A Ford é reconhecida como a marca líder de mercado de picapes nos Estados Unidos. E o Brasil, como grande consumidor desse produto, não poderia ficar de fora.
Dessa forma, ao lado da Ranger e da Maverick, a partir de 14 de fevereiro chega para pré-venda a F-150, para ampliar a família Raça Forte e formar a linha mais completa do segmento. Entre outras exclusividades, é a única com carroceria feita em liga de alumínio ultrarresistente, que aumenta a rigidez e reduz em cerca de 200 kg o peso total do veículo.
“É uma grande satisfação lançar no Brasil a F-150, o produto que melhor simboliza a autoridade e liderança global da Ford em picapes”, diz Daniel Justo, presidente da Ford América do Sul. “Ela é o maior ícone da Série F, que ao longo de suas 14 gerações construiu um legado impressionante de inovação, tecnologia e confiabilidade, liderando tendências e antecipando os desejos dos clientes.”
A Ford optou por trazer a F-150 em duas versões que acredita serem o foco do consumidor brasileiro: a Lariat, mais esportiva e a Platinum, mais sofisticada, ambas equipadas com motor V8 5.0, transmissão automática de 10 marchas, tração 4×4, pacote off-road FX4 e oito modos de condução.
Em seu interior, ela traz painel 100% digital de 12 polegadas, teto solar panorâmico, som premium da Bang & Olufsen e ajuste elétrico com memória para os bancos, volante e pedais. A caçamba, líder em capacidade, tem tampa com acionamento elétrico para abertura e fechamento, escada de acesso, tomada de 110 volts, iluminação em LED e proteção do tipo “spray-in”, mais durável e resistente.
A F-150 também é a primeira no Brasil a trazer o SYNC 4, sistema multimídia e de conectividade de nova geração, com conexão sem fio para Apple CarPlay e Android Auto. Os sistemas de iluminação e câmeras externas 360º são outras inovações da picape.
Seu design traz um capô elevado, grade ampla e rodas de 20” calçadas com pneus all-terrain Hankook 275/65 R20. O conjunto óptico de LED, com farol alto automático e conversão dinâmica em curvas, cria uma assinatura que garante fácil identificação da picape mesmo em ambientes escuros.
A carroceria tem dimensões amplas – com 5.880 mm de comprimento, 1.960 mm de altura e 2.090 mm de largura – e volumes bem distribuídos, herdados de outras gerações.
A versão Lariat, com proposta esportiva, possui acabamento escurecido nas rodas, grade, maçanetas e retrovisores. Já a Platinum entrega um pacote voltado para o luxo e refinamento, com itens cromados de acabamento brilhante ou acetinado. O aplique metálico na tampa da caçamba traz em destaque o nome da versão, deixando claro tratar-se da série mais requintada do modelo.
“O interior da F-150 combina formas e materiais com texturas diferentes, como couro, filme metálico e costuras diferenciadas para criar um ambiente de grande harmonia e requinte, contrastando com o tom escuro do painel, do teto e dos bancos. E também foi projetado para oferecer muita praticidade”, diz Ricardo Sugimoto, supervisor de Design da Ford América do Sul.
A F-150 Lariat conta com detalhes em tom avermelhado no painel, nas laterais e no console. A versão Platinum traz detalhes e costuras dos bancos em tom terroso, pequenas placas com o nome da versão e o oval Ford prateado no volante.
No console central, a manopla de câmbio 100% retrátil permite criar uma mesa de apoio para equipamentos, como laptops. Externamente, o estribo com assistência elétrica é acionado automaticamente ao se aproximar com a chave, como uma saudação de boas-vindas.
Em ambas as versões o sistema de som é B&O, de altíssima qualidade, com subwoofer na traseira e um total de oito alto-falantes na Lariat e 18 na Platinum.
A F-150 Lariat estará disponível em seis cores: vermelho Zadar, cinza Torres, preto Orvalho, cinza Avalanche, preto Vesúvio e branco Nur. E a versão Platinum conta ainda com mais duas opções: cinza Glasgow e azul Mônaco.
O motor é o mais potente da categoria, o conhecido Coyote V8 5.0 a gasolina da F-150, que entrega 405 cv (@ 6.000 rpm) e torque de 56,7 kgfm (@ 4.250 rpm), acoplado ao câmbio automático de dez marchas, com opção de trocas manuais. Vale ressaltar que é o mesmo conjunto usado no Mustang, com uma calibração adaptada para picapes, proporcionando desempenho de um esportivo, com aceleração de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos, com consumo de 6,3 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada, o que permite uma autonomia de mais de 1.000 km com o tanque estendido de 136 litros.
A F-150 tem oito modos de condução: Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio, Neve intensa/Areia, Lama/Terra, Rocha/Avanço lento e Rebocar/Transportar. Eles alteram parâmetros como trocas de marcha, aceleração, peso da direção e controle de estabilidade e tração para oferecer a melhor resposta em cada situação.
A caçamba comporta 1.370 litros e possui a maior capacidade de carga do segmento: 728 kg na versão Lariat e de 681 kg na Platinum. Ambas podem rebocar 3.515 kg e já vêm com receptor de engate e preparação elétrica para trailer, controle de freio e de oscilação de reboque. Além disso, contam com o assistente de reboque Pro Trailer, recurso exclusivo com câmera que facilita a direção até para quem não tem experiência nesse tipo de manobra.
O quesito segurança é composto por oito airbags (dianteiros, laterais, de cortina e de joelhos dianteiros), piloto automático adaptativo com Stop & Go, assistente de manutenção e centralização na faixa, assistente autônomo de frenagem e detecção de pedestres, assistente de descida, sistema de monitoramento de ponto cego com cobertura de reboque, câmera traseira com detecção de objetos e os exclusivos assistentes de manobras evasivas e cruzamentos.
Conforme divulgado pela Ford, os preços das versões no Brasil serão:
Ford F-150 Lariat – R$ 470.000,00
Ford F-150 Platinum – R$ 490.000,00