A Stellantis, líder de vendas automotivas no País, queria um veículo veloz e furioso para chamar de seu. Algo que fosse esportivo e ao mesmo tivesse um motor envenenado. E que ao subir o giro de rotação, pudesse evocar o ronco dos motores dos carros premium. Conseguiu a R$ 149.990, preço fechado.
E queria ao mesmo tempo incluir tudo isso num carro mais acessível ao brasileiro. E assim nasceu o Pulse Abarth 1.3 Turbo Flex 270, uma combinação de performance preparada da engenharia automotiva brasileira equipando um SUV já conhecido, com toques esportivo e provocante e visual arrojado. Já está chegando às concessionárias da marca em todo o Brasil.
A experiência de teste-drive conduz a uma direção excitante e arrojado, principalmente quando o primeiro contato com o veículo é numa pista de alta velocidade. A Fiat escolheu inteligentemente o Autódromo de Tarumã no Rio Grande do Sul para as primeiras impressões do veículo.
Primeiras impressões
Podemos notar uma direção mais rápida e precisa, mais disponibilidade de potência e melhor dirigibilidade, com as novas calibrações específicas para esse modelo de carro.
O motor poderia até não despertar tanto interesse, já que é bem conhecido, é o mesmo que equipa os Jeep Renegade e Compass e os Fiat Pulse e Toro, tradicionais.
No teste-drive pude conhecer o segredo desse desempenho. Está na calibragem adaptada a entregar uma dirigibilidade superesportiva e no botão vermelho Poison no volante.
Com metade do curso pedal, o modo Poison entrega 100% do torque disponível, aumentando a prontidão do veículo. É capaz de envenenar o motor transversal em 4 cilindros, entregando uma potência máxima de 180 cv a gasolina e 185 cv a etanol, a 5750 rpm, com transmissão automática de seis marchas e tração dianteira.
As trocas de marchas são mais rápidas e ocorrem em rotações 30% mais altas, o que aumenta a disponibilidade da potência. A direção fica mais firme, com progressão mais acentuada em velocidades maiores, o que entrega mais esportividade.
Resumindo, cumpre o que promete em desempenho. É o SUV compacto mais rápido do Brasil.
O sistema de freios, com comando hidráulico a pedal e controle de estabilidade de série, amortecedores hidráulicos telescópicos, entrega ótimas frenagens, sem causar medo. A suspensão é do tipo eixo de torção com rodas semi independentes. A direção é elétrica de série com pinhão e cremalheira.
Embora as dimensões sejam as mesmas do Pulse tradicional, 4115 mm de comprimento, 1777 mm de largura e 1544 mm de altura, tem um desempenho bem superior aos SUVs compactos, fazendo 0 a 100 km/h em 7,6s e 8s a gasolina.
Avatar
O avatar de perfil do cliente Abarth tanto pode ser um purista, que quer o carro para uso urbano, carro 100% original e que valoriza o equilíbrio dinâmico. Mas também pode ser um performer, que tanto quer um carro para uso urbano, mas também para trackdays, não economiza em upgrades e sempre quer mais e mais.
Design exterior
Contempla à primeira vista o logo do escorpião, o badge Abarth, ícone da esportividade, na grade frontal e no parachoque. E vem com uma faixa lateral como assinatura, que traz velocidade e dinamismo. É um legítimo Abarth, mas vem com a Fiat Flag, o logo com as cores da bandeira italiana na grade.
Na parte frontal, há uma grade flutuante, com abertura de ar dedicada para maior eficiência. O para-choque frontal é mais baixo, mais largo e com elementos aerodinâmicos, com detalhes em cores diferentes, agregando mais esportividade.
As rodas são de Aro R1 Racing, exclusivas. A antena é do tipo shark e na traseira vem com uma assinatura Abarth exclusiva. O parachoque traseiro também é exclusivo, com escapamento duplo de 3 polegadas, garantindo ronco característico da marca.
O carro pode ser encomendado nas cores, branco banchisa, cinza strato, preto volcano, vermelho Montecarlo, com detalhes em cinza ou preto.
Design interior
A esportividade está nos detalhes. Os bancos são exclusivos em couro ecológico com costura em vermelho e escorpião em baixo relevo, com acabamos internos em vermelho.
O freio de estacionamento é automático com auto hold, com veículo parado mesmo ao retirar o pé do freio. Pode ser liberado automaticamente com Drive ou Reverse.
A central multimídia é de 10’1 polegadas com acesso intuitivo, fácil para as principais interações. E o painel de instrumentos vem com um cluster digital que fica exclusivo acionando a tecla Poison. E vem também com o Connect Me, que pode ser acionado a qualquer hora e lugar, em situações de emergência ou necessidade de informações sobre o percurso e performance do carro.
Consumo
O consumo no ciclo urbano é 10 km/l a gasolina e 6,8 km/l a etanol. Já no ciclo estrada faz 12,3 km/l a gasolina e 8,8 km/l no etanol.