A Volkswagen lançou essa semana o Polo 2023 na versão GTS, a mais esportiva e completa da marca, às vésperas do aniversário de 40 anos de uma história de esportividade da linha GTS, inaugurada em 1983 pelo Passat GTS.
Com visual mais imponente e agressivo, a frente é o grande destaque da mudança de visual. Os faróis agora são equipados com a tecnologia IQ.Light, LED Matrix que recebem dois canhões de luz, DRL (Daytime Running Lights) duplo e a conhecida linha de luz na grade, assim como a tecnologia presente no SUV Taos.
Ainda nos novos para-choques, o emblema GTS na grade superior acompanha o detalhe vermelho que cruza a dianteira de ponta a ponta, característica tradicional da linha GTS, já presente no Passat GTS Pointer de 1983. Na parte inferior, a tomada de ar agora conta iluminação auxiliar em LED e novo desenho mais agressivo, em estilo de colmeia.
Na parte de trás, os novos para-choques recebem um novo difusor, com detalhe pintado na cor do carro e saída dupla de escapamento. O emblema GTS está centralizado, abaixo do novo logo da Volkswagen. As lanternas possuem assinatura exclusiva em LED para a versão esportiva.
Falando ainda da parte exterior, o GTS traz aerofólio esportivo exclusivo, retrovisores em preto piano e rodas de 18 polegadas pretas com acabamento diamantado, assim como as famosas rodas “Snow Flake” do clássico Passat GTS Pointer.
O Polo GTS é oferecido em cinco cores: as sólidas Preto Ninja e Branco Cristal; as metálicas Cinza Platinum e Prata Sirius; e a especial Vermelho Sunset pelo preço de R$ 145.790.
Cockpit de um esportivo moderno
Na parte interna, a cabine do Polo GTS tem teto e acabamentos em preto, costuras em vermelho no volante multifuncional, nos bancos esportivos inteiriços com emblema GTS e no novo detalhe do painel revestido em couro.
No console central, a nova manopla de câmbio acompanha detalhe exclusivo em vermelho, carregador por indução, duas entradas USB-C (e outras duas no banco traseiro) e o ar-condicionado digital Climatronic Touch, com saída de ar para os ocupantes no banco de trás.
Quanto à conectividade, ele usa a central multimídia VW Play, de 10,1 polegadas, que recebeu uma roupagem esportiva, com interface em vermelho. Através dela, o motorista pode alternar entre os modos de condução (Eco, Normal, Sport e Individual), exclusivo da versão GTS, além de desativar o controle de tração (ASR), abrir o porta-malas, entre outras funções.
O painel de instrumentos é 100% digital de 10,25 polegadas, o Active InfoDisplay, completa a ilha tecnológica da cabine, que também recebe grafismos e design exclusivos em vermelho dos modelos esportivos da marca.
Motor
O Polo GTS conta com motor 1.4 turbo 250 TSI, quatro cilindros, que entrega 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, já disponíveis a 1.500 rpm.
A ele está acoplada a transmissão automática de seis velocidades com conversor de torque que conta com modo manual, permitindo troca de marchas pela manopla ou utilizando as aletas atrás do volante. O propulsor completa o 0 a 100 km/h em 8,3 segundos e alcança os 206 km/h.
Com pneus de medida 205/45 R18, a dianteira recebe discos ventilados de 276 mm e, na traseira, discos sólidos de 230 mm. Exclusivo no segmento, o GTS, assim como toda a linha do Novo Polo, possui sistema BSW, que atua reduzindo automaticamente a película de água nos discos dianteiros em dias de chuva, permitindo melhor desempenho de frenagem em piso molhado.