Executivo, razoavelmente jovem, herdeiro ou rico bem-sucedido profissionalmente. Qualquer um destes perfis cabe bem para identificar o cliente potencial para compra de um Mercedes-Benz CLA 250. É o que a montadora Mercedes-Benz oferece de entrada para um sedan coupé aqui no Brasil, na linha 2022 entre R$ 321.900 e R$ 343.900.
É certamente um carro para quem quer agilidade. É ao mesmo tempo bom de consumo, traz o motor já bem conhecido 2.0 turbo a gasolina, que rendem potência de 224 cv e 35,7 kgfm de torque na versão CLA250, com transmissão automatizada de sete marchas.
É leve o suficiente nos seus 1490 quilos de peso e para os arrojados que gostam de acelerar vão sentir a pegada esportiva, acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 6,5 segundos. Já a velocidade máxima é limitada a 250 km/h. É ágil na hora de acelerar e fazer retomadas, com rápidas respostas, sem sobressaltos no câmbio.
Os principais itens de série do CLA 250 coupé são o controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, monitoramento de pressão dos pneus, ar-condicionado automático e digital, volante multifuncional, piloto automático convencional, chave presencial e partida por botão, painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas e central multimídia 10,25 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay, assistente ativo de frenagem, monitoramento de pressão dos pneus e teto solar solar panorâmico.
Para aqueles clientes mais ousados, parece bom ter um carro de perfil baixo, mas ao mesmo esse modelo consegue passar bem por garagens subterrâneas, lombadas e valetas. Afinal, não há nada mais irritante do que ter um carro que raspa o assoalho nestas situações.
Design
O veículo é visualmente estendido pela grande distância entre eixos e pela linha lateral suave. O capô se inclina mais acentuadamente, enfatizando uma dianteira dinâmica e imponente que valoriza a elegância característica do modelo. Os largos arcos das rodas de 18 polegadas com cinco raios reforçam a esportividade e fazem com que ele tenha mais equilíbrio na estrada.
Nessa motorização 250 o modelo é oferecido em sete opções de cores metálicas (branco digital, preto cosmos, azul denim, prata iridium, cinza montanha, prata Mojave e yellow sun) e três sólidas (vermelho júpiter, preto noite e branco polar). Além disso, para aumentar ainda mais o seu caráter esportivo, o modelo vem equipado com Pacote Night, que traz elementos externos em preto brilhante como, por exemplo, friso dos para-choques dianteiros e traseiros, retrovisores e friso das janelas. O porta-malas acomoda até 460 litros, superior até aos Mercedes Classe A Sedan
Os modos de condução Eco, Comfort, Individual e Sport selecionam a forma de condução do veículo. Algo que faz com que possam reduzir substancialmente o consumo de combustível. No modo Eco, por exemplo, conseguimos registrar 11,4 km/l na cidade e 17,7 na estrada.
Interior
Já o interior conta com visual moderno. A arquitetura do painel possui acabamento visual de fibra de carbono e é composta por duas telas de 10,2’’ cada, sendo a tela central sensível ao toque. As saídas de ar da ventilação com visual de turbina e o volante multifuncional revestido em couro, reforçam a proposta do modelo.
Além disso, o veículo conta com a tecnologia head-up display, presente pela primeira vez em um veículo fora da família de superesportivos da marca, que permite ao condutor uma melhor dirigibilidade e uma experiência de condução singular. O Head-Up Display transforma seu para-brisas em um cockpit digital, com ele você sempre tem uma visão direta das principais informações, com isso toda a atenção permanece na estrada e nas condições de tráfego à sua frente.
Por meio do sistema de integração para smartphones, Apple CarPlay ou Android Auto, é possível ao condutor visualizar aplicativos do seu smartphone na tela central do veículo, podendo por exemplo escolher seu aplicativo preferido de navegação ou música.
O CLA 250 conta com várias funções de assistência ativadas pela unidade de controle do ESP (programa eletrônico de estabilidade). Entre elas estão o contra esterço em caso de saída de traseira, correção da direção em frenagens em superfícies com diferentes níveis de aderência, redução da influência da tração dianteira na direção e compensação de ventos laterais.
O veículo oferece os últimos sistemas de assistência à condução com apoio cooperativo do motorista, proporcionando o mais alto nível de segurança ativa do segmento por meio de funções originárias em modelos superiores.
O modelo também conta com o assistente de frenagem ativo. Dependendo da situação, ele pode reduzir as consequências de colisões traseiras com veículos lentos, parados ou estacionados à frente e até mesmo com pedestres e ciclistas atravessando.
E, para auxiliar em manobras, o CLA 250 é equipado com câmera de ré com linhas auxiliares dinâmicas e 12 sensores de estacionamento. Dessa forma, o condutor consegue visualizar o trajeto exato da manobra e evitar possíveis obstáculos. A visibilidade do vidro traseiro não é comprometida, por ser coupé.
Embora tenha um interior luxuoso sofisticado, não é tão bom de espaço interno na traseira. O espaço é bom para duas pessoas, mas peca se tiver um ocupante no meio, por conta do túnel central ali junto às pernas. E os mais altinhos certamente ficam com a cabeça muito próxima ao teto.