A linha Transit será ampliada com três novas versões em 2023: a Automática, a Chassie e a E-Transit elétrica, Os veículos foram apresentados à imprensa, como parte dos lançamentos automotivos da Fenatran.
A Transit Automática será a primeira a oferecer esse tipo de transmissão, com foco na economia e produtividade. Já a Ford E-Transit começa a ser introduzida no Brasil em um programa com grandes frotistas. Os novos lançamentos revelam a disposição da marca de continuar a avançar no segmento de veículos comerciais, um dos pilares do seu modelo de negócio na região.
A Ford América do Sul tem atendido clientes de diferentes segmentos, desde pequenos empreendedores a governos e grandes frotistas, que têm dado um retorno muito positivo do produto, principalmente em relação à qualidade. O mercado de vans está em crescimento, impulsionado pelo comércio eletrônico, e com a ampliação da linha Transit a Ford terá condições de aumentar a sua participação no segmento, com foco nas necessidades do cliente.
Primeira van automática do mercado, a Transit Automática já é sucesso na Europa e nos Estados Unidos e traz um custo de operação mais baixo e grande durabilidade. A eliminação da manutenção de embreagem e a menor frequência de paradas programadas para serviço também contribuem para tornar a operação mais econômica. Com 10 velocidades, conversor de torque e programação adaptativa de mudança em tempo real, a Transit Automática tem uma aceleração suave e progressiva que ajuda a nivelar o padrão de condução dos motoristas, reduzindo o consumo total da frota, junto com a tração traseira e o sistema auto start-stop, único na categoria.
Ela chega ao mercado no primeiro semestre de 2023, nas versões minibus, com 15 e 18 passageiros e vidrada, e na versão furgão longa com capacidade de 12,4 m3.A Transit Chassi chega no segundo semestre de 2023para continuar o crescimento dos negócios de veículos comerciais da marca, atendendo um segmento que representa40% do mercado de vans. Ela será oferecida em duas versões: de 3.500 kg(que pode ser dirigida com habilitação tipo B)e 4.700 kg de PBT. Entre outras aplicações, ela pode ser implementa da como guincho-plataforma. Os preços ainda não foram divulgados.
A Ford E-Transit começa a ser introduzida no Brasil e na América do Sul este mês. Ela será oferecida em um programa para grandes frotistas para entender o tipo de uso, rotas, necessidades e padrões de recarga desses clientes, de modo a oferecer a melhor opção de negócio. O mesmo tipo de programa foi desenvolvido na Europa e nos Estados Unidos, onde a E-Transit já é um sucesso e domina 90% do mercado de vans elétricas.
Tem como principais vantagens o maior espaço para carga, a maior potência-incluindo tração traseira que reduzo desgaste de pneus-e o melhor rendimento energético e autonomia. Por ter a mesma carroceria da versão a diesel, bateria instalada no assoalho e um desenho exclusivo da suspensão e da tração traseira, a E-Transit preserva o espaço para carga e a versatilidade de adaptação a diferentes aplicações.
Além disso, como possui 86% menos peças de desgaste e utiliza energia elétrica, seu custo total de operação é40% menor. A bateria de íons de lítio de 68 quilowatts permite uma autonomia máxima ideal de 317 km (método WLTP) dependendo da versão, ambiente e modo de uso. O seu sistema de regeneração inteligente aproveita a energia das desacelerações e frenagens para maximizar rendimento, principalmente em uso urbano. O carregamento é flexível, em corrente alternada ou corrente contínua. Normalmente,
A E-Transit será oferecida inicialmente no modelo furgão, com um conjunto de tecnologias de assistência ao motorista desenhadas para maximizar a produtividade e minimizar o risco de paradas, incluindo câmera de 360 graus, assistente de frenagem de ré, assistente de cruzamento e central multimídia com tela de 12″. O veículo faz parte do investimento global de US$ 50 bilhões da Ford em eletrificação até 2026