O VW Polo completou 20 anos desde o início de sua produção no Brasil, em 2002, na fábrica São Bernardo do Campo (SP), a qual passou por uma grande modernização para tanto. Em 2009, a Volkswagen lançou o Polo E-Flex, o primeiro modelo flex aqui do Brasil a não ter o famoso “tanquinho” de gasolina como auxiliar para parida a frio, contribuindo assim, inclusive, para a redução de emissão de poluentes.
Ainda em 2009 veio o Polo BlueMotion, com uma série de recursos que diminuíram em 15% os níveis de consumo e emissão de CO2, além de mostrar mudanças de design. Em 2017, foi o primeiro hatch compacto fabricado aqui a receber a plataforma MQB-A0, com estrutura feita com cerca de 50% de aços de ultra e alta resistência.
E agora chega o novo Polo, com linhas mais horizontais, superfícies mais arredondadas e conjunto ótico em LED, sendo inclusive o único da categoria a oferecer essa possibilidade desde a versão de entrada. Os para-choques são novos e inspirados no Golf europeu.
Na parte de trás, observamos nova assinatura das lanternas, mais escuras e logotipo com o nome do carro posicionado no centro, seguindo o padrão dos irmãos Nivus, T‑Cross e Taos.
O interior vem com novos acabamentos e texturas, com os painéis de porta e apoios de braço forrados em tecido. Os bancos dianteiros agora são inteiriços, o apoio de cabeça está integrado ao conjunto, oferecendo assim uma pegada mais esportiva. O painel de instrumentos é 100% digital e tem duas dimensões, de 8 e 10,25 polegadas e o ar condicionado também é digital e sensível ao toque.
Mais uma novidade é o carregamento do celular feito por indução, além das duas saídas USB-C para os passageiros do banco traseiro. O volante tem ajuste de altura e profundidade e vem com borboletas para troca de marchas.
No quesito segurança, ele vem repleto de itens como quatro airbags, controle eletrônico de estabilidade (ESC), distribuidor eletrônico de frenagem (EBD), controle de tração, assistente de partida em rampa, sistema de frenagem automática pós-colisão e sistema isofix para cadeirinhas de crianças.
Quanto à motorização, o novo Polo vem duas opções, o MPI e o TSI e com duas opções de transmissão, uma manual de cinco velocidades e outra automática, de seis. A versão de entrada é com o motor 1.0 MPI de 84 cv e 10,3 kgfm de torque máximo, acoplado ao câmbio manual de cinco marchas. Na sequência, vem o motor TSI de 116 cv e 16,8 kgfm de torque, também com câmbio manual de cinco velocidades (fato inédito da marca-a união do motor TSI ao câmbio manual). Para as versões Comfortline e Highline, o motor é o TSI (turbo) acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades.
E uma novidade apresentada hoje é o kit Black, com itens com acabamento diferenciado como rodas de liga leve, spoiler traseiro, cobertura do espelho retrovisor, pintados na cor preto brilhante. Também estão no pacote cobertura dos parafusos da roda, capa para chave, tapetes de borracha para o assoalho, tapete de borracha para o porta-malas e soleiras.
Preços e versões
Novo Polo MPI – R$ 82.990
Novo Polo TSI – R$ 92.990
Novo Polo Comfortline – R$ 102.990
Novo Polo Highline – R$ 109.990