A grande novidade da GM para 2023 é o lançamento de sua picape Montana, concorrente direta da Renault Oroch e Fiat Toro. Construída sobre a plataforma da Tracker, a marca não divulgou qual motorização vai trazer, mas estima-se que seja o mesmo motor do SUV, 1.2 turbo de 132cv e 21,4 kgfm de torque.
A nova Montana já foi vista ainda rodando adesivada no campo de provas da GM em Indaiatuba, interior de São Paulo, onde está passando pela fase final de desenvolvimento. A marca anuncia que seu novo produto vai estrear um conceito inédito para o segmento, sendo mais espaçosa, mais eficiente e confortável.
“Muitos têm curiosidade em saber o que mais impacta na performance e na dinâmica de uma picape: torque, peso ou aerodinâmica? O segredo está na harmonização das tecnologias, e o resultado final é o que importa para o consumidor”, explica Silvio Mariano, engenheiro de desenvolvimento veicular da GM.
Para a Montana, está sendo desenvolvida uma central eletrônica com até três vezes mais possibilidades de calibração, quando comparada às outras picapes existentes no mercado e, em cima desse projeto, a GM afirma que sua picape vai ter uma relação entre aceleração e consumo superior à média do segmento, estando carregada ou vazia, devido ao motor turbo de alto rendimento.
Dessa forma, a Montana será, entre as picapes automáticas, a campeã em economia de combustível e, para quem optar pela versão com transmissão manual, vai encontrar excelentes resultados no desempenho de 0 a 100 km/h.
Outra mudança anunciada para a Montana será um novo e mais moderno sistema de conectividade, que poderá ser atualizado remotamente pelos softwares que a gerenciam.
Conforme já anunciado, a nova Montana será parte da família de carros globais da marca como o Onix, Onix Plus e Tracker.