Testamos a motocicleta apresentada há pouco pela Royal Enfield, a Classic 350 na belíssima cor verde (Halcyon Green) com escrita cobreada que combina muito com os bancos revestidos em couro marrom.
A Classic utiliza o mesmo motor da Meteor 350, que parece ser a mesma moto com estilo diferente. Aliás, diferentes estilos têm sido a proposta da marca, já que em breve deverá oferecer também a Hunter 350, cada uma com seu estilo, mas com plataforma compartilhada e o conjunto mecânico, só mudando a “customização final” de cada uma para agradar a todos estilos de consumidores.
Essa aposta é certeira e, por isso, a marca já anunciou que investirá ainda mais no seu segundo maior mercado, o Brasil, atrás apenas do país sede, a Índia. Agora o Brasil não mais receberá motos montadas em pallets, pois passou a contar com uma linha de montagem em Manaus (AM), onde já está em produção a Interceptor, Continental GT, Meteor 350 Himalayan e agora a Classic 350. Em breve, também a Hunter 350, Scram 411 e a Super Meteor 650.
O grande diferencial da marca é oferecer produtos de qualidade com preços acessíveis e pilotagem prazerosa. O motor monocilíndrico com comando SOHC de duas válvulas, 349 cm³ e refrigeração mista a óleo e ar entrega 20,4 cv e 2,75 kgfm torque o que garante acelerações contidas para um rodar macio e com baixa vibração, associado ao câmbio de 5 marchas que parece até pedir uma sexta marcha, mas desnecessária ao menos para este modelo clássico, que tem seu uso preferencial em baixa velocidade.
Os freios a disco nas duas rodas com ABS dão conta tranquilamente do recado. A iluminação é boa para um exemplo de motos dos anos 1950 e conseguiram manter fielmente cada detalhe, sem deixar a motocicleta com “cara de velha”.
Na hora da compra você escolhe a cor no estilo final, como por exemplo com rodas raiadas, de liga, pintadas, com faixa e assim por diante. Na cor Gunmetal Grey as rodas são em liga cinza. Na Dark Stealth Black, as rodas em liga cinza ganham faixa vermelha. Cada uma com uma customização para ganhar o coração de clientes de gostos diferentes. Outra mudança visual marcante é a pintura preta no sistema mecânico completo, incluindo motor e escapamento, onde algumas destas opções de ‘cores’ o tradicional metal cromado predomina.
As opções de customização são tantas, que refletem diretamente no visual da moto, como por exemplo poder usá-la com assento para apenas o piloto ou com garupa. Até o acabamento do farol é diferente no mesmo modelo de moto.
Achei incrível a marca flexibilizar possibilidades na compra de uma moto zero km do jeitinho que você gosta, sem ter que ir de loja em loja buscando customização. Isso é muito bacana.
Outro item importante em uma motocicleta é o ronco do escapamento e neste modelo ficou muito gostoso de ouvir, sem incomodar e tão pouco perder o estilo. Afinal, respeitar os tímpanos dos outros não custa nada, não é mesmo?
A melhor parte é sem dúvida o preço, pois custa a partir de R$ 19.190 e você pode visualizar todas as opções direto no site do fabricante. Eu já escolhi a minha, Signals Marsh Grey que custa R$ 19.490.