Nos próximos dias de dezembro, o leitor vai poder ver um novo chinês pelas ruas brasileiras. O Song Plus DM-i SUV hibrido terá suas primeiras unidades entregues ao mercado, porque já estão chegando às concessionárias da BYD.
O novo SUV Song Plus DM-i é o primeiro veículo da BYD a chegar ao Brasil com a exclusiva tecnologia super híbrida plug-in DM-i, que mescla baixo consumo de combustível, rápida aceleração, dirigibilidade suave, além de baixa emissão de CO2. É notável que um carro híbrido consiga fazer mais de 1000 quilômetros de autonomia, de Vitória a São Paulo, como no teste demonstrado em seu lançamento. Dá para rodar por muito tempo sem lembrar dos postos de combustíveis.
E o Portal Carsughi já fez um teste-drive no BYD Song Plus DM-I. Por R 269.990,00, o consumidor pode chamar de seu um veículo com amplo espaço interno, design dinâmico e luxuoso.
São 200 unidades do primeiro lote, que estão chegando agora. Foram vendidas em apenas 7 dias, quando foram liberadas para encomendas em setembro.
O Song Plus DM-i chega ao mercado equipado com dois motores. Um a gasolina de ciclo Atkinson com um deslocamento de 1.498 cc, injeção multiponto, quatro cilindros e 16 válvulas. Gera 110 cv de potência a 6.000 rpm e torque máximo de 135 N.m a 4.500 rpm. Já o elétrico produz potência máxima de 179 cv, com torque máximo 316 N.m.
O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e conta com autonomia (ciclo NEDC) 100% elétrica de 51 km com carga total da bateria, já no modo híbrido a autonomia ultrapassa os 1.000 km. A eficiente transmissão, ao não utilizar marchas definidas, otimiza o funcionamento do sistema DM-i.
No teste-drive, fizemos um roteiro de duas horas entre o Hotel Hilton, no Brooklin, em São Paulo até a Ecoparada Madero pela Rodovia Castelo Branco. E eu pude testar os 3 módulos de direção na tecnologia híbrida: modo EV, modo paralelo HEV e modo HEV série. O grande diferencial é que a tecnologia híbrida DM-i, além de oferecer a possibilidade de condução 100% no modo elétrico, sem emissões de CO2 quando está em modo híbrido, prioriza o uso da motorização elétrica, com o motor térmico entrando em funcionamento para auxiliar o eletrificado. Fato que poderá contribuir e até acelerar intensamente a substituição de carros de combustível tradicionais por veículos de energia nova. Assim, o veículo da BYD demonstra o compromisso da empresa com o tema sustentabilidade.
Dirigibilidade
O modo EV ocorre quando o veículo roda em baixas e médias velocidades. Essa possibilidade oferece todas as vantagens de alto torque, alta eficiência e baixo ruído do motor. É o módulo adequado para uso urbano: econômico, suave, silencioso e zero consumo de combustível fóssil.
Já o modo paralelo HEV concilia o motor à combustão, mais a geração de energia de alta eficiência. Geralmente em baixas e médias velocidades e sob rápida aceleração, o motor e a energia da bateria juntos fornecem energia de acionamento ao motor elétrico: baixo consumo de combustível, baixo ruído, alta potência, condição muito próxima aos modelos puramente elétricos.
E o modo HEV série, que entra em operação quando o veículo está em alta velocidade, com o motor à combustão e o elétrico cooperando de forma eficiente, impulsionando o veículo na melhor zona de trabalho e ainda economizando energia.
É um carro que prioriza a condução elétrica, um rodar suave e preciso. É muito silencioso até mesmo nas arrancadas e retomadas de velocidade, tem boa estabilidade e quase não se sente as vibrações do motor.
Baterias
O novo SUV BYD traz a bateria Blade, de longa duração, cujo conceito remete à tecnologia de autonomia estendida, contribuindo para a mobilidade sustentável. Foi projetada em forma de lâmina com função estrutural e não possui estrutura modular, permitindo até 50% mais células no mesmo espaço e aumentando a sua densidade energética. Sua capacidade é de 8,3 kWh, com tempo de carga total de 2,5 horas, quando utilizado um carregador AC de 3,3 KW.
Design
Se há algo que chama muita atenção para quem olha pela primeira vez para o SUV Song Plus DM-i é o seu design. Isso se deve design Dragon Face 3.0, com suas linhas agressivas e os faróis Full LED que “lembram um dragão gigante com os olhos abertos”. Essa assinatura visual e o espírito empreendedor urbano reúnem a elegância esguia dos sedãs e o dinamismo dos modelos SUV, ao seu baixo índice de arrasto aerodinâmico. As junções da cobertura da cabine com a linha de ombros adotam um design oculto, único na classe, mostrando o excelente acabamento da BYD na fabricação de automóveis.
Aliás, são inúmeros detalhes que despertam a atenção para o novo SUV BYD. Destaque para a grade frontal, ressaltada por finas e requintadas tiras decorativas cromadas, que dão mais nobreza ao visual. Há também o acabamento em 3D nessa grande frontal que destaca ainda mais a personalidade do veículo. Os retrovisores externos possuem ajuste elétrico, são escamoteáveis e contam com desembaçador elétrico.
