O Flamengo confirmou sua vaga na final da Libertadores. Depois de aplicar um sonoro 4 a 0 na Argentina, venceu o Velez Sarsfield por 2 a 1, de virada, e vai a Guayaquil disputar o título contra o Athletico, time com quem trava uma rivalidade muito interessante há mais de três anos.
Começou em 2019, quando o clube paranaense eliminou o carioca da Copa do Brasil, nos pênaltis, pelas quartas de final. No ano seguinte, se reencontraram pelo mata-mata nacional e o Flamengo deu o troco, despachando o rival nas oitavas da competição.
Também não dá para esquecer da Supercopa do Brasil, de 2020, em que o rubro-negro da Gávea venceu por 3 a 0, no Mané Garrincha. Em 2021, teve mais um combate pela Copa do Brasil, e nesse deu Athletico: por 3 a 0 em pleno Maracanã e garantiu vaga na decisão do torneio.
Já pela atual temporada, Flamengo e Athletico travaram duelos interessantes. Como virou costume, as duas equipes novamente se enfrentaram pela Copa do Brasil: pelas quartas de final, o time de Felipão travou uma retranca no Maracanã e segurou o empate sem gols; mas na volta, em Curitiba, perdeu por 1 a 0 e foi eliminado do torneio.
Pelo Brasileiro deste ano, os confrontos também merecem destaque. O Athletico venceu em casa, por 1 a 0, pelo primeiro turno. Depois, o Flamengo atropelou o rival por 5 a 0, em jogo marcado pelas escalações alternativas das duas equipes.
Há quase quatro anos, Flamengo e Athletico se enfrentam em decisões e o equilíbrio prevalece entre as duas equipes. Será o primeiro encontro das duas equipes em uma Libertadores, e vai ser logo numa final.
O Flamengo chega à terceira decisão continental em quatro anos. O Athletico, à segunda final de Libertadores da sua história. E ambos os clubes confirmam a cada temporada, e com muitas decisões, o bom projeto que foi estruturado ao longo dos últimos anos.