Foto: Claudia Carsughi/Portal Carsughi
Com a estreia do e-2008, a Peugeot totaliza três lançamentos elétricos da marca, mostrando o caminho que está seguindo rumo à eletrificação e descarbonização dos produtos Stellantis. Hoje ele foi mostrado à imprensa e vimos um carro de um design elegante, musculoso e com personalidade, pois a Peugeot é uma das marcas que consegue se diferenciar perante as outras por traduzir em seus produtos, seu DNA.
Em 1941 a Peugeot lançou na época da 2ª Guerra o VLV, primeiro veículo elétrico da marca, para atender a demanda de carros que não dependessem de combustíveis fósseis, que eram escassos naquele momento. Seu expertise portanto, existe faz tempo e hoje podemos ver no Peugeot e-2008.
A motorização 100% elétrica entrega 136 cv de potência (100kW) e 26,5 kgfm de torque instantâneo, com três diferentes modos de condução à disposição do condutor: SPORT (prioriza o desempenho, utilizando-se da potência e torque máximo), NORMAL (indicado para garantir o conforto ideal nos deslocamentos do dia a dia) e ECO (foco na otimização da autonomia), e a escolha é feita a partir do simples toque no botão.
O Peugeot e-2008 traz ainda o novo seletor de condução, chamado de e-Toggle, onde está disponível a função “B Mode”, ou one pedal, responsável por frear o carro através da desaceleração assim que o condutor tira o pé do acelerador. Com isso há um ganho em autonomia e aumenta a vida útil das pastilhas de freio.
A bateria do novo e-2008 tem 50 kW de capacidade, garantindo uma autonomia de 345 km de carga completa no ciclo WLTP. Para recarga, pode-se usar as tomadas convencionais, tipo residenciais, ou carregadores rápidos, através de um plug CCS-2. Com ele, em apenas 30 minutos 80% da bateria é carregada. A bateria tem 8 anos de garantia com limite de 160 mil km.
Poder de Carga / Tempo Previsto (bateria kW a 80%)
100 kW (estação recarga): 30 minutos
50 kW (estação recarga): 53 minutos
7,4 kW e 22 kW (estação recarga): 06h02
1,8 kW (tomada tradicional / doméstica): 24h56
Com relação ao design, a Peugeot sempre capricha, entregando um visual felino com a assinatura dos dentes de sabre na frente. Além disso, ele traz faróis em Full LED, grade com detalhes na mesma cor da carroceria e teto solar panorâmico.
Na parte de trás, as lanternas são também em LED e o monograma com a letra “e” em azul acompanha o nome do 2008, indicando se tratar de um carro elétrico.
Ao entrarmos no carro, o que sobressai à primeira vista é o luxo com excelentes acabamentos. O já conhecido i-Cockpit 3D® garante o toque de exclusividade ao interior do modelo, além de ser multi funcional. Abaixo dele vemos o volante esportivo em formato duplo trapezoidal, bancos em couro com formato esportivo e oito cores disponíveis de luzes para ambientação do habitáculo.
Foto: Claudia Carsughi/Portal Carsughi
As rodas são diamantadas de 18 polegadas, com 174 mm de altura livre do solo e um excelente porta-malas de 434 litros. Além disso, traz pacotes de segurança com várias tecnologias que auxiliam o motorista na condução como piloto automático inteligente, frenagem automática de emergência, assistência de farol alto, alerta de atenção e fadiga, reconhecimento de placas de velocidade, sistema ativo de ponto cego, alerta e correção de permanência em faixa e 6 airbags.
O valor de lançamento é de R$ 259.990.