro Trailer, recurso exclusivo com câmera que facilita a direção até para quem não tem experiência nesse tipo de manobra.

O quesito segurança é composto por oito airbags (dianteiros, laterais, de cortina e de joelhos dianteiros), piloto automático adaptativo com Stop & Go, assistente de manutenção e centralização na faixa, assistente autônomo de frenagem e detecção de pedestres, assistente de descida, sistema de monitoramento de ponto cego com cobertura de reboque, câmera traseira com detecção de objetos e os exclusivos assistentes de manobras evasivas e cruzamentos.

Conforme divulgado pela Ford, os preços das versões no Brasil serão:

Ford F-150 Lariat – R$ 470.000,00
Ford F-150 Platinum – R$ 490.000,00

f-150f-150 lariatf-150 platinumFordPicape
Claudia Carsughi

Claudia é Psicóloga por formação e atua no Jornalismo há mais de 20 anos. Filha do Claudio, resolveu dar continuidade à sua brilhante carreira alimentando as colunas de Automobilismo do Portal.

Anterior
Avaliação: Novo VW Virtus mantém preço e quer concorrer com Corolla
Próximo
Técnico do Cruzeiro aponta que a equipe assumirá protagonismo no futebol brasileiro no longo prazo

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência