A Ferrari revelou no último dia 27 o primeiro carro conceito projetado em Maranello (Italia), realizado pela Ferrari Centro Stile sob a direção de Flavio Manzoni e que se inspira diretamente nos lendários protótipos esportivos da Ferrari dos anos 60 e 70, que obtiveram grande sucesso em provas de Enduro como as 24 Horas de Le Mans, especialmente para a série de videogames Gran Turismo. Trata-se de um monoposto futurista, uma versão mais extrema do V6 apresentado na Ferrari 499P revelado recentemente, com o qual a Ferrari vai disputar o Campeonato Mundial de Enduro da FIA WEC na categoria elite a partir de 2023 e batizada de Ferrari Vision Gran Turismo.
O carro apresenta o número 75 nas laterais e é um verdadeiro reflexo dessa nobre herança. O lançamento da Ferrari Vision Gran Turismo encerra as comemorações dos 75 anos do primeiro carro de corrida da marca, o 125 S, que cruzou os portões da icônica fábrica em 1947.
Além de ser uma edição comemorativa dessa data, o modelo simboliza também um importante passo para a marca no universo virtual, que vai servir de inspiração para as futuras gerações de motoristas e apaixonados e, ao mesmo tempo, mostra um novo caminho da empresa em relação ao estilo que a Ferrari adotou.
O projeto foi concebido em torno da idéia da sensação de velocidade com linhas altamente geométricas, afiadas e angulares que, no entanto, estão subjacentes a uma forma muito orgânica. Este contraste tem um efeito perturbador, pois a plasticidade das superfícies externas e internas atende à precisão geométrica das linhas, criando um carro com um caráter imediatamente reconhecível, cuja arquitetura é centrada em um conceito aerodinâmico avançado baseado em dois imponentes canais laterais, conhecidos como wormholes.
Esta solução foi patenteada pela Ferrari e direciona o fluxo de ar a partir da parte inferior da carroceria dianteira, ao redor do compartimento de passageiros e por cima das casulos laterais que chamam a atenção. Esta solução gera uma força descendente extremamente eficiente graças à variação de empuxo e sucção criada pela parte central da parte inferior do corpo. A aerodinâmica traseira foi desenvolvida utilizando conceitos inspirados no Ferrari 499P, particularmente no que diz respeito ao difusor e à asa traseira bi-plana. Finalmente, o S-Duto frontal e as saídas de ar integradas nos arcos das rodas aumentam ainda mais a eficiência aerodinâmica e a estabilidade em alta velocidade.
A arquitetura da Ferrari Vision Gran Turismo é a mesma adotada nas 296 GTB, 296 GTS e 296 GT3, V6 turboalimentada de 120 graus de 3 litros. O motor está sintonizado para fornecer uma enorme potência de 1.030 hp a 9.000 rpm, com um adicional de 240 kW (326 hp) vindo de três motores elétricos, um no eixo traseiro e um em cada uma das rodas dianteiras. A Ferrari tem colaborado com o Gran Turismo para garantir que o som estimulante do motor deste inovador trem de força seja reproduzido fielmente para dar aos pilotos virtuais uma experiência de corrida ainda mais realista.
A carroceria aparece como se estivesse suspensa sobre a parte inferior plana, de fibra de carbono, que incorpora todos os componentes técnicos do carro, dando assim pureza à forma. O chassi é projetado para acentuar o dinamismo lateral do carro ao dirigir no limite. O layout do trem de força garante um ótimo equilíbrio entre o peso dianteiro e traseiro e um centro de gravidade extremamente baixo para o benefício da tração nas quatro rodas. A montagem da suspensão elasto-kinemática foi desenvolvida em torno das características de desempenho dos pneus utilizados no Gran Turismo juntamente com o equilíbrio aerodinâmico do carro, com o objetivo de garantir um desempenho superlativo tanto em circuitos de rua exigentes quanto em circuitos tradicionais de corrida de resistência.
A suspensão é projetada para manter o adesivo de contato com o pneu para garantir a máxima tração, permitindo que a Ferrari Vision Gran Turismo entregue 1100 Nm de torque traseiro do ICE e MGU-K combinados para a estrada. O resultado disso é um desempenho extraordinário. Os controles eletrônicos de última geração do veículo dotam o carro de uma agilidade de curvas e equilíbrio de manuseio inigualáveis, fazendo jus à reputação pela qual todos os carros de estrada e de corrida da Ferrari são conhecidos. A experiência do jogo é otimizada para reproduzir fielmente a emoção de dirigir uma Ferrari, transmitindo uma noção precisa dos limites atingíveis e melhorando o desempenho do carro.
O carro também apresenta tecnologia híbrida que se beneficia da recuperação de energia desenvolvida pela Ferrari na Fórmula 1. O balanceamento constante do estado de carga da bateria permite ao piloto aproveitar ao máximo a energia combinada disponível nos motores de combustão interna e elétricos, de modo que o máximo desempenho seja alcançado tanto nas voltas de qualificação como nas voltas consecutivas de corrida.
O design interior é uma extensão do exterior, com uma abordagem purista e minimalista que oferece ótima funcionalidade e ergonomia de condução. As linhas do painel de instrumentos são limpas e seguras e, juntamente com a tampa transparente emoldurando o motor híbrido V6, incorporam materiais transparentes de alta tecnologia para revelar os componentes mecânicos do sofisticado e moderno volante. A interface do usuário é projetada para ser imediata e fácil de usar, para que o motorista possa se concentrar totalmente na estrada.
A partir de 23 de dezembro de 2022 a Ferrari Vision Gran Turismo estará acessível a todos os usuários do GT7. Agora é só aguardar!