No mês de outubro, noticiamos aqui o fim da era Gol. E, para comemorar o fim, a Volkswagen lançou o Gol Last Edition, uma edição especial e limitada, em cor única que se esgotou em pouco tempo, mostrando que ele ainda teria fôlego.
Inclusive, quem fez o primeiro teste do Gol há 42 anos foi Carsughi, que na época trabalhava na revista Quatro Rodas e foi em clima de absoluto sigilo que fez com que o Gol estreasse na capa da revista. E para fazer o encerramento do Gol, no mês de novembro, Carsughi foi convidado a fechar a história desse ícone, passando a bola para o substituto Polo Track, que estará disponível em breve. Aqui, o vídeo completo que conta essa emocionante história.
O Gol foi o produto mais vendido do nosso mercado com quase 7 milhões de unidades desde 1980. Número gigante perante a concorrência, como 3 milhões do Fusca e 3,2 milhões do Fiat Uno. Isso explica o porquê dele, mesmo a Volkswagen tendo encerrado a produção, foi o carro mais vendido na primeira quinzena de dezembro. Quem atesta esses números é a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), em consulta feita hoje ao site. O VW Gol foi o carro mais vendido do mês de dezembro até hoje, com 5.282 unidades comercializadas, contra 4.701 do Chevrolet Onix e 4.438 do Chevrolet Tracker.
Fica aqui o registro de que nem toda história que acaba, aponta a morte de um produto, mas sim uma decisão estratégica olhando para o futuro, buscando continuar com um novo produto vencedor, grande desafio assumido pela Volkswagen. As vendas do novo Polo Track dirão se a decisão foi acertada!