Demorou para que a VW conseguisse encontrar um substituto definitivo para o Gol, lançado em 1980. O compacto de entrada não teria como atender as novas exigências de segurança ativa e passiva salvo com modificações inviáveis do ponto de vista de custos. Houve algumas tentativas no passado como o próprio Polo de primeira geração, o Fox e o up!.
O Polo Track só chegará ao mercado em fevereiro de 2023, embora a pré-venda seja facilitada pelo preço já anunciado: R$ 79.990. É o mesmo do Gol 1.0 MPI com rodas de 15 pol. e o pacote Media Plus. No entanto, trata-se de preço promocional de lançamento e na cor preto Ninja. Não inclui, obviamente, faróis de LED, mas grade, para-choque frontal e lanternas traseiras têm tratamento visual próprio. Na tampa do porta-malas há apenas a identificação Track em foto oficial distribuída.
O valor de comercialização anunciado previamente indica que a marca alemã quer continuar ativa nos segmentos de entrada com a vantagem de não se tratar de um subcompacto. Pelo contrário. Com distância entre eixos de 2.560 mm e 1.750 mm de largura está bem situado em dimensões frente ao líder HB20 (ver avaliação abaixo).
Apesar de o nome Track ter sido anteriormente utilizado em versões aventureiras do Gol e do Fox, que incluíam barras no teto e apliques nos arcos dos para-lamas (solução universal que só aumenta o coeficiente aerodinâmico), estes apêndices não estarão nesta versão do Polo produzida em Taubaté (SP) com arquitetura MQB como as demais.