Muito bom testar o novíssimo SUV Fiat Fastback. É, certamente, um dos melhores produtos Fiat dos últimos tempos.
Agora a marca italiana, ao lado do Pulse lançado em outubro do ano passado, tem um novo produto bastante competitivo no segmento dos SUVs compactos.
O Fastback apresenta estilo diferenciado e um desenho que se destaca dentro deste segmento como um SUV-cupê. Veja Fiat Fastback 1.3 Turbo, tudo sobre a versão Limited Edition Abarth topo de linha | Canal Carsughi, a avaliação completa de Claudia Carsughi.
No interior destaques para console elevado, bancos exclusivos do modelo, número de porta-objetos, tela multimídia de até 10,1 pol. com espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, carregamento de celular por indução e freio eletromecânico com função de imobilização automática (auto-hold).
Sistema de conexão com celular oferece mais de 30 funcionalidades, inclusive agendamento de serviços nas concessionárias.
Os motores são sempre turbos com caixas de câmbio automáticas. O de 1-litro, das versões de entrada e intermediária, entrega 125/130 cv e 20,4 m·kgf, com câmbio CVT de 7 marchas.
A de topo, apesar da referência Abarth, tem as mesmas especificações já conhecidas do 1,3-litro (180/185 cv e 25,5 m·kgf), câmbio epicicloidal de 6 marchas. Aceleração de 0 a 100 km em 9,4 s. No entanto com o motor de 1,3 L é ainda mais rápido: 8,1 s.
Entre os concorrentes estão Volkswagen T-Cross, Chevrolet Tracker, Hyundai Creta e Renault Duster, mas nenhum deles é SUV-cupê.
Até o Jeep Renegade que tem proposta diferente, deverá perder vendas para o Fastback.
Hoje 36% de todas as vendas no mercado brasileiro são de SUVs, incluindo modelos importados de diferentes portes e propostas.
Os preços (base nacional menos São Paulo que tem imposto maior) são competitivos: R$ 129.990 (Audace); R$ 139.990 (Impetus) e R$ 149.990 (Abarth). A Fiat estima em 35%, 40% e 25% o mix de vendas, respectivamente. Espera comercializar entre 2.500 e 3.000 unidades por mês.