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Industria AutomobilisticaRam

Vem aí RAM Classic, um nada “básico” muscle truck

por Wandick Donett 25/08/2022
por Wandick Donett 25/08/2022
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RAM Classic Laramie

RAM Classic Laramie (Foto: Divulgação/Stellantis)

O Grupo Stellantis divulgou hoje o lançamento da nova RAM Classic, uma versão de entrada da marca de picapes premium no país. O novo veículo chega às concessionárias no próximo dia 15 de setembro, mesma data em que será divulgado o preço das versões Laramie e Night Edition. Mas deve ficar em cerca de R$ 350 mil.

A picape será a mais potente da categoria, com motor HEMI V8 de 5,7 litros e 400 cv de potência e um poderoso torque de 556 Nm a 3.950 rpm, o maior entre os modelos a gasolina no segmento.  Vem com um design típico do estilo “big-rig” da segunda geração das picapes Ram, na década de 1990. Compara-la com a 1500 Classic americana não é mera coincidência.

A classic muscle truck é irmã gêmea da nascida e criada nos Estados Unidos. Apesar disso, é produzida no México, na fábrica de Saltillo. A primeira versão a chegar será a Laramie.

Design

RAM Classic Night Edition

RAM Classic Night Edition (Foto: Divulgação/Stellantis)

O estilo da dianteira é uma clara homenagem à segunda geração das picapes Ram, de 1993, que transformou o segmento full-size nos Estados Unidos e elevou as vendas da marca a níveis inéditos até então.

Apelidado de “big rig” em referência às enormes carretas que cruzam as estradas norte-americanas, o design da Classic se destaca pelos faróis que ficam em posição abaixo da linha superior da grade e que nascem como uma continuação natural dos para-lamas, por sua vez, também rebaixado em relação à altura do capô.

Contribuem para o estilo muscle truck o capô com ressaltos e detalhes especiais, as duas saídas de escapamento e as rodas de alumínio de 20 polegadas. Com desenho de cinco raios, na versão Laramie, elas são prateadas, combinando com todos os cromados, enquanto na Laramie Night Edition a pintura delas é preta, em linha com o padrão chrome delete.

Os faróis têm projetor de dupla função, fazendo o papel da luz baixa e luz alta, sendo esta auxiliada também por uma lâmpada suplementar. LEDs âmbares integrados fazem os papéis de luz de rodagem diurna (DRL) e indicador de direção. Já as lanternas traseiras são formadas por 15 LEDs.

RAM Classic Laramie

RAM Classic Laramie (Foto: Divulgação/Stellantis)

As cores disponíveis são Preto Diamond, Branco Bright, Azul Patriot, Granito Cristal e Vermelho Delmonico para a Laramie, que se destaca pelo acabamento externo com grade, logotipos, rodas, para-choques e retrovisores cromados. Já a Laramie Night Edition tem essas partes pintadas de preto e os para-choques na cor da carroceria, que pode ser Vermelho Flame, Preto Diamond, Branco Bright e Granito Crystal.

O revestimento interno é sempre preto e de couro com costuras brancas e com apliques prateados, dourados e imitando madeira.

Transmissão

A Ram Classic está equipada com a caixa automática de oito marchas TorqueFlite totalmente eletrônica que, com grande espectro de relações, mantém a rotação do motor na faixa certa para a tarefa. Os comandos do câmbio são feitos pelo seletor rotativo no painel, liberando espaço para os compartimentos no console central. O sistema é inteligente e seguro. Por exemplo, ao se desligar o motor com o câmbio em D (Drive), o seletor vai automaticamente para a posição P (Park).

RAM Classic Laramie e Night Edition

RAM Classic Laramie e Night Edition (Foto: Divulgação/Stellantis)

Quanto aos modos de tração, a caixa de transferência da BorgWarner do tipo part-time tem as opções 4×2, 4×4 High e 4×4 Low (reduzida). O motorista controla tudo eletronicamente, por meio dos botões abaixo do seletor do câmbio, no painel de instrumentos. Já a relação do diferencial é de 3.92 e a Ram Classic ainda conta com diferencial traseiro antideslizante, garantindo aderência nos mais variados terrenos. A picape possui também o modo Tow/Haul, que otimiza a troca de marchas ao rebocar um implemento ou levar muita carga.

Equipamentos

O interior da Ram Classic tem uma longa lista de série, da qual se destacam: ar-condicionado digital de duas zonas e com saídas traseiras, bancos dianteiros com ajustes elétricos em 10 posições com duas memórias para o motorista (que guarda também a posição dos espelhos retrovisores externos, dos pedais e rádio), aquecimento e ventilação, bancos traseiros laterais com aquecimento, câmera de ré com linhas ativas e sensores traseiros de estacionamento, central multimídia Uconnect com tela tátil de 8,4”, navegação embarcada, conexão com Android Auto e Apple CarPlay, chave presencial Keyless Enter‘N Go com partida remota, quadro de instrumentos com seis mostradores e tela multifuncional de TFT colorida de 7”, controle de velocidade de cruzeiro, estribos laterais fixos, pedais do acelerador e freio com regulagem elétrica de distância, sistema de som premium Alpine com 9 alto-falantes, subwoofer de 10” e 506 W de potência, tapetes de borda elevada, tomada de 110 V no painel e volante de couro com aquecimento.

Foto: Wandick Donett[/caption] A Jaguar, marca reconhecida por sua tradição em veículos esportivos de luxo, sempre produziu carros que chamam muito a atenção, por onde passa. Mas desta vez se superou com o novo F-PACE. O Portal Carsughi rodou com ele por vários dias e a impressão é que esse aí da foto,  ainda mais nessa berrante cor Ultra Blue, arrasta muitos olhares por onde passa. Avaliamos a versão super esportiva SVR 5.0 V8 Supercharged, com torque de 71,4 kgfm a 3.500 rpm, 550 cv de potência e aquele ronco encorpado e grave dos 8 cilindros, de veículos velozes e furiosos. Aliado ao desempenho , vem com tração integral inteligente e transmissões automáticas de oito velocidades com paddle shift, garante ao veículo desempenho excepcional e aumento de esportividade na versão SVR. Dirigir um carro como esse é se render ao prazer. Seja no modo conforto ou esportivo, não há motivos para se reclamar de nada. Com um novo sistema de direção elétrica e suspensão melhor calibrada, os engenheiros da Jaguar Land Rover conseguiram reunir estabilidade, segurança, tecnologia, mecânica e design para garantir o que se pode chamar de prazer de dirigir. Na versão superesportiva SVR, o veículo conta com uma série de elementos de design distintos, com um visual mais focado em desempenho. Todos os modelos possuem a opção de configuração com o Black Exterior Pack opcional, que oferece uma aparência ainda mais dinâmica com elementos sob medida feitos em Gloss Black. Interior refinado Sinônimo de conectividade e tecnologia, ganhou novos itens estéticos que garantem mais luxo e refinamento. Embora a primeira versão tenha sido lançada em 2015, manteve o essencial nada básico e se concentrou principalmente no interior, muito mais refinado. O novo design do cockpit é mais ousado, dinâmico e com maior foco no motorista. [hybrid_gallery_carousel ids="96924,96925" size="equal" ratio_w="4" ratio_h="3" columns="2" gap="7" cm="false" nav="false" dots="false" formats="false" color="#b90000" img_hover="false" img_filter="false" style="1" meta_title="false" meta_descr="false" click_action="lb" link_tg="same" buttons="false" lightbox="mp" animation="fadeInUp" preloader="1" loader_delay="300" ct_w_vl="100" ct_w_un="pc" ct_align="none" custom_class="" custom_id="" res="{#1024#:{#w#:#auto#,#w_vl#:#100#,#w_un#:#pc#,#cols#:#auto#,#align#:#auto#},#800#:{#w#:#auto#,#w_vl#:#100#,#w_un#:#pc#,#cols#:#auto#,#align#:#auto#},#768#:{#w#:#auto#,#w_vl#:#100#,#w_un#:#pc#,#cols#:#auto#,#align#:#auto#},#600#:{#w#:#auto#,#w_vl#:#100#,#w_un#:#pc#,#cols#:#auto#,#align#:#auto#},#480#:{#w#:#auto#,#w_vl#:#100#,#w_un#:#pc#,#cols#:#auto#,#align#:#auto#}}"] Com um novo console central, mais rápido e intuitivo, incorporou tecnologias inovadoras, como o novo sistema para carregamento de celular sem fio. Na central multimídia, está a nova tela curva sensível ao toque HD de 11,4 polegadas. O Jaguar F-PACE ganhou linhas mais limpas e fluidas, com um novo capô esculpido mais largo e com superfícies mais suaves e definidas. O novo capô também contribui para um acabamento mais marcante, reduzindo o número de linhas de fechamento na frente do carro. Na nova grade, o veículo traz detalhes no formato de diamante, inspirados no logotipo “heritage” da Jaguar. Um novo para-choque dianteiro com entradas de ar redesenhadas e detalhes de malha escura ampliam a frente do veículo, garantindo uma presença ainda mais dinâmica. Novos faróis quádruplos totalmente em LED com a assinatura J-Blade garantem mais resolução e brilho. [caption id="attachment_96921" align="aligncenter" width="1000"]Jaguar F-PACE SVR Foto: Wandick Donett[/caption] Na traseira, o F-PACE recebeu lanternas afiladas de LED com desenho em chicane e um novo para-choque traseiro totalmente reprojetado e com saídas de escape atualizadas, garantindo um design mais fluido e refinado. O porta-malas comporta 650 litros. A elegante curvatura da tela foi propositalmente criada para se unir ao perfil do painel de instrumentos. Quimicamente reforçada, a tela de vidro possui dois revestimentos: um antirreflexo, que reduz o brilho diante da luz, e um segundo que facilita a limpeza de impressões digitais. Com moldura elegante feita em magnésio na cor preta acetinada, o novo F-PACE entrega um novo padrão de acabamento de alta qualidade. A nova tela sensível ao toque opera com o sistema de infoentretenimento Pivi Pro de última geração. O sistema está mais intuitivo e permite que o motorista realize 90% das tarefas comuns com apenas dois toques na tela inicial, graças à sua estrutura de menu simplificada. A integração perfeita da nova tecnologia faz parte do novo DNA de design da Jaguar. Para ajudar o motorista a acessar informações mais rapidamente, o novo F-PACE também possui uma tela interativa na direção, de 12,3 polegadas, com gráficos aprimorados e um layout configurável, que pode mostrar o mapeamento de navegação, mostradores digitais, mídia, informações do veículo ou detalhes do sistema de infoentretenimento. Trabalhando em conjunto com a tecnologia opcional Head-up Display, o novo F-PACE dá aos motoristas todas as informações de que precisam com menos distração. [caption id="attachment_96923" align="aligncenter" width="1000"]Jaguar F-PACE SVR Foto: Wandick Donett[/caption] Na cabine, o novo F-PACE recebeu materiais premium que aumentam a sensação de conforto, espaço e refinamento. Revestimentos de toque suave foram incorporados ao painel de instrumentos, apoio de braço da porta e nas laterais. Acabamentos autênticos, feitos em madeira e alumínio, apresentam-se por todo o interior do veículo, alinhando passado e futuro de maneira moderna. Para elevar a sensação de luxo, o veículo também recebeu nova iluminação interior, com uma exclusiva faixa superior de luz que circula por toda a cabine, enquanto a iluminação inferior usa um efeito de cachoeira mais suave. O novo sistema possibilita a escolha de dez cores diferentes. O bem-estar dos ocupantes também foi aprimorado com a adição das mais recentes tecnologias para proporcionar uma experiência de viagem mais calma e confortável. Essas tecnologias incluem o sistema de cancelamento de ruído ativo – que remove ruídos indesejados da cabine – ideal para rodar em estradas mais sinuosas. Além disso, o veículo também conta com a mais recente tecnologia de ionização do ar da cabine, que foi projetada para remover alérgenos e agora também possui um sistema de filtragem capaz de capturar partículas ultrafinas – incluindo partículas PM2,5 – para melhorar a saúde e o bem-estar dos ocupantes. Os novos bancos dianteiros oferecem amortecimento mais amplo, funcionalidade melhorada para as configurações opcionais de massagem frontal e maiores áreas de aquecimento e resfriamento. Os assentos performance da linha SVR trazem um acabamento ímpar, ainda mais dinâmico, com um novo suporte adicional e design inspirado no logotipo da Jaguar com moldura especial na área do ombro. Os bancos e acabamentos estão disponíveis em diversas combinações de cores para todas as versões. [caption id="attachment_96926" align="aligncenter" width="1000"]Jaguar F-PACE SVR Foto: Wandick Donett[/caption] Na versão SVR, o veículo recebeu um exclusivo design de roda de liga forjada de 22 polegadas (opcional). Com cinco belos raios, a roda é finalizada em Gloss Black com detalhes em Cinza Cetim, combinando com outros acabamentos exteriores para uma aparência furtiva. Performance A versão superesportiva SVR, tem  realmente uma condução mais esportiva e dinâmica. Consegue impressionantes 4 segundos para ir de 0-100km/h. O veículo também recebeu um novo seletor de modos de condução, com as opções Conforto, Eco, Chuva e Dinâmico/esportivo, que podem ser escolhidos manualmente pelo motorista com base nas condições da estrada. O sistema de freios também foi aprimorado na versão SVR. O veículo recebeu freios a disco de 395 mm (dianteiro) e 396 mm (traseiro) agora suportados por um novo Power Booster Integrado que, juntamente com uma recalibração do sistema, oferece uma frenagem mais curta e esportiva. [caption id="attachment_96927" align="aligncenter" width="1000"]Jaguar F-PACE SVR Foto: Wandick Donett[/caption] A tração Integral da Jaguar com Intelligent Driveline Dynamics é equipada de série nas duas versões. A tecnologia proporciona maior engajamento e desempenho ao motorista, com software preditivo e reativo, que pode distribuir torque para os eixos dianteiro e traseiro de forma independente e quase instantaneamente, melhorando a estabilidade em condições de baixa tração. O diferencial ativo eletrônico traseiro proporciona maior desempenho e maior confiança quando necessário. A tecnologia de suspensão Adaptive Dynamics, disponível apenas na versão SVR, garante uma configuração mais dinâmica e precisa. Para isso, a tecnologia analisa constantemente entradas de aceleração, direção, acelerador e pedal de freio. Os sensores de altura em cada canto do veículo medem o movimento vertical da carroceria, ajustando continuamente a rigidez do amortecedor para maximizar o conforto e o controle. Além disso, a tecnologia permite que o motorista configure o veículo para atender às suas preferências pessoais, com uma escolha de configurações Conforto ou Dinâmico, aplicadas ao mapeamento do acelerador, pontos de troca de marcha, esforço de direção e suspensão. Recorde histórico Ressaltando o caráter superesportivo da versão SVR, a Jaguar levou o veículo no ano passado para um desafio no autódromo de Interlagos, uma das pistas de corrida mais tradicionais do mundo. O resultado não poderia ser mais surpreendente: O F-PACE SVR definiu recorde de tempo de volta para um veículo desse segmento, completando o percurso de 4,3 km em apenas 1:54,576. Esse tempo de volta foi realizado com o veículo na configuração original, ou seja, a mesma versão comercializada nas concessionárias, sem qualquer modificação. O novo sistema de infoentretenimento Pivi Pro chega com o sistema Apple CarPlay e Android Auto, e permite que os clientes conectem dois telefones simultaneamente via Bluetooth. O sistema de carregamento wireless (opcional) com amplificador de sinal telefônico permite que os ocupantes carreguem rapidamente seus smartphones. O sistema também proporciona chamadas mais claras com a ajuda de uma antena externa. Além disso, o novo sistema PIVI PRO permite maior conectividade aos ocupantes, com uma funcionalidade onde pode ser operacionalizado por um SIM card, que permite ao motorista ver trânsito em tempo real em sua tela (mesma funcionalidade do Waze), procurar por interesses (salões de beleza, restaurantes e outros) e até o mapeamento de postos de combustíveis e estacionamentos. O veículo também conta com o Clear Exit Monitor, que alerta os ocupantes dianteiros e traseiros sobre a presença de um carro ou ciclista que se aproxima do veículo. O controle de cruzeiro adaptativo (opcional) mantém automaticamente uma distância definida do veículo à frente. A mais recente tecnologia de câmeras também foi incorporada ao veículo, oferecendo funcionalidade 3D surround por meio de uma câmera de alta performance para auxílio nas manobras de estacionamento. Ela pode ser acessada no painel do veículo e conta com diversos tipos de configurações. O Jaguar F-PACE SVR custa R$ 793.150 na versão superesportiva SVR. Com um tanque de 82 litros, consome 5,1 na cidade e 8,2 km/l na estrada.">

Há acabamentos emborrachados no painel de portas dianteiro parcialmente revestido em couro e no painel de instrumentos revestido em couro, além da iluminação em LED, a praticidade fala alto na Ram Classic com uma série de recursos. Caso do assento traseiro bipartido que pode ser levantado, deixando à mostra não apenas o subwoofer como um nicho para objetos e, ainda mais interessante, uma plataforma dobrável que pode tornar o piso completamente plano.

Vale citar ainda os dois compartimentos embutidos com tampa nas extremidades laterais do assoalho traseiro. Impermeáveis e removíveis, eles podem receber, por exemplo, latas de bebidas e pedras de gelo para mantê-las na temperatura ideal ou até aquele peixe que deu muito trabalho na pescaria.

Em relação à segurança, a Ram Classic está com 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), assistente de partida em rampa (HSA), controles de tração e estabilidade e de mitigação de rolagem da carroceria, freios a disco nas quatro rodas com Brake Assist, que aproxima as pastilhas em caso de chuva, além do controle de oscilação de reboque (TSC), que impede que o implemento se desgoverne.

Caçamba

RAM Classic Laramie (Foto: Divulgação/Stellantis)

Com 1.424 litros de capacidade volumétrica, a caçamba da Ram Classic só não é maior, no mercado brasileiro, que a da Ram 3500 Limited Longhorn (quando com preparação para reboques tipo quinta roda). Com revestimento protetor especial por toda a superfície, exclusivo das picapes Ram, e iluminação de LED na lateral e no alto (na terceira luz de freio), ela permite receber objetos grandes com facilidade.

Do lado de fora, a preparação para o gancho de reboque é de fábrica. Detalhe importantíssimo, pois a Ram Classic pode rebocar até 3.534 kg, mais do que qualquer picape de outra marca no mercado.

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Wandick Donett

Wandick Donett é jornalista, com MBA em Gestão de Negócios. Já passou por vários cargos executivos em redações de Folha de São Paulo, Estadão, Revistas Playboy e Exame, Rádio CBN, Redes de TV Bandeirantes, Globonews e Globo.

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Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

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