Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
FiatIndustria Automobilistica

Uno Mille: o popular pra toda obra

por Renato Bellote 11/10/2022
por Renato Bellote 11/10/2022
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

Carro popular. A ideia de algo acessível a mais pessoas e que pudesse ser fabricado em maior quantidade é antiga no Brasil. Apesar da expressão ter sido bastante usada a partir do começo da década de 90 os populares surgiram ainda na década de 60 com a proposta de aumentar a produção dos fabricantes nacionais.

Nesse sentido vale lembrar de alguns modelos como o Fusca pé de boi, o Gordini Teimoso e o Galaxie pé de camelo, apesar de esta última versão não fazer nenhum sentido, já que o modelo da Ford lançado quase no final da década de 60 trazia luxo e conforto e não combinava com a ideia de algo que pudesse ser mais barato ou sem alguns itens, tais como a direção hidráulica.

Na última coluna falamos sobre as versões esportivas do Fiat Uno, um grande sucesso no mercado brasileiro. E hoje chegou a vez de conhecer a mais simples e talvez uma das mais carismáticas de sua longa trajetória no Brasil: a Mille.

O começo da década de 90 marca também um momento bastante importante no mercado brasileiro: a reabertura das importações. Dessa forma os veículos que ficaram fora de nosso mercado durante 16 anos puderam voltar e aumentar o leque de opções aos consumidores.

Uno Mille

Foto: Renato Bellote

Nesse sentido também a alíquota para veículos com motores de até 1.000 cm³ de cilindrada foi diminuída para estimular a indústria automobilística a criar modelos e versões de entrada, com menos itens de série, alguns opcionais e, principalmente, a possibilidade de serem mais acessíveis ao maior número de consumidores.

O adjetivo espartano define bem a versão. No início ele vinha sem encostos de cabeça, tampa do porta luvas e até mesmo o retrovisor do lado direito. Tudo podia ser colocado como opcional, o que aumentava o valor final do carro. Mas a fórmula deu muito certo e logo eles se tornaram os mais vendidos do mercado.

Mecanicamente a Fiat fez uma mudança interna no conhecido motor de 1.050 cm³ para atender à legislação. E deu muito certo. Com baixo peso e a robustez já conhecida o Mille se tornou quase inquebrável e com grande capacidade de circular em vários tipos de terreno. Dessa forma a versão completou 32 anos com todos os méritos de ser um popular que caiu nas graças do povo.

Fiatgaragem do belloteunouno mille
Renato Bellote

Renato Bellote é jornalista automotivo em São Paulo. Além dos clássicos na garagem está à frente do canal Garagem do Bellote desde 2007 contando histórias e estórias a bordo de grandes máquinas.

Anterior
Jeep Renegade já não vende como antes e isso acontece de propósito
Próximo
Nissan Frontier vem mais atraente e aventureira para disputar seleto mercado off-road

Você também pode gostar...

Fiat Fastback muda um pouco para a linha 2026

Qualidade: por quais motivos a incidência de recall está aumentando no mundo todo?

Parceria Caoa-Hyundai talvez até continue

GWM lança Haval de melhor custo-benefício

De Meo troca automóveis por marcas de luxo

Mais etanol na gasolina a partir de agosto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Efeito VW Tera: os preços dos SUVs de entrada vão cair

    09/06/2025
  • 2

    Jeep Renegade 2026: poucas novidades e preços reduzidos

    06/06/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Fiat Fastback muda um pouco para a linha 2026

Qualidade: por quais motivos a incidência de recall está aumentando no mundo todo?

Parceria Caoa-Hyundai talvez até continue