Sucesso na Europa desde seu surgimento, em 4 de julho de 1957, o Fiat 500 já vendeu mais de quatro milhões de unidades do modelo original e mais de dois milhões após seu relançamento em 2007, totalizando mais de seis milhões de unidades comercializadas.
Após a Segunda Guerra Mundial, a Europa precisava voltar a olhar para a mobilidade urbana, porém com enormes restrições econômicas. Assim, na Alemanha surgiu o Fusca e, na Itália, o Fiat 500. Carros pequenos, baratos de custo e manutenção, fizeram sucesso pois entregaram o que o momento precisava. O Fiat 500 foi lançado com motor de 479 cm3 e dois cilindros, entregando 13 cavalos de potência.
Aliás, para quem não sabe a origem do nome, ela vem exatamente do motor, que era de quase 500 cv, por isso, “cinquecento”, em italiano. A primeira versão tinha as maçanetas no meio, na altura da coluna B pois as portas abriam para a frente.
Em 2007 passou por uma remodelagem e foi relançado, com o design muito próximo do atual. Em 2009 foi a vez do Brasil tê-lo disponível, com novidades como direção elétrica Dual Drive, ar-condicionado digital, sete airbags e ESP (sistema eletrônico de estabilidade). Além disso, foi o primeiro modelo a oferecer no Brasil o sistema Hill Holder, sete airbags de série e foi o primeiro carro de 3,55 metros a receber 5 estrelas do EuroNCAP.
E, como o mundo caminha para a eletrificação, o pequeno notável não podia ser deixado de lado e assim surgiu o Fiat 500e (criado pelo brilhante engenheiro Claudia Demaria), 100% elétrico, desenvolvido sobre a nova plataforma Mini EV. Com autonomia de até 320 km, seu motor elétrico entrega 87 kW, equivalente a 118 cv de potência a 4.200 rpm, com torque de 220 Nm. Como todo carro elétrico, o torque é entregue imediatamente, o que permite que ele faça de 0 a 100 km/h em 9 segundos e com uma retomada de 60km/h a 100 km/h em 4,8 segundos.
Com novo design, pela primeira vez não traz na grade frontal o logotipo da Fiat, ocupando-a com o nome 500. Na parte interna traz couro em duas cores, espaço para quatro pessoas e oferece três diferentes modos de condução, para permitir ao motorista escolher se quer guiar com tranquilidade ou se precisa ficar de olho na economia de bateria.