Conhecemos em primeira mão a nova tecnologia Max Drive, agora presente no Tiggo 8 da Caoa Chery. Em evento no Haras Tuiuti, no interior de São Paulo, podemos testar a nova gama de veículos eletrificados da CAOA CHERY, como Tiggo 8 PRO Hybrid Plug-in e iCar, além do sedan Arrizo 6 PRO Hybrid. O Portal Carsughi vai informar sobre cada um dos modelos testados.
O Tiggo 8 TXS Max Drive é o segundo modelo fabricado no Brasil pela Caoa Chery a incorporar essa tecnologia, um conjunto completo de sistemas eletrônicos inteligentes de segurança e assistência ao motorista.
Na pista, pudemos testar a sofisticada tecnologia que utiliza uma câmera multifuncional e um radar, oferece assistência de condução ao motorista, representando um papel fundamental não só na prevenção de acidentes como também no aumento do conforto, da praticidade e do prazer ao dirigir.
O conjunto mecânico é equipado pelo conhecido motor 1.6 Turbo GDI a gasolina com injeção direta e duplo comando de válvulas com duplo variador de fase (DVVT), e transmissão DCT de dupla embreagem com 7 velocidades com opção de trocas manuais. São 187 CV de potência máxima e 28 kgfm de torque máximo, disponível de 2.000 a 4.000 rpm.
O SUV nessa configuração já está sendo produzido nessa configuração na fábrica da Caoa Chery em Anápolis (GO) e comercializado em todas as concessionárias da rede e vendido a R$ 214.990.
O sistema MAX Drive da Caoa Chery traz, por exemplo, piloto automático integrado e adaptativo com assistente de congestionamento. Isso significa que o veículo pode manter a distância do carro à frente, acelerando ou freando, inclusive até a parada total, e retornar o movimento automaticamente em situações de tráfego intenso, comum nas grandes cidades. Além disso a tecnologia ainda mantém o veículo dentro da faixa de rolamento.
Outra inovação presente é a frenagem automática de emergência, capaz de reconhecer não apenas a parada brusca de veículos à frente como também outras situações críticas envolvendo pedestres e ciclistas, reduzindo, assim, o risco de atropelamentos.
Traz ainda o controle inteligente de farol alto, que além de evitar o ofuscamento de veículos que vêm em sentido contrário, também acaba com a necessidade de o condutor precisar comutar os faróis alto e baixo durante uma viagem à noite.
Vem como item de série o alerta de colisão de tráfego cruzado traseiro, extremamente útil em saídas de estacionamento transversal de ré. Assim como alerta de saída de faixa, assistência de permanência em faixa, assistente de mudança de faixa, monitoramento de ponto cego, alerta de distância frontal e alerta de colisão frontal.
Estilo
Agrega também novidades no estilo, no interior e no pacote de equipamentos. Ficou mais sofisticado e esportivo.
A grade dianteira é nova: na parte superior e central os detalhes cromados ganharam estilo mais arredondado e envolvente, enquanto a parte inferior foi totalmente redesenhada. Ainda na dianteira, destaque para os novos faróis de neblina com assistente de iluminação em curvas.
Na traseira a moldura da tampa do porta-malas agora une totalmente as lanternas, com iluminação completa em LED por todo o conjunto. Com isso o emblema da Caoa Chery foi deslocado um pouco para baixo.
Interior
No interior os bancos ganharam novo design, com acabamento premium na cor preta e costuras em cinza. E o painel de instrumentos de 12,3 polegadas em LCD TFT conta agora com um novo tema, o Clássico, desenvolvido exclusivamente com base no feedback dos clientes da marca.
O Brasil é o primeiro país a receber esse novo tema que pode funcionar com duas cores dependendo do modo de condução escolhido (azul para Eco e vermelho para Sport).
O volante multifuncional tem acabamento premium Vem ainda com carregador de celular por indução no console central, seletor de marcha tipo joystick, ar-condicionado dual zone com painel de comando em tela de 8 polegadas sensível ao toque e saída para a segunda fileira de bancos traseiros, tela multimídia de 10,25 polegadas HD sensível ao toque compatível com Android Auto e Apple CarPlay, iluminação ambiente com sete cores, teto solar panorâmico, chave presencial com botão de partida, comando de climatização à distância, retrovisores externos com rebatimento automático, desembaçador e luzes de direção em LED, freio de estacionamento eletrônico, banco do motorista com seis ajustes elétricos (quatro para o passageiro) e muitos outros.
Segurança
O pacote de segurança é bem recheado. Conta com airbags frontais, laterais e de cortina, sensor de baixa pressão e temperatura dos pneus, ancoragem tipo Isofix para cadeirinhas infantis, câmera 360 graus em HD, sistema de freios ABS com EBD, controles eletrônicos de estabilidade, frenagem, tração e descida (ESP/EBA/TCS e HDC), assistente de partida em rampa, Auto Hold e sistema de sinal de emergência em freadas bruscas (ESS), bem como suspensão dianteira e traseira independente (McPherson/Multilink), que além de maior estabilidade e dirigibilidade asseguram um padrão de conforto excepcional.
Outro destaque é a capacidade do porta-malas, de 193 litros na configuração sete lugares, 889 litros na configuração cinco lugares e 1.930 litros com as duas fileiras de bancos traseiros rebatidas.
Sem pé embaixo
A tampa traseira conta com abertura elétrica por sensor de presença pela chave, não sendo necessária nenhuma ação adicional (como passar o pé embaixo do para-choque) para ativá-la.
O modelo está disponível nas cores Branco Perolizado, Preto Metálico, Cinza Metálico, além do novo Azul Escuro Perolizado.
Consumo
É movido apenas a gasolina, enquanto a maioria dos SUVs vendidos no Brasil tem a tecnologia flex ou um propulsor a diesel. O consumo, segundo o Inmetro, é de 9,8 km/l na cidade e 12km/l na estrada, bem razoável para um veículo deste porte. Confira outras versões do Tiggo no Canal Carsughi