O VW Gol foi lançado em 1980 com a difícil missão de substituir o maior ícone de todos os tempos, o Fusca. Desafio esse que ele cumpriu com maestria, visto que ficou por 14 anos sendo vendido na mesma geração, sem sofrer mudança alguma, resultado portanto de um produto vencedor.
E para contar essa linda história de sucesso, a VW convidou o primeiro jornalista a conhecer e avaliar o VW Gol, em 1980, Claudio Carsughi, que, na época era Redator da revista Quatro Rodas. Numa missão absolutamente secreta, tal qual um filme do 007, o carro foi entregue totalmente escondido dentro de um caminhão, no fim de tarde no campo de provas da Varga (freios Varga), onde foi “debulhado” num rigoroso teste de muitas páginas na revista e logo depois, voltou ao caminhão e tomou o rumo da fábrica.
Tudo isso para poder ser capa da revista mais famosa da época, que precisava de um mês de antecedência para revelar em primeiríssima mão o grande segredo. Estamos falando de uma época em que não havia ainda internet no Brasil, ela chegou oficialmente em 1988 e segredos não eram descobertos com a facilidade de hoje em dia.
Dessa forma, ali, em 1980, surgiu o VW Gol, com design muito diferente do padrão da época, mas era simples e, acima de tudo, totalmente confiável, porque, como disse Carsughi, “você entrava, dava partida e saía, era uma maravilha”. Foi um carro que marcou um passo à frente da indústria brasileira, fruto de um projeto desenvolvido por brasileiros, com o propósito de ter uma mecânica simples, barata e que fosse seguro, resistente e com valor acessível.
Depois disso, Carsughi pode avaliar todas as outras gerações do Gol que surgiram. Em 1987 o Gol alcançou a marca de carro mais vendido do Brasil. Ao longo de sua história, a VW lançou o Gol GTI, o primeiro com injeção eletrônica, que logo conquistou o público. Depois veio a geração II, sendo o primeiro carro no país a usar a tecnologia flex.
Até hoje, o Gol já vendeu mais de 7 milhões de unidades e até mesmo perto do fim, meses atrás, foi o líder em vendas, mostrando que continua sendo amado e desejado pelas pessoas. Ele leva o legado de ter sido o carro mais vendido, produzido e exportado da indústria brasileira.
E para finalizar essa história, a Volkswagen fez uma edição limitada a 1.000 unidades, numerada, exclusiva, com identidade visual única e batizado de Gol Last Edition, para fechar com chave de ouro a história de um ícone.
Mas como todo fim traz consigo o começo de uma nova história, a bola foi adiante e foi passada para o Polo, que carrega consigo a missão de levar adiante o sucesso, porém mais moderno, mais espaçoso e ao mesmo tempo mais robusto.
Produzido na fábrica de Taubaté, sobre a moderna plataforma modular MQB, vem equipado com motor 1.0 MPI flex, que entrega 84 cv de potência máxima e torque de 10,3 kgfm, acoplado ao câmbio manual de cinco marchas e, o surpreendente foi que a marca conseguiu manter exatamente o valor do último Gol, ou seja, R$ 79.990.
Com certeza a história de sucesso, vai continuar!