A Ford mudou radicalmente sua estratégia no Brasil quando decidiu fechar as fábricas e sair do Brasil. Foi um momento de muito desconforto e dúvidas, especialmente pelo número de demissões que isso acarretaria. Mas após divulgação feita hoje de seu balanço anual, constata-se que a estratégia estava certa.
O presidente da Ford América do Sul, Daniel Justo, informou que a Ford já soma cinco trimestres consecutivos de lucratividade, apontando que estão no caminho certo e com fôlego para continuar investindo em produtos, inovação, serviços e experiências cada vez melhores.
As ações tomadas nesse ano de 2022, como o lançamento da Maverick, da Ranger FX4 e da Transit Furgão, levaram a marca a resultados positivos e a prêmios, como aconteceu anteontem na Premiação Carsughi L’Auto Preferita 8ª edição em que a Maverick foi eleita “Melhor picape intermediária”, desbancando a líder Fiat Toro e com o Mustang Mach 1 como melhor “Automóvel de Passeio Premium/Luxo”.
E para 2023 a marca confirmou, dentro de sua agenda de eletrificação, a chegada da Maverick Hybrid, o Mustang Mach-E e a E-Transit.
“Para a Ford, o nome do jogo em 2023 é crescimento. E, para isso, estamos trazendo esses produtos para competir em segmentos em que antes não estávamos presentes”, disse Daniel Justo.
A previsão da empresa é de crescimento do mercado automotivo em 2023, chegando a aproximadamente 2,2 milhões de unidades. E o plano da Ford é crescer acima do mercado com a expansão do seu portfólio de produtos.
“Teremos em 2023 o lançamento de dez produtos totalmente novos no Brasil, sem mudar o nosso foco em picapes, SUVs e veículos comerciais, com qualidade e tecnologia global”, disse Daniel Justo, presidente da Ford América do Sul.
Na linha de veículos comerciais, onde a marca tem também muita força, a Transit foi a van que mais cresceu no segmento de passageiros e a segunda que mais avançou entre os furgões e, para 2023, vai chegar a elétrica E-Transit, que já está rodando em testes com grandes frotistas em São Paulo. Além disso, vai chegar a Transit Automática, a primeira van automática do mercado, que chega no primeiro semestre, e da Transit Chassi programada para o segundo semestre de 2023, que permitirá à Ford competir em um segmento que representa 40% do mercado de vans.
Outra frente na qual a Ford vem investindo forte é na jornada e experiência do consumidor e já tem 33 concessionárias em novo padrão global, o Ford Signature, com instalações modernas que valorizam a comodidade e a transparência no relacionamento com o cliente.
Muito focada na estratégia de ESG, ela inaugurou o Ford Academy, novo centro multifuncional da marca em São Paulo, e lançou o Ford
E ainda reforçou seu compromisso a Diversidade, Equidade e Inclusão aderindo a fóruns como os Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU, o Pacto pela Inclusão das Pessoas com Deficiência da REIS, o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ e a Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero
Enfim, o novo rumo da Ford deu muito certo e a colocou com um importante papel social perante a sociedade!