Quando chegou ao mercado, a Jeep Gladiator já trazia na caçamba o status de picape mais cara e mais off-road do Brasil. Derivada do Jeep Wrangler, começou a ser vendida nas concessionárias por nada menos que um pouco mais de meio milhão de reais. Literalmente, R$ 515.913.
É a única picape no país que oferece uma experiência “conversível”. A Jeep Gladiator Rubicon tem portas e teto que podem ser removíveis, enquanto o para-brisa, feito com moldura de alumínio, pode ser rebatido – basta dobrar as alças e prendê-lo nos ganchos do capô. Tudo isso para garantir uma total imersão e conexão com a natureza nas aventuras.
Então, se é considerada por esse status de riqueza para quem a ostenta, é natural que esperamos a melhor condução, dirigibilidade, luxo, recheada de tecnologia e segurança. Seria algo assim como a mais capaz de enfrentar o fim do mundo, desafios extremos que nenhuma outra picape conseguiria sobreviver.
Desafios
Até que podemos pensar isso mesmo sobre a autêntica capacidade off-road Jeep, mas se levarmos a experiência de uso misto em trechos urbanos se assimila mais a um caminhão de pequeno porte, difícil de passar por trânsito pesado. E mesmo se quiser ir a um supermercado para as compras mensais ou mesmo carregar uma escrivaninha ou uma mesa já não sabemos se vale tanto a pena assim. É dura até mesmo para um simples trocar de alavanca 4×4 para 4×2.
O motor é forte. Nada menos do que o 3.6L V6 a gasolina, capaz de gerar 284cv de potência 347 Nm de torque. Trabalha associado a um câmbio automático de 8 marchas.
No transito pesado do dia a dia, ela é quase um guincho rústico, mas se você quer passar pedra sobre pedra em estradas difíceis, íngremes e similares ao que vemos nos ralis, então esse desafio é bem aceito.
Com a robusta tração 4X4 Rock-Trac supera rochas e rios. E ainda pode carregar excelentes 1.000 litros de volume de carga e mais de 3 toneladas de capacidade de reboque.
Design
Inspirada no modelo lançado há 60 anos, a picape Jeep Gladiator tem no visual uma releitura do design da marca, cuidadosamente trabalhada para equilibrar modernidade e a preservação de características inconfundíveis da identidade Jeep.
Um bom exemplo é a lendária grade de sete fendas presente aqui, só que em uma versão mais larga para aumentar o fluxo de ar e ajudar o motor, aspecto importante com o incremento da capacidade de reboque. Já a parte superior da grade fica suavemente inclinada, para melhorar a aerodinâmica.
Faróis dianteiros e de neblina de LED proporcionam uma nítida luz branca e enriquecem o estilo do Gladiator, enquanto as luzes de circulação diurna (DRL) formam uma auréola ao redor dos faróis.
Atrás, as tradicionais lanternas quadradas ladeiam a tampa traseira, que conta com trava elétrica e três posições de abertura. E por falar na traseira, vale mencionar que a concepção da caçamba levou em conta não somente o aspecto visual, mas a aplicação de soluções inteligentes e funcionais, além da racionalização do espaço.
Entretenimento
O sistema de infotainment é outro ponto de destaque. Ele conta com a multimídia Uconnect de 8,4” com Apple CarPlay e Android Auto, além de quadro de instrumentos digital de 7 polegadas, conectores USB do tipo A e C, sistema de áudio premium Alpine com nove alto-falantes, barra de som traseira fixadas na estrutura do teto, subwoofer e amplificador de 552 Watts.
Além do sistema de som, o veículo ainda conta com uma caixa de som portátil Bluetooth de 10 x 5,5 x 2,75” ultra resistente, que fica escondida atrás do banco traseiro. Os botões de controle permitem o controle de volume, reprodução, pausa e emparelhamento. Dotada de porta de carregamento USB e entrada de cabo auxiliar, essa caixa portátil extra resiste tanto à poeira quanto à água – não por acaso, um acessório perfeito para aventuras na natureza.
Segurança
Um veículo capaz de encarar desafios extremos tem a segurança como exigência inquestionável, e como não poderia ser diferente, a picape Gladiator Rubicon é muito bem servida também nesse quesito. O pacote dispõe de mais de 70 itens de segurança, incluindo piloto automático adaptativo, monitoramento de pontos cegos, aviso de colisão frontal com frenagem de emergência, detector de tráfego cruzado, controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento traseiro e airbags frontais e laterais, entre outros.
Para completar, o habitáculo apresenta bancos revestidos em couro, além de porta-luvas e um porta-objetos com chaves, que fica posicionado sob o banco traseiro, e um sistema de escoamento de água para lavagem interna – útil após aventuras na lama.
Preço e Garantia
A nova picape Gladiator 2022 tem garantia de 3 anos e está disponível em todas as concessionárias Jeep do país com preço sugerido de:
– Brasil (exceto estado de SP) – R$ 499.990
– São Paulo – R$ 515.913