Há pouco mais de três meses a Honda apresentou o novo HR-V, que ocupa agora o lugar de SUV de entrada da marca. Passou por mudanças de visual como a nova grade nas versões EX e EXL, novas rodas, uma série de equipamentos de segurança de série, novas lanternas traseiras, linha de cintura mais alta e caída coupè. Mas a maior mudança foi a mudança de motor, ambas as versões com motor aspirado 1.5 que prioriza a economia de combustível mas perde muito pouco desempenho.
E nesse mês a Honda apresentou as versões com motor também 1.5 porém turbo, chamadas de HR-V Advance e Touring, que é a topo de linha que avaliei no vídeo acima. Visualmente ela se destaca das versões aspiradas pela grade que tem formato colmeia em preto brilhante, com sensores de estacionamento dianteiros. A roda é aro 17″com design exclusivo da versão Touring, as caixas de roda são em preto brilhante também e a grande mudança foi o conjunto ótico traseiro, das lanternas, que são em fumê. Essa versão de topo traz também a possibilidade de couro claro no interior, o que, na minha opinião, traz muito requinte ao veículo.
Além disso, ela conta com o”My Honda Connect”, um aplicativo que te permite ligar o carro à distância, programar revisões, destravar o carro entre outras funções. Esse app está disponível apenas para as versões turbo.
Fizemos um grande trecho de estrada saindo de Florianópolis em direção à praia do Rosa e pudemos acelerar e sentir o resultado do motor turbo. O acerto do motor foi muito bem feito porque se consegue alta performance com baixo consumo. Os dados do Inmetro indicam consumo médio na estrada de 12,6 km/l e 11,3 km/l na cidade quando abastecido com gasolina. Para fazer ultrapassagens, a resposta é muito rápida e o consumo não vai às alturas como em outros concorrentes.
A resposta à pergunta é: o motor Touring tem 51 cv a mais que o aspirado e o consumo informado é de 12,6 km/l e 11,3 km/l na cidade quando abastecido com gasolina enquanto a versão aspirada tem faz na estrada 13,9 km/l e na cidade 12,7 km/l também com gasolina. Se você quer desempenho e não se importa com a pequena diferença de consumo, a versão turbo é a ideal pois responde rapidamente aos seus comandos.