Renault Oroch era, ao longo dos anos, considerada quase irrelevante no cenário das picapes. Baixo volume de vendas, pouco interesse atrativo, baixa autonomia, enfim só era primeira opção para quem não tinha grana para comprar uma picape mais encorpada, de primeira linha e melhor custo-benefício. Mas a picapezinha virou uma picapona, disposta a encarar as concorrentes nesse cenário misto on e offroad.
Essa turbinada se deu esse ano com o lançamento da nova versão 2023 derivada do SUV Duster, que nunca era bem promovida pela montadora francesa Renault, que priorizava Duster, Kwid e Captur à picape de sua autoria. Mas como tudo na vida é imprevisível, eis que fizeram agora uma Oroch de maior valor agregado, mais vitaminada e com recursos suficientes para agradar os seus clientes.
Chega ao mercado trazendo mais força e robustez no design, com mais potência e torque com o motor turbo 1.3 TCe Flex, design externo renovado que reforça sua robustez, interior completamente novo, trazendo muito mais refinamento e sofisticação, e novas tecnologias de conectividade, conforto e segurança. Mas será que a Renault Oroch veio para brigar com a Fiat Strada ou Fiat Toro? (assista ao vídeo de Claudia Carsughi)
E com a tecnologia de pareamento de celular sem fio para a central multimídia, o que garante o carregamento por indução e também poder utilizar Android Auto e Apple CarPlay, sem aqueles “desligues”, quando o cabo USB se mexia e perdia os dados na tela. Era terrível e agora é muito tranquila a navegação pelo Waze, Spotify, entre outros.
A Oroch passou a ser comercializada em três novas versões: PRO, Intense e Outsider. As duas primeiras trazem o eficiente motor 1.6 SCe, com a nova transmissão manual de seis velocidades, enquanto a topo de gama Outsider estreia o motor turbo 1.3 TCe Flex, o mesmo adotado no Captur e Duster, com 170 cv e 27,5 kgfm de torque.
Potência
Uma das grandes novidades da Oroch 2023 é a adoção do novo motor turbo TCe 1.3 flex na versão Outsider, com 170 cv à 5.500 rpm e 27,5 kgfm de torque entre 1.600 e 3.750 rpm. Foi desenvolvido com o know-how da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi em parceria com a Daimler. Esse conjunto motriz, também adotado no Captur e no Duster Iconic, traz como características um alto torque em baixas rotações e baixo consumo de combustível.
Ele traz tecnologias que a Renault desenvolveu nas pistas da Fórmula 1, categoria que a marca já conquistou 12 títulos mundiais, como a injeção direta central com 250 bar de pressão, turbocompressor com válvula wastegate eletrônica e duplo comando de válvulas variável com atuadores elétricos, que garantem combustão otimizada com mais performance e menos consumo de combustível.
O turbo TCe 1.3 flex é um motor global, que equipa modelos da alta gama em diversos países. Produzido na Espanha, esse propulsor rodou mais de 40 mil horas de testes no seu desenvolvimento, mais de 300 mil km de validação em condições extremas e já teve mais de 1,2 milhão de unidades produzidas em 2020. Todo o desenvolvimento da versão flex ficou a cargo da equipe de engenheiros do RTA (Renault Tecnologia Américas), que fica no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR).
Esse motor é combinado com o câmbio automático CVT de oito velocidades, que garante retomadas de velocidade vigorosas e força em todas as condições de uso. Com essa transmissão, a Oroch ganha uma evolução no conforto, especialmente para grandes centros urbanos, garantindo também economia de combustível.
Um dos seus destaques é um software de gerenciamento que simula a troca de marchas no modo automático, sempre que o pedal do acelerador estiver solicitando a alta performance do motor. Também é possível a troca manual na alavanca de câmbio, basta posicionar a manopla à esquerda para assumir o controle.
A opção traz vantagem em performance, especialmente nas ultrapassagens e arrancadas, e nas situações de longos declives como uma descida de serra, além de reduzir consumo de combustível evita o desgaste e a fadiga por exemplo do sistema de freios onde é possível usar o freio-motor.
Com acelerações constantes e eficientes, o desenvolvimento desta transmissão foi baseado em três pilares: linearidade, agilidade e dirigibilidade. O efeito pode ser percebido em retomadas de velocidade ou saídas de semáforo, por exemplo. Para os passageiros, a sensação é de conforto, sem que haja qualquer tranco.
Outra tecnologia aplicada para a redução do consumo de combustível é o sistema Start&Stop, que desliga o automóvel automaticamente em semáforo ou outras paradas prolongadas. Este moderno sistema, muito comum em carros topo de gama, garante uma economia de até 5% de combustível no trânsito urbano.
Com essa combinação a Oroch Outsider 2023 traz um desempenho com aceleração de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos e velocidade máxima de 189 km/h. Com uma elástica curva de torque, a picape oferece força máxima em diferentes faixas de rotação, favorecendo ultrapassagens seguras, mesmo com carga.
Com gasolina, o consumo na estrada é de 11 km/l e na cidade de 10,5 km/l. Com etanol, o consumo é de 7,8 km/l no percurso rodoviário e 7,4 km/l no urbano.
A grande novidade das versões PRO e Intense, é a nova transmissão manual, de seis velocidades, combinada ao motor 1.6 SCe. Com um melhor escalonamento de marchas, a Oroch 1.6 teve ganhos na aceleração de 0 a 100 km/h, que passou de 12,5s para 11,8 s, bem como na velocidade máxima, que agora é de 169 km/h.
A relação da primeira marcha ficou 9% mais curta, privilegiando a arrancada, principalmente com o veículo carregado, enquanto a adoção da sexta marcha permitiu uma relação 22% mais longa na última marcha, reduzindo a rotação em 18% a 120 km/h, privilegiando o conforto em condições de estrada.
Versões e preços
A Oroch 2023 está disponível nas seguintes versões:
PRO:
Preço: R$ 111.300,00
Motor/Transmissão: 1.6 SCe/ Manual de seis velocidades.
Principais equipamentos: ar-condicionado, direção eletro-hidráulica com regulagem de altura, travas e vidros dianteiros elétricos. Protetor de caçamba, pneus verdes de uso misto e alarme. Airbag duplo, freios ABS com BAS, Controle de Estabilidade (ESP), Controle de Tração (TCS), Sistema Anti-capotamento (RMI) e Assistente de Partida em Rampas (HSA).
Preço: R$ 117.100,00
Motor/Transmissão: 1.6 SCe/ Manual de seis velocidades.
Principais equipamentos: Todos da versão PRO, mais roda de liga leve de 16”, EasyLink de 8” com conexão sem fios, vidros e retrovisores elétricos, computador de bordo, sensor de ré, faróis de neblina, barras de teto funcionais, apoio de braço para o motorista, retrovisores e maçanetas em preto brilhante e para-choque na cor da carroceria.
Preço: R$ 142.900,00
Motor/Transmissão: turbo 1.3 TCe Flex/CVT X-Tronic com oito velocidades.
Principais equipamentos: Todo da versão Intense, mais ar-condicionado automático e digital, sensor crepuscular e de chuva, grade frontal com detalhes cromados, alargadores de para-lama, santantônio, capota marítima, câmera de ré, faróis de milha auxiliares, grade do vidro traseiro, bancos com revestimento premium, roda diamantada biton e motor turbo 1.3 TCe Flex, com transmissão CVT de oito velocidades.