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Industria AutomobilisticaVolkswagen

Avaliação: Novo VW Virtus mantém preço e quer concorrer com Corolla

por Claudia Carsughi 12/02/2023
por Claudia Carsughi 12/02/2023
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A marca Volkswagen sempre foi uma referência quando falamos de sedãs. Importantes nomes fizeram sua história, como Santana, Passat e Jetta e, atualmente, Jetta GLI e Virtus continuam essa tradição. Para continuar sendo sucessos, estão totalmente renovados.

E, de olho no mercado de sedãs da categoria acima, onde está posicionado o líder Toyota Corolla, a VW mexeu no Virtus, passando a oferecer um carro maior, mais espaçoso, confortável e também, mais bonito. Hoje ele oferece o maior espaço interno da categoria com itens de série como painel de instrumentos digital, carregador de celular por indução e volante multifuncional. Outra importante mudança foi receber para todas as versões motores turbo, 100% TSI, nas versões 170 TSI, 200 TSI e 250 TSI. O 170 TSI vem com câmbio manual ou automático para a versão de entrada; o 200 TSI para as versões Comfortline e Highline; e o 250 TSI, especialmente para a nova versão Exclusive.

O design foi cuidadosamente redesenhado pelo setor de design comandado por Pavone, que mostrou as principais mudanças: o carro agora tem uma frente mais alta, faróis e lanternas em FULL LED em todas as versões, um para-choque sofisticado com lanternas em LED com nova assinatura que invade a tampa do porta-malas com emblema centralizado.

Novo VW Virtus

Foto: Divulgação/VW

Todas as versões receberam novas rodas, especialmente a versão topo de linha, com design diamantado de 17 polegadas. A pintura especial Azul Biscay é novidade na paleta de cores, acompanhando as outras quatro opções disponíveis: Branco Cristal, Cinza Platinum, Preto Ninja e Prata Sirius.

No interior, o painel recebeu revestimentos com costuras duplas, assim como os acabamentos de porta. Os bancos são totalmente novos, em couro a partir da versão Comfortline, e com detalhes na cor Marrom Mocca na topo de linha Highline. O volante multifuncional tem mesmo acabamento, mas na cor preta; por fim, a manopla de câmbio tem detalhe iluminado, assim como os SUVs T‑Cross e Taos.

Os passageiros do banco traseiro ficam livres para ocupar os 960 mm de espaço para as pernas e os 952 mm de espaço para cabeça. E contam também com saída de ar-condicionado e outras duas entradas USB-C. Atrás dos bancos são 521 litros de capacidade (VDA) no porta-malas, o maior do segmento.

Novo VW Virtus

Foto: Divulgação/VW

A central multimídia VW Play, de 10,1 polegadas, o painel de instrumentos 100% digital de 10,25 polegadas, e o ar-condicionado Climatronic Touch compõe a ilha digital do Novo Virtus. De série em todas as versões, o sedã ganhou carregador de celular por indução e duas entradas USB-C.

E o item segurança foi incrementado, oferecendo de série ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo) e AEB (Frenagem Autônoma de Emergência) para as versões com câmbio automático. Além desses itens, traz a função frenagem de manobra, seis airbags, detector de fadiga, sistema de frenagem pós-colisão, XDS+, sistema exclusivo da VW que utiliza as pinças de freio dianteiras para oferecer mais aderência em curvas, controlando a entrega de potência, e o BSW, função que atua reduzindo automaticamente a película de água nos discos dianteiros em dias de chuva, permitindo melhor desempenho de frenagem em piso molhado.

Novo VW Virtus

Foto: Divulgação/VW

O Novo Virtus estará disponível nas versões 170 TSI, Comfortline e Highline a partir de março em todas as concessionárias do Brasil e a versão Exclusive chegará ainda no primeiro semestre de 2023.

E a estratégia mais agressiva da marca foi manter o mesmo preço para as versões já existentes, tendo incrementado a segurança e a tecnologia dos mesmos.

Os preços são:

Virtus 170 TSI MT5: R$ 103.990
Virtus 170 TSI AT6: R$ 112.990
Virtus Comfortline 200 TSI AT6: R$ 121.990
Virtus Highline 200 TSI AT6: R$ 130.030
Virtus Exclusive 250 TSI AT6: R$ 144.990

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Claudia Carsughi

Claudia é Psicóloga por formação e atua no Jornalismo há mais de 20 anos. Filha do Claudio, resolveu dar continuidade à sua brilhante carreira alimentando as colunas de Automobilismo do Portal.

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Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

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