Nissan, Movida, Zletric e Postos SIM lançam rota de carregadores elétricos rápidos interligando a região Sul
A eletrificação no Brasil vem crescendo a olhos vistos, não tanto em números de venda, mas sim na quantidade de veículos ofertados 100% elétricos. E o grande obstáculo até então é a falta de infraestrutra para o abastecimento. Mesmo nas grandes cidades, o número de eletropostos é pequeno e muitos de carga demorada, o que inviabiliza o uso dos elétricos.
De olho nesse mercado e como dona de uma dos carros elétricos mais vendidos no mundo, a Nissan se uniu à Movida, rede de postos SIM e Zletric para lançar uma rede privada de eletropostos com carregadores rápidos, interligando as capitais e cidades importantes da Região Sul. No total, serão instalados nove novos pontos.
“A mobilidade elétrica já está no nosso dia a dia; ela não é mais o futuro, é o presente. A maioria das cidades já está coberta com carregadores para carros elétricos. Agora queremos oferecer essa tranquilidade também nas estradas do Brasil”, diz Pedro Schaan, CEO da Zletric, empresa que nasceu em 2019 com o objetivo de solucionar o problema de recarga de veículos elétricos no Brasil e lançou, no mesmo ano, o conceito inédito de redes de carregamento.
Serão cinco carregadores rápidos, modelo 60Kw com conectores CCS e Chademo, que entrarão em funcionamento nas próximas semanas. No Rio Grande do Sul, estão em implantação carregadores rápidos em São Sebastião do Caí, Gravataí, Gramado e Três Cachoeiras. Laguna, em Santa Catarina, também contará com um eletroposto. Até outubro, outras quatro cidades terão eletropostos em funcionamento: Caxias do Sul (RS), Bento Gonçalves (RS), Itajaí (SC) e Araquari (SC).
Os carregadores rápidos do Posto SIM Retro, localizado na RS-122 em São Sebastião do Caí, parada tradicional no trajeto entre a Serra Gaúcha e Porto Alegre, e do Posto SIM da Freeway, em Gravataí, na autoestrada que interliga o litoral gaúcho a capital, já estão disponíveis para os usuários. Segundo Schaan, a ideia é que até o fim do ano, a Rota Sul atenda os três estados da região Sul.
Com a iniciativa, será possível sair de São Paulo (SP) e ir até Punta del Este, no Uruguai, com a segurança de que terá carregadores rápidos para carros elétricos a cada 200 km.
Os locais de implementação das estações de recarga são os postos da Rede SIM, com 100% de investimento privado. Visto que o custo de um carregador rápido é muito alto, apenas a parceria entre grandes empresas é capaz de viabilizar o projeto, que recebeu investimento de cerca de R$ 2,4 milhões.