Não é fácil comparar um carro elétrico com qualquer outro. Primeiro porque os pioneiros no ramo de eletrificação são os carros premium, com tecnologia avançada e recheados de badulaques para encantar o público que busca inovação, modernidade, economia de combustível e sustentabilidade com redução de poluição.
Mas logo surgiram os compactos para iniciar a popularização do segmento. JAC EsJ1, Renault Zoe, Caoachery I-Car.
Todos, porém, foram abatidos pelo melhor, segundo os 22 jurados do Prêmio Carsughi L’Auto Preferita, que chegou à sua 8ª edição. Ao pensar em elétrico de entrada (até R$ 200 mil), Renault Kwid E-Tech foi o melhor, eleito em 2022 nesta categoria.
Testamos recentemente o Kwid elétrico pelas ruas de São Paulo e na estrada, entre Santos e a capital paulista.
Quem conhece razoavelmente bem o mundo dos automóveis já percebe nas ruas que a grade frontal é bem diferente das demais versões do Kwid. E até o bocal de abertura para o carregador veicular elétrico fica exatamente na frente, sendo possível carregar abrindo a tampa da grade frontal.
A versão E-Tech que foi testada pelo Portal Carsughi tem como destaque é a facilidade para recarregar a bateria, que possui capacidade 26,8 kWh e que pode ser carregado até em uma tomada doméstica de 110 ou 220 volts.
Com uma motorização elétrica, totalmente desenvolvida de acordo com o gosto do consumidor brasileiro, o Kwid E-Tech é ágil no trânsito urbano. Para uma aceleração de 0 aos 50 km/h, são necessários apenas 4,1 segundos.
Num determinado dia da avaliação do subcompacto 100% elétrico da Renault, em Santos, no Litoral Paulista, eu achei melhor parar num posto de combustível para calibrar os pneus. Sim, isso ainda não é elétrico.
Ainda precisa ser calibrado manualmente. E lá estava junto à bomba de combustível quando um pedestre ao ver o Kwid elétrico veio me perguntar se precisava mesmo calibrar os pneus de um carro elétrico.
Disse que sim e aí ele me perguntou se esse carro conseguia subir a Serra do Mar, tranquilamente. E aqui reside a maior preocupação de quem tem o carro elétrico.
Pane elétrica? Pode até acontecer, com qualquer carro elétrico, mas se tomar as devidas providências sem ousar demais, dá para usar o carro tranquilamente e até fazer algumas viagens curtas, como de Santos para São Paulo, cerca de 80 quilõmetros.
A autonomia é de 298 quilômetros no uso urbano, segundo a norma SAE J1634, utilizada pelo Inmetro. Valor mais do que suficiente para a jornada diária média nas grandes cidades.
Aqui vai uma dica. Para subir, não conte apenas com essa autonomia. O ideal é que possa subir com pelo menos 160 quilômetros de autonomia de segurança, porque, em geral, para subir vai gastar de energia o equivalente a uns 140 quilõmetros.
Já para descer a Serra do Mar, ocorre exatamente o contrário, até economiza autonomia, já que as frenagens fazem economizar o equivalente à metade do percurso.
Apesar das dimensões pequenas de um compacto, que já conhecemos, é um carro bastante leve e rápido. Sua principal virtude é não precisar gastar com abastecimento de combustível.
Se pensarmos no custo do carro, é melhor que você possa ficar uns 3 anos com o carro para abater a diferença do que gastaria R$ 66.590, menos da metade do valor numa versão a combustível. Custando R$ 146.990 em versão única, o Renault Kwid E-Tech é hoje o carro elétrico mais barato do mercado automotivo brasileiro.
Sobre o carro, com o Kwid E-Tech, a Renault está ampliando a gama de veículos 100% elétricos à venda no Brasil tendo a maior rede de concessionárias de carros elétricos do país, além de toda a expertise da marca, que é pioneira em mobilidade elétrica no mundo.
É equipado com seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), controle eletrônico de estabilidade (ESP), freios ABS com BAS (Braking Assist System), assistente de partida em rampa (HSA), câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, sistema multimídia Media Evolution, alerta de pressão de pneus e direção elétrica com assistência variável, entre outros itens de segurança.
Peca um pouco pelo acabamento simples e a falta de assistência de frenagem de emergência.
O Kwid E-Tech também está disponível no Renault on Demand, solução de mobilidade da Mobilize Financial Services, que oferece diversos planos de assinatura de longa duração customizáveis. Todos os planos incluem os serviços de revisões preventivas, gestão de documentos e taxas relacionadas ao veículo como IPVA e licenciamento, além de seguro.
Incluindo o Prêmio Carsughi L’Auto Preferita, o Kwid E-Tech já soma sete prêmios em 2022 e já era um sucesso antes mesmo do lançamento.
O modelo esgotou o primeiro lote em menos dois meses após o início da pré-venda em abril.