A temporada de 2022 acabou com o bicampeonato conquistado por Max Verstappen na F1. Agora, as apostas já começaram para saber quem vai ficar com o título no ano que vem – movimentando, aliás, um mercado que é muito mais relevante economicamente, além de regulado por lei, ao contrário do jogo do bicho.
O público brasileiro já começou a fazer prognósticos sobre pilotos nacionais que poderão disputar a principal modalidade do automobilismo mundial
Argumenta-se que o último brasileiro a estar na Fórmula 1 foi Pietro Fittipaldi, em 2020. Ele substituiu o francês Romain Grosjean, da Haas, em duas corridas, após o piloto sofrer um acidente. Apesar das participações, não houve destaque ou uma atuação que tenha ficado marcada na cabeça do brasileiro.
Quando se fala em um brasileiro da categoria, o primeiro nome que vem à cabeça é o de Felipe Massa, que deixou a Fórmula 1 em 2017. Foi ele quem esteve mais perto de conquistar um título mundial com a Ferrari, em 2008, mas acabou superado por Lewis Hamilton, na última curva da última volta do GP de Interlagos.
Em 2014, Massa foi para a Williams, onde ficou até 2014. Desde então, o Brasil deixou de ter destaque na Fórmula 1, apesar de ser o terceiro país com mais títulos mundiais, perdendo apenas para o Reino Unido e a Alemanha.
Para 2023, há a expectativa de que dois nomes possam voltar a competir uma temporada inteira da Fórmula 1. O primeiro deles é Felipe Drugovich, de 2022, que venceu cinco corridas e ficou com o título da Fórmula 2 FIA deste ano. Após a conquista, ele assinou contrato com a Aston Martin.
Segundo comunicado da empresa, ele vai participar do programa de desenvolvimento de pilotos projetado em conjunto com engenheiros e gerentes da escuderia, com o intuito de treinar jovens pilotos com potencial de chegarem à Fórmula 1.
Como membro do programa, Felipe se tornará um dos pilotos reserva da equipe. A intenção da equipe é que ele corra no FP1 no Grande Prêmio de Abu Dhabi (substituindo Lance Stroll) e também participe do teste de jovens pilotos de novembro no circuito de Yas Marina.
“Para mim, 2023 será uma curva de aprendizado: estarei trabalhando com a equipe de F1, mas meu objetivo principal é aprender e me desenvolver como piloto. Espero que isso me dê a oportunidade de correr na Fórmula 1 no futuro”, afirmou Felipe em um comunicado divulgado pela equipe.
“Felipe mostrou incrível talento, determinação e consistência para vencer o Campeonato de Fórmula 2 da FIA deste ano – lembro-me particularmente de suas fantásticas vitórias de Sprint e Feature em Barcelona em maio, que foram extremamente impressionantes”, assinalou Mike Krack, chefe de equipe, no mesmo comunicado.
Outro nome que pode pintar na Fórmula 1 deste ano é Pietro Fittipaldi. Ele começou a carreira na BRDC F4 há quase uma década. O neto de Emerson Fittipaldi disputou provas na Fórmula Renault 2.0 BARC, na F3 e na Fórmula V8 3. Em seguida, correu na IndyCar e na DTM.
Agora, Fittipaldi foi anunciado pela Haas para pilotar os carros da equipe em duas oportunidades: no primeiro treino livre para os GPs do México e de Abu Dhabi. Em março deste ano, ele já tinha participado da pré-temporada da F1 no Bahrein.
“Muito animado para anunciar que farei o TL1 no México e em Abu Dhabi. Quero agradecer à Haas pela oportunidade. Guiei o carro no começo do ano, no (teste do) Bahrein, mas ter outra oportunidade de pilotar o VF-22 é incrível. É um carro muito veloz “, disse o brasileiro após o anúncio.
Confira o calendário de corridas da Fórmula 1 em 2023
GP de Bahrein – 5 de março de 2023 em Sakhir
GP da Arábia Saudita – 19 de março de 2023 em Jeddah
GP da Austrália – 2 de abril de 2023 em Melbourne
GP da China – 16 de abril de 2023 em Shanghai
GP de Azerbaijão – 30 de abril de 2023 em Baku
GP da Miami – 7 de maio de 2023 em Miami
GP de Emilia Romagna – 21 de maio de 2023 em Imola
GP de Monaco – 28 de maio de 2023 em Monaco
GP da Espanha – 4 de junho de 2023 em Barcelona
GP do Canadá – 18 de junho de 2023 em Montreal
GP da Áustria – 2 de julho de 2023 em Spielberg
GP da Inglaterra – 9 de julho de 2023 em Silverstone
GP da Hungria – 23 de julho de 2023 em Budapeste
GP da Bélgica – 30 de julho de 2023 em Spa
GP da Holanda – 27 de agosto de 2023 em Zandvoort
GP da Itália – 3 de setembro de 2023 em Monza
GP de Singapura – 17 de setembro de 2023 em Singapura
GP do Japão – 24 de setembro de 2023 em Suzuka
GP do Catar – 8 de outubro de 2023 em Losail
GP dos Estados Unidos – 22 de outubro de 2023 em Austin
GP do México – 29 de outubro de 2023 em Cidade do México
GP do Brasil – 5 de novembro de 2023 em São Paulo
GP de Las Vegas – 18 de novembro de 2023 em Las Vegas
GP de Abu Dhabi – 26 de novembro de 2023 em Yas Marina