Na traseira, o BYD Song Plus DM-i traz lanternas em LED conectadas, oferecendo uma iluminação maior, mais atraente e que aumenta a visibilidade do veículo. As lanternas e o brake light Skyline são integradas e proporcionam maior segurança, seguindo a tendência atual. O logo “Build Your Dreams” está estampado entre elas, propiciando um toque especial.
As rodas de liga leve de 19″ e alto brilho, com grandes arcos pronunciados, remetem à esportividade do conjunto, com pneus de dimensões 235/50 R19.
O Song Plus DM-i dispõe ainda de um dos maiores porta-malas do segmento, com 574 litros, superando muitos veículos já consagrados do segmento automotivo. Com os bancos traseiros rebatidos, o espaço chega a 1.477 litros. A abertura da tampa do porta-malas do Song Plus DM-i é possível pelo acionamento de um botão localizado na própria tampa, por meio da chave do veículo e também acionando um botão localizado na porta do motorista, de forma elétrica tanto para a abertura quanto para o fechamento.
Conforto
O conforto também ilustra muito bem a qualidade do novo veículo da BYD. Os assentos, por exemplo, se adequam perfeita e ergonomicamente ao corpo humano. Na frente, os bancos possuem ajustes elétricos e são dotados de aquecimento e ventilação. Na traseira, o interior traz piso plano (ausência de túnel central), que aumenta o conforto dos ocupantes, além de melhor acessibilidade. Os assentos são bem confortáveis, permitem reclinação do encosto e oferecem excelente comodidade extra às pernas. Além disso, os bancos têm acabamento em tecido premium sustentável e materiais sofisticados.
A preocupação com a perfeição e qualidade são notados em cada detalhe. A iluminação ambiente, por exemplo, pode ser configurada com 31 opções de cores. Se o assunto é tecnologia, o Song Plus DM-i também está em um nível acima de outros veículos da categoria.
É o caso do painel 100% HD digital personalizável com 12.3 polegadas, que conta com display de fácil visualização e múltiplas informações. Além de ótima resolução e moldura ultra estreita, proporciona um prazer visual pela progressividade de design. Desenvolvida em sistema Android, conta com monitoramento em tempo real do progresso do sistema e suporta expansão para equipamentos periféricos. Destaque ainda para o acabamento e elementos de alumínio escovado acima dos alto-falantes e ao redor das saídas de ar, que trazem um toque bem diferenciado.
Um item à parte de alta tecnologia e sofisticação é a central multimídia Touch de 12,8″, com 9 alto-falantes de alta-fidelidade, marca Dirac, uma das empresas de maior prestígio na indústria automotiva. Assim, o modelo traz uma verdadeira cabine imersiva de música comparável às principais modelos de automóveis premium do mercado.
O ar-condicionado dual zone, com regulagem de temperatura independente — configurável na tela da multimidia — e também saída para os bancos traseiros, completa a atmosfera muito confortável e convidativa do interior do veículo, que ainda conta com grande teto solar panorâmico angular elétrico, com anti-esmagamento e sensível ao toque.
O Song Plus DM-i dispõe de volante multifuncional com controles de áudio e tecnologias semiautônomas, carregamento de celular por indução (Wireless), saída de ventilação traseira e entradas USB. Conta também com outros diferenciais, como controle de estabilidade (ESP), controle de tração TCS), assistência de partida em rampa (HHC) e também descida (HDC), sensores de estacionamento, sensores de ponto cego, chave keyless para abertura e fechamento e sistema de ignição por botão, entre outros itens. teto solar panorâmico angular elétrico, com anti-esmagamento e sensível ao toque.
Segurança
A segurança, ativa e passiva, está bem retratadano BYD Song Plus DM-i. Por exemplo, o modelo possui suspensão independente McPherson na dianteira e independente multi-link na traseira. O novo SUV super híbrido plug-in da BYD permite ajustes automáticos de suspensão, adequados para os deslocamentos do dia a dia. Dependendo do tipo de piso, absorve as irregularidades com total controle, oferecendo uma condição dinâmica suave e confortável. O sistema de freios é do tipo regenerativo inteligente, com discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira. A tração do modelo é dianteira (FWD).
O Song Plus DM-i conta com um sistema inteligente, como suas câmeras com função panorâmica 360°. Ou seja, pode-se visualizar ao redor e observar a parte inferior do veículo, não havendo ponto cego no campo de visão. Some a isso, o sistema Adaptive Cruise Control (ACC), que permite ao condutor não apenas estabelecer a velocidade que o veículo deve trafegar, mas também ajustar a distância que deseja manter em relação ao carro à frente, ampliando o conforto e a segurança.
Seis airbags (airbags dianteiros, laterais dianteiros, cortinas de ar laterais dianteiras e traseiras), assistente de permanência em faixa, sensor de ponto cego, reconhecimento de sinais de trânsito, assistente de frenagem de emergência, sensores de pressão dos pneus e o sistema ISOFIX fazem parte do pacote de segurança do Song Plus DM-i.
Cores
O veículo será disponível em versão única de mercado e cinco cores: Emperor Red (Vermelho), Delan Black (Preto), Time Grey (Cinza), Snow White (Branco) e Dome Blue (Azul). A garantia do Song Plus DM-i é de cinco anos ou 200 mil quilômetros rodados (sistema elétrico do PHEV + baixa tensão + chassis). A bateria Blade contará com garantia de oito anos ou 200 mil quilômetros.