Sob o talento de Soteldo e o brilhantismo de João Paulo, o Santos venceu o São Paulo por 1 a 0, na Vila Belmiro. O meia venezuelano foi destaque positivo em sua reestreia pelo clube e deu assistência para o gol de Lucas Braga. Já o goleiro, fez pelo menos quatro grandes defesas no segundo tempo que garantiu a vitória no clássico.
O São Paulo teve mais posse de bola do início ao fim do jogo, mas no primeiro tempo apresentou um desempenho muito frustrante. Trocava mais passes laterais e não oferecia perigo algum ao time da casa. Já o Santos, criava com mais profundidade, e por isso terminou a primeira etapa com a vitória parcial.
Para a etapa complementar, o São Paulo melhorou, principalmente após as entradas de Igor Vinícius, Luciano e Calleri. O Santos também buscava jogo, e todas as jogadas de criação passavam pelos pés de Soteldo.
A equipe de Rogério Ceni impôs pressão e teve ótimas chances com Miranda e Pablo Maia — João Paulo foi ótimo nos dois lances. O Santos também reagiu, mas Lucas Barbosa perdeu uma oportunidade inacreditável. E, no fim, Calleri também desperdiçou o que seria a chance do jogo — chutou para fora.
E foi isso. O Santos conseguiu uma vitória muito importante na Vila Belmiro e se aproximou do G-6 — somente três pontos o separa do grupo que dá vaga à Libertadores. Se mantiver o mesmo nível por uma sequência de jogos do Brasileiro, poderá sonhar com a classificação ao torneio continental.
Quanto ao São Paulo, o foco está no duelo do meio de semana pela Copa do Brasil; mas é preciso estar alerta em relação ao Brasileiro. Tricolor sofreu a terceira derrota em quatro jogos e ocupa a 12ª colocação da tabela.