O Citroën Ami foi apresentado como carro-conceito em 2019 e lançado oficialmente no ano seguinte. Trata-se de um veículo 100% elétrico (EV), com potência de 8 cv, motor de 6kW e velocidade limitada a 45 km/h. Mede 2,41 metros de comprimento, 1,39 de largura e 1,52 de altura, com rodas de 14″e freios a disco na dianteira e a tambor na traseira. Pesa somente 485 kg e oferece autonomia de até 75 km, podendo ser carregado em qualquer tomada, tendo o fio de recarga embutido, como um simples eletrodoméstico.
Chegou há pouco no Reino Unido e lá, nem é considerado um automóvel e sim um quadriciclo pesado, possibilitando que jovens de 16 anos possam dirigí-lo, bastando ter a licença completa para ciclomotor.
Construído em carroceria de plástico na cor azul acinzentado, oferece opções de cor em laranja, cinza ou azul para seus detalhes, fazendo com que seja personalizável. A versão Pop vem com um spoiler decorativo, uma faixa preta na frente e alguns decalques vermelhos, enquanto a versão Tonic traz, no lugar do spoiler, um conjunto de trilhos de teto e uma faixa frontal preta com decalques verdes.
O interior tem uma configuração que oferece dois lugares, sendo que o banco do passageiro fica um pouco mais atrás que o do motorista e o volante fica à esquerda, diferente da maior parte dos veículos que são comercializados no Reino Unido. O Ami tem seu interior em plástico, bem simples, com botões individuais para faróis, aquecedor e ventilador e não tem ar condicionado. O limpador de para-brisa é de uma haste única e na parte de conectividade, oferece uma entrada USB e um suporte para smartphone.
Para as grandes cidades, parece uma solução inteligente, tem um excelente raio de giro, porém nem de longe consegue ocupar o lugar de uma moto, sendo essa a mais dura crítica que recebeu no Reino Unido, além de não oferecer conforto nos bancos, que são finos e duros, além de uma suspensão também dura.
O Citroën Ami oferece ainda uma versão cargo, onde o banco do passageiro foi removido e substituído por um conjunto de prateleiras para armazenamento e onde se acredita ser seu maior potencial de vendas.
Tanto a versão cargo como a de passeio tem o mesmo preço: £ 7.995, cerca de R$ 47.500 com a libra cotada a R$ 5,94 (em 29/09/22).