A montadora chinesa GWM (Great Wall Motors) chegou ao Brasil no ano passado e pudemos visitar suas instalações na cidade de Iracemápolis (SP), antiga fábrica da Mercedes-Benz. Lá foram anunciados alguns lançamentos para 2023 e acabou de chegar ao Brasil, no porto de Vitória (ES), o primeiro lote do crossover coupé híbrido Haval H6 GT com 41 unidades.
A marca optou por iniciar trazendo a versão esportiva, o Haval H6 GT com estilo de SUV coupé. Ele é um híbrido plug-in, com motor 1.5 turbo que produz uma aceleração de 0 a 100 km/h abaixo dos 5 segundos. Segundo a marca, ele funciona na maior parte de tempo no modo elétrico, com dois motores (um em cada eixo) que permite que o carro tenha 170 km de autonomia no ciclo NBR, graças à bateria de 34 kWh.
Essa versão que desembarcou aqui é uma versão criada exclusivamente para nosso mercado, com design e powertrain pensados para nosso público. Ela é a GT e traz pinças de freio e emblema GT na cor vermelha, todos os logotipos pretos na tampa traseira e emblema Haval com fundo preto na grade frontal.
Na parte interna, os acabamentos simulam fibra de carbono e o revestimento dos bancos é em tecido suede nos bancos, portas, console e painel. Uma novidade é a presença de uma câmera que faz o reconhecimento facial.
A GWM passa a oferecer, com a chegada do Haval H6 GT, três opções de produto: o SUV H6 Premium nas versões HEV (híbrido tradicional) e PHEV (híbrido plug-in), além do crossover coupé H6 GT (híbrido plug-in).
O lançamento do Haval H6 GT acontecerá no primeiro trimestre do ano no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP).
A partir de agora, está programada a chegada de mais lotes do Haval H6 Premium e Haval H6 GT que terão pré-venda já no primeiro trimestre.
Para quem ainda não conhece o grupo GWM, trata-se da maior empresa automotiva chinesa de capital 100% privado e é a quarta maior fabricante mundial de picapes médias, segmento que ela lidera na China há 24 anos consecutivos, onde tem uma participação acima de 50%. A montadora também é líder de vendas entre os SUVs médios no maior mercado do mundo por 11 anos. A empresa tem uma atuação global que envolve mais de 60 países, 70 mil funcionários e oito centros de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) ao redor do mundo.
A GWM anunciou quando chegou que vai investir nos próximos 10 anos mais de R$ 10 bilhões na sua operação no Brasil, que terá apenas SUVs e picapes eletrificados e conectados. A fábrica da GWM em Iracemápolis (SP) terá sistema de produção inteligente e capacidade de produção instalada de 100 mil veículos por ano.