Uma visita de jornalistas em que fui convidado a conhecer sem melindres todas as principais instalações da fábrica em Resende (RJ), da estamparia à revisão do produto final. E assim foi apresentado como entrada para uma avant-première do Memória Nissan, um espaço criado especialmente para conservar seu passado no ano em que a montadora japonesa completa 22 anos de operação oficial no Brasil.
Mostrar para a imprensa todas as tecnologias incorporadas ao processo de montagem onde é produzido o Nissan Kicks também celebra seu compromisso com o futuro no país. Como um próximo passo, já está confirmado que no primeiro semestre de 2023 o Novo Nissan Sentra vai chegar ao mercado nacional.
História preservada
A área fica dentro do Complexo Industrial Nissan e tem como principal objetivo ser um local para preservar a história da marca no país. O espaço Memória Nissan fica instalado no prédio da fábrica de motores, local da produção do motor 1.6 16V flexfuel que equipa o Nissan Kicks. Inicialmente, o acervo começa com cinco carros que marcaram a história mais recente da marca japonesa no Brasil e foram guardados por diferentes áreas da empresa.
A partir de agora, ficam todos em um único lugar:
- Nissan March – A unidade exposta é a que marcou o início oficial da produção no Complexo Industrial de Resende em 2014 e, por isso mesmo, na época da inauguração, foi assinada pelos funcionários.
- Nissan Versa – Unidade que representou o início de produção em série do Versa no Brasil em 2015. Também foi assinado pelos funcionários da empresa na época.
- Nissan March Rio 2016 – Exemplar da primeira série especial que a Nissan criou em homenagem ao seu patrocínio aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. A série foi lançada em 2016 e teve edição limitada e numerada de 1.000 unidades. O carro do espaço é o de número 1.
- Nissan Kicks Rio 2016 – Essa série especial marcou a pré-venda mundial do Kicks, especialmente para o mercado do Brasil, em uma ação realizada ao mesmo tempo que o Kicks rodava o Brasil como carro comando do Revezamento da Tocha Olímpica, em 2016. Essa unidade, fabricada no México, é um protótipo que foi usado, inclusive, para a gravação do primeiro comercial de TV do Kicks, feito em alusão aos Jogos.
- Nissan V-Drive – Trata-se da última unidade produzida do modelo V-Drive no Complexo Industrial de Resende. Os últimos exemplares do V-Drive foram produzidos em agosto de 2021.
Além dos veículos, no Memória Nissan também estão expostos um motor de três cilindros 1.0 12V, que já foi produzido em Resende e equipou versões dos antigos March e Versa, e uma tocha dos Jogos Olímpicos Rio 2016. O espaço ainda conta com grandes painéis que destacam alguns momentos dessa história.
“Com o Memória Nissan passamos a ter um espaço que preserva o nosso passado e serve como uma ponte que nos conecta ao futuro que traçamos para a marca no Brasil, sempre lembrando do nosso DNA japonês e do caminho de inovação que seguimos. Desta maneira, nossos funcionários podem conhecer mais a nossa história e nos ajudar a construir os novos capítulos da Nissan no país, enquanto os visitantes podem compreender o nosso compromisso com o Brasil”, explica Rogério Louro, diretor de Comunicação Corporativa da Nissan do Brasil.
Nissan Patrol
O acervo é fixo, mas o espaço também permitirá a realização de ações especiais. E para marcar a abertura, um modelo raro está em exposição: um utilitário Nissan Patrol dos anos 1950. Mesmo não estando com suas características totalmente originais, esse modelo representa os primórdios da Nissan no Brasil, décadas antes da empresa chegar oficialmente ao país.
Entre 1955 e 1956, cerca de 400 unidades da primeira geração do Nissan Patrol (4W60) foram montadas no Brasil pela Varam Motores em sua fábrica em São Bernardo do Campo, em São Paulo. Segundo reportagens da época, os veículos tinham entre 35% e 40% de peças nacionais.
Um pouco depois, a Varam Motores, que produzia também modelos de outras marcas, encerrou suas operações. Antes das unidades brasileiras do Patrol, caminhões da Nissan, modelo 180, foram comercializados no país nos anos 1950 e 1951 pela empresa Mario Barros do Amaral S.A.
No total, foram 35 caminhões, alguns trazidos em partes (CKD) e, depois, montados em solo brasileiro. Como fica dentro das instalações industriais da Nissan, por enquanto, o Memória Nissan pode ser visitado pelos funcionários e em ações especiais para convidados realizadas pela empresa.
Investimentos
“Chegamos aos 22 anos com uma base sólida e muitas novidades que nos preparam para um futuro promissor para a Nissan. Como a abertura do segundo turno na fábrica de Resende, o anúncio do investimento de até R$ 1,3 bilhão para a fabricação de futuros produtos e adoção de novas tecnologias na linha de produção, o lançamento do programa de carros por assinatura Nissan Move, a expansão do nosso plano de eletrificação e a renovação de nossos produtos, como o Novo Kicks e a Nova Frontier. Vamos evoluir apoiados pela nossa rede, com foco em oferecer a melhor experiência para os nossos clientes e nos tornando dia a dia uma empresa mais diversa e que valoriza a equidade e a inclusão”, afirma Airton Cousseau, presidente da Nissan Mercosul e diretor-geral da Nissan do Brasil.
Segundo turno
E a marca japonesa segue acelerando. Em abril de 2022, iniciou as atividades do segundo turno de produção em seu Complexo Industrial de Resende, com a contratação de 578 novos funcionários, e anunciou o investimento de até R$ 1,3 bilhão no Brasil.
A evolução é constante e segue a visão de longo prazo Nissan Ambition 2030, que, respondendo às necessidades ambientais e sociais dos consumidores, tem o objetivo de tornar a empresa verdadeiramente sustentável, rumo a um mundo mais limpo, seguro e mais inclusivo